16 de outubro de 2011

Book Blogger Hop #24

Meme do blog Murphy's Library.

A pergunta dessa semana é:

Qual sua opinião sobre clichês?


Minha opinião, é que depende da história. Depende muito como o autor/autora trás e apresenta o clichê. Se for de uma maneira que o decorrer da história é inovador, é bem escrito, não me incomodo se o final é clichê. Porque muitos finais clichês são muito bem escritos, e muitas histórias com essa característica também. Contudo tem aqueles clichês que acabam com a história e tornam a leitura chata. Acho que tudo depende da maneira como a história é escrita, se possui alguns elementos clichês, eu realmente não vejo problema nenhum, o ruim é quando a história toda é assim e perde a graça na leitura. Finalizando, tudo depende de como a história é escrita. E de como e onde os clichês são utilizados.
O que vocês pensam sobre clichês?

Gabi


5 comentários:

  1. Concordo com você Gabi, tem finais clichês que ficam perfeitos em certos livros e em outros nem tanto. Vai de cada história e da capacidade do autor de tornar possível um clichê sem atrapalhar a história ;)

    Bj;*
    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir
  2. Exatamente. Se conseguirem encaixar o clichê de uma forma fofa ou inesperada, aí pode! Exemplo, Meg Cabot. Ela é a maior escritora de clichês, fala sério! Mas, todo mundo ama os livros dela e ponto! ^^ (Não que ela só tenha clichês, er, mas ela tem muitos sim! E muitas cenas clichês também). Na verdade, ninguém escapa do clichê em chick-lit, romance etc. O que da para fugir é mistério e ficção científica, né?

    ResponderExcluir
  3. Naty: Exatamente!

    Ni: Siim, é impossível escrever um chick-lit sem colocar elementos clichês na história, tudo depende de como se faz. A Meg faz de um jeito genial!

    Gabi

    ResponderExcluir
  4. Gabi, concordo plenamente com você! Se a história for bem construída e amarrada, por que não aproveitar e curtir a história mesmo que o final ou o durante seja um clichê? Quando o autor é bom e deixa a história fluir, tudo fica lindo!

    Beijos!
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  5. É o mesmo que penso, ou melhor pensamos parecido. Clichês são parte hoje em dia, não há como excluí-los. Mesmo os melhores escritores usam. Bem amarrados ao enredo que passam até despecebido. Não vejo porque demonizar, o problema está em um livro que é clichê de 01 ao fim, contanto que os leitores saibam diferenciar e não saiam jogando tudo no mesmo "pacote", usar clichês é uma coisa normal. Não merece tanta polêmica como alguns fazem. Ótimo blog, primeira vez por aqui, já seguindo :)

    ResponderExcluir