24 de agosto de 2011

Resenha: Um Dia - David Nicholls

Em e Dex. Dex e Em.  O livro conta a história de Dexter e Emma, eles se conhecem na noite de formatura da faculdade e falam sobre seus sonhos e expectativas. E o livro mostra durante 20 anos, sempre no dia 15 de julho, o que está acontecendo na vida deles naquele dia.
Editora: Intrínseca 
Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.
Como começar a falar sobre esse livro? Bom, vamos por partes.
Emma Morley e Dexter Mayhew são recém-formados com sonhos e expectativas para o seu futuro. Algo bem legal que o livro aborda é isso, todos temos grandes sonhos, mas nem sempre é fácil tornar eles realidade. E mostra como as amizades ganham força e perdem força conforme o tempo passa e as pessoas mudam. Às vezes, é melhor deixar a amizade de lado por um tempo porque ambos não combinam mais. E não é vergonha retoma-la novamente.
No inicio eu demorei um pouquinho para entrar com tudo na história, a maneira como o David escreve não é uma que eu estava acostumada a ler, mas rapidamente me apaixonei pelo seu modo de escrita. Não é aquela historinha de amor estilo Nicholas Sparks, onde ambos personagens são fofos e românticos. É muito real, os problemas são reais e nem sempre há uma solução.
Eu adorei o livro, honestamente. É uma linda história e conta como é difícil se achar na vida. Eu adorei a Emma, me vi várias vezes nela. E o Dexter, bom, eu realmente queria matar ele em alguns momentos. Mas são reais e engraçados.
Não vou me estender muito porque é muito fácil sair soltando spoilers sobre esse livro, então leiam e descubram todos os acontecimentos por conta própria. Mas eu preciso dizer que um deles me fez chorar demais.

9 comentários:

  1. Ai ai ai, cada vez mais fico com vontade de ler esse livro. O que me atrai nele é por todo mundo falar que é bem real, a história, com os problemas reais como você falou.

    To mto ansiosa agora!! Adorei a resenha.

    Bjoss
    entreumlivroeoutro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi!

    Esse livro é ótimo meeesmo, um dos melhores do ano na minha opinião!!
    Agora estou curiosa para ver o filme, que deve ser muito fofo com a Anne Hathaway

    ResponderExcluir
  3. Só pelo trailer o filme já parece ser muito fofo! E ela é uma ótima atriz :)

    Gabi

    ResponderExcluir
  4. Como assim a escrita dele é diferente? Tipo, é algo bem visível como os da Lisa McMann (que são escritos no presente)? Fiquei interessada, aw. Quero ler. Gabi, quero ler! :3
    xoxo, ni

    ResponderExcluir
  5. Ni: Vix, como eu vou te explicar?? É bem diferente de qualquer coisa que eu tenha lido. Acho que só lendo mesmo para descobrir, mas não é escrito no presente, presente. Mas durante o livro se passam 20 anos, e a história é sempre contada no dia 15 de julho, e o modo como ele resume um ano em um dia, é genial.

    Gabi

    ResponderExcluir
  6. Procurando imagens da capa do livro, cheguei até o seu blog.
    Eu terminei a leitura essa semana e adorei o livro também, chorei como você.
    E eu tenho uma história de 20 anos também, com suas devidas diferenças.
    Abraços,
    Letícia

    ResponderExcluir
  7. Letícia: Coisas da vida né haha. O livro realmente é lindo e emocionante. Eu espero ter uma história assim, um dia.

    Gabi

    ResponderExcluir
  8. to supeer na angustia de ler esse livro , quase babando, é sério hahahah
    e ai eu venho aqui é sua resenha só da mais pontos positivos pro livro . com certeza é um livro pra minha lista desse mes ! preciso ler ele , preciso muito !

    ResponderExcluir
  9. Muiiiito bom esse livro. Me identifiquei mto com a Emma. O filme estragou a história do livro. Apesar dos atores estarem ótimos nos papéis.

    ResponderExcluir