13 de maio de 2011

Por que os jovens não leem mais?


Bom, esse post já foi escrito ontem. Mas por algum motivo o blogger o excluiu e a enquete que eu tinha colocado na lateral. Eu não tinha salvado nada, então vou escrever novamente e tentar fazer algo similar ao post anterior.
Na minha aula de sociologia de quinta-feira, estávamos falando sobre o método científico. E vamos ter que fazer um trabalho utilizando esse método. Em primeiro lugar, buscar um fato.
Os jovens não leem tanto hoje em dia.
E com isso, um problema, uma pergunta.
Por quê?
E formular uma hipótese.
Porque eles perderam o interesse nos livros. Redes sociais e internet são mais cativantes.
E agora é onde vocês entram! Vou recolher dados, respostas e juntar tudo e formular uma conclusão para a minha pergunta. Eu já recebi  algumas respostas ontem e foram muito boas! Peço que respondam essas duas perguntas nos comentários ou me mandando um e-mail.
Pergunta 1:
Por que você lê? Por que você gosta disso? O que te faz parar e ler um livro?
Pergunta 2:
Por que você acha que os jovens de hoje em dia não lêem mais?
É isso gente, e também gostaria que respondessem e enquete na lateral do blog. Mesmo que já tenham respondido ontem, eu perdi tudo!


ENQUETE ENCERRADA!!
Gabi

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bem... Estou estudando Pedagogia, mas isso não vem ao caso... Porque os jovens não leem mais? Pode ser porque os jovens, uma parcela, querem viver o momento, segundo um dos meus professores o jovens não se preocupam em ler como um todo porque com a tecnologia estamos acostumado a receber tudo rápido e prático. Há jovens que leem e não são raros, mas para alguns é mais fácil receber a informação rapidamente do que ficar lendo e lendo umas vinte folhas. Note como são as páginas dos sites vem com informações mínimas. Eu estou querendo ler mais, contudo isso tem que vim de mim. Há outros motivos, porém não vou aborda porque envolve família, escola e ai o comentário vai ser longo. Adorei o poste.

    =D

    ResponderExcluir
  3. Resposta da primeira pergunta:
    Na faculdade a maioria dos textos eu sou obrigada a ler, mas pode parecer estranho alguns assuntos são interessantes. Agora no lazer adoro ação, um pouco de romance, mistério que vai ser solucionado no final, o livro tem que me levar ao mundo dele. Quando fica enrolando e não leva a nada. Já aconteceu de um livro que eu estava lendo a trama não era boa e eu desisti.

    Resposta da segunda foi no primeiro comentário.

    Sobre a sua pesquisa porque a família, a escola e a própria sociedade não colaboram (essa não é a palavra, mas serve por enquanto), pois hoje é mais fácil deixar seu filho quieto vendo televisão do que realizar atividades com ele como leitura. E as escolas acham ainda mais prático dar textos aos alunos e os professores expor o seu ponto de vista, sei que não são todos os profissionais que fazem isso, mas o aluno tem que ser levado a pensar.

    =D

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. 1 - Eu gosto de ler pois sinto como se eu fosse transportada para outro lugar, sem ao menos sair do meu quarto, só com o passar das páginas. Acho isso mágico! Para mim, ler virou um hábito e quase rotina, sempre tenho que ter algum livro para ler..

    2 - A resposta para essa pergunta é um conjunto de fatores: a facilidade da televisão e da internet, a falta de tempo, mas principalmente, a preguiça e até impaciência. Tem gente que simplesmente não gosta de ler e não me refiro só aos jovens, mas aos adultos também!

    xx Tainá C.
    @taiiii
    http://makeyourselfupgirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. 1 - Eu sempre tive o hábito de ler, não sei o porque. Gosto muito de ler porque eu sei que eu vou sempre ganhar alguma coisa. Conhecimento, cultura, vocabulário. Leitura é uma das coisas mais importantes para uma pessoa. Mesmo assim, elas não estão nem aí.

    2 - Ah, é aquela coisa de sempre. TV, computador, celular, etc. Mas eu acho que tem mais coisa por trás disso. Por exemplo, no colégio/faculdade/whatever eles te obrigam a ler, eu acho que o jovem não deve ser obrigado a ler, porque acho que todo mundo sabe que ele vai fazer exatamente o contrário. Outra coisa é que hoje em dia, existe um certo "preconceito" contra os bookaholics. Acho que um jovem deveria ser capaz de pegar um livro e lê-lo sem pressão dos pais, professores ou da sociedade.

    ResponderExcluir
  7. Oi!!
    Eu gosto de ler porque a leitura trás mundos novos, e muito mais detalhados do que o mundo que a gente vê.
    E acho que as pessoas não leem muito pela preguiça e pelo tanto de meios de comunicação como TV, internet. Mas acho que também por nunca terem tido uma leitura agradável, porque se tivessem tido iriam ver que vale mais a pena que todos as outras formas de distração.

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto de ler por que é a maneira mais legal de vivenciar outras experiências além das minhas. Os autores são muito generosos em dividir suas aventuras e visões de mundo com os seus leitores. Eu me concentro muito ao ler um livro procurando imaginar como são os personagens e os cenários descritos pelos autores.
    Não sei dizer se realmente os jovens lêem menos hoje. Eu vejo uma quantidade imensa de livros sendo publicados para os jovens de uma maneira estratificada: por idade e por sexo. O número de livros lançados hoje é muito maior do que em outras épocas. Existe é claro uma concorrência muito forte com outras mídias audio visuais (filmes, internet, TV, etc). Os jovens têm que dividir o seu tempo entre as aulas, os estudos, os filmes, os livros, as redes sociais e a TV. É claro que o tempo disponível continua o mesmo: as mesmas 24 horas por dia. Assim o tempo disponível para ler é prejudicado. Não diria que isso é melhor ou pior do que outras épocas. É a realidade atual e os jovens irão se beneficiar desta incrível variedade de "inputs" que estão recebendo. Este enorme volume de informação disponível, além dos livros, só irá permitir que eles cresçam como indivíduos pensantes.

    ResponderExcluir
  9. Gabi

    Embora já não me enquadre muito bem na categoria "jovem", a situação que descrevo já se sustenta há muito tempo: sou obrigado a ler muita coisa na faculdade. Pelo tipo de curso que faço acabo lendo muito material técnico, matemático - um outro tipo de linguagem; mas que preenche minha cota! Algumas vezes procuro um tipo diferente de literatura para variar: manja "Senhor dos Anéis"? ;)
    Na maior parte das vezes é falta de tempo mesmo. Infelizmente acho que sou uma minoria e o resto dos jovens não lê pelo mesmo motivo que não estuda: suas famílias não tem a cultura da leitura e do estudo e nossa rede pública de ensino é péssima. É um tipo de herança maldita.

    ResponderExcluir
  10. Eu leio porque ler é uma fuga da nossa realidade, porque te transporta para um mundo mágico de felicidade, onde tudo é possível. Eu leio porque ler é sonhar com dias melhores, com vidas diferentes e pessoas diferentes. Eu leio porque assim conheço diversas culturas sem sair de casa, conheço outras formas de vida, aprendo sobre todo tipo de coisa. Eu amo ler porque não há explicação para a conexão que sinto com os personagens e suas estórias de vida! O que me faz parar para ler um livro é saber que vou descobrir muitas coisas novas a cada página, que sentirei diversas emoções conflitantes ao longo da trama e quando chegar o clímax, estarei muito curiosa e empolgada.

    Eu acredito que os jovens não lêem mais por diversos motivos, por preguiça e comodidade (para que ler se a internet te dá tudo mastigado afinal?!), porque não há incentivo a leitura no Brasil (os preços são exorbitantes comparados com os do exterior), as escolas em sua maioria só recomendam livros antigos e ultrapassados para os jovens, que não só não se interessam como também não os leem (a wikipédia está aí pra isso...), a divulgação de lançamentos literários ainda é precária se comparada com as de filmes, novelas, CD's e outras formas de entretenimento e também porque acho que o povo brasileiro ainda vive acreditando que a cultura é para poucos e só os ricos perdem tempo com hobbies educativos como ler.

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post! Rendeu muitos comentários interessantes! Minha vez de dar minhas respostas, eba! :)

    1 - Eu leio simplesmente porque a leitura é minha fuga da realidade. Como todo adolescente, o stress das provas e todo o drama do dia-a-dia se torna cansativo e chato, e é aí que os livros entram. É aquele momento em que eu entro em uma história, vivo um romance, vivo uma aventura, dou risada. Leio porque amo, e amo ler porque sinto-me atraída pelo impossível. Quantas histórias de vampiro, anjos e fantasmas já não li? Cada uma delas é uma aventura julgada impossível - claro, só por aqueles que não dispõe do aclamado dom chamado imaginação. Enfim, o que me faz parar de ler um livro são os compromissos diários mesmo ou quando o livro não está mais tão de acordo com o meu humor, ou quando a história toma caminhos apelativos ou do gênero. As vezes você está tão triste que a última coisa que você precisa é ler... Nicholas Sparks, entende?

    2 - O porquê dos jovens de hoje em dia não lerem mais é algo que eu tento achar argumentos, mas sempre encontro contra-argumentos sabe? Dizer que as redes sociais chamam mais atenção dos jovens pode ser um argumento, mas pense, nós donas de Blogs Literários também temos redes sociais e mesmo assim lemos pelo menos um livro por semana. Como explicar? Mas também há as questões que não podemos discordar: as escolas no papel de "incentivar a leitura" nos passa livros... Chatos! A partir daí, já ficamos com uma impressão horrível de livros, simplesmente porque somos jovens e temos a mania irritante de generalizar. Se todos os livros que sua escola pediu (mandou né) você ler foram chatos, o que você vai achar de livros? Mas o que eu realmente acredito é: jovens não lêem mais porque são preguiçoso demais para procurar o tipo de literatura que os agrada.

    ResponderExcluir
  12. olha eu também acho que é por causa das redes sócias eu tenho 13 anos não gosto de ler não minha avó vive falando para mim ler então eu digo a quando eu achar um livros bom eu leio más eu nunca vou achar porque não tenho o minimo interesse em ler ela diz - você entra em outro mundo quando se esta lendo é muito legal quando eu estiver velho que eu não tiver oque fazer vou pensar em ler isso adorei o post ta , ate mais digitei o assunto no google para uma pesquisa e gostei do que você escreveu e decidi comentar .

    ResponderExcluir
  13. olha eu também acho que é por causa das redes sócias eu tenho 13 anos não gosto de ler não minha avó vive falando para mim ler então eu digo a quando eu achar um livros bom eu leio más eu nunca vou achar porque não tenho o minimo interesse em ler ela diz - você entra em outro mundo quando se esta lendo é muito legal quando eu estiver velho que eu não tiver oque fazer vou pensar em ler isso adorei o post ta , ate mais digitei o assunto no google para uma pesquisa e gostei do que você escreveu e decidi comentar .

    ResponderExcluir
  14. Eu acho que cada caso é um caso, eu tenho um amigo que disse que lê da dor de de cabeça nele, já eu amo ler, o livro é um mundo novo, acho que ter o habito de ler, tem muito haver com a criação.

    ResponderExcluir
  15. Eu acho que cada caso é um caso, eu tenho um amigo que disse que lê da dor de de cabeça nele, já eu amo ler, o livro é um mundo novo, acho que ter o habito de ler, tem muito haver com a criação.

    ResponderExcluir