27 de outubro de 2011

E os vagalumes... #26

Oi,

Não sei se já sabem. Talvez sim, talvez não. Mas eu tenho uma pequena obsessão por Taylor Swift. Ela simplesmente diz tudo o que eu gostaria de dizer de uma forma linda. Ela é corajosa e as letras das suas músicas contam histórias. Histórias reais, o que faz tudo mais divertido. Quando eu comprei o último CD dela, Speak Now, algo me chamou a atenção. Além das músicas, o que ela escreve no inicio, me deixou pensando. Então, é parecido com o que John Mayer fala na música Say, mas de um jeito diferente. Eu copiei do CD e traduzi para vocês o que a Taylor fala. Espero que gostem.

Vou colocar a versão em inglês junto, é o original e enquanto eu lia eu ouvia a voz da Taylor falando então, se quiserem:

“Speak now or forever hold your Peace”, the words said by preachers at the end of wedding ceremonies all over the word, right before the vows. It’s a last chance for protest, a moment that makes everyone’s heart race, and a moment I’ve always been strangely fascinated by. So many fantasize about bursting into a church saying what they’d kept inside for years like in the movies. In real life, it rarely happens.
Real life is a funny thing, you know. In real life, saying the right things at the right moment is beyond crucial. So crucial, in fact, that most of us start to hesitate , for fear of saying to wrong thing at the wrong time. But lately what I’ve begun to fear more than that is letting the moment pass without saying anything.
I think most of us fear reaching the end of our life, and looking back regretting the moments we didn’t speak up. When we didn’t say ‘I love you’. When we should’ve said ‘I’m sorry’. When we didn’t stand up for ourselves or someone who needed help.
Words can break someone in million pieces, but they can also put them together. I hope you use yours for good, because the only words you’ll regret more than the ones left unsaid are the ones you use to intentionally hurt someone.
What you say might be too much for some people. Maybe it will come out all wrong and you’ll stutter and you’ll walk away embarrassed wincing as you play it all back in your head. But I think the words you stop yourself from saying, are the ones that will haunt you the longest.
So say it to them. Or say it to yourself in the mirror. Say it a letter you’ll never send or in a book millions might read someday. I think you deserve to look back on your life without a chorus of resounding voices saying ‘I could’ve, but it’s too late now’.
There’s a time for silence. There is a time waiting your turn. But if you know how you feel, and you so clearly know what you need to say, you’ll know it. I don’t think you should wait. I think you should speak now
E a tradução:

‘Fale agora ou cale-se para sempre’, as palavras ditas pelos padres ao final do casamento ao redor do mundo todo, um pouco antes dos votos de compromisso. É a última chance para o protesto, um momento no qual o coração de todos acelera e um momento pelo qual, eu sempre fui intrigantemente fascinada. Tantas fantasias de entrar na igreja dizendo tudo o que guardou dentro de si por anos, assim como nos filmes. Na vida real, raramente acontece.
A vida real é algo engraçado sabe? Na vida real, dizer as coisas certas nos momentos certos é crucial. Tão crucial, que em fato, a maioria de nós começa a hesitar, por medo de falar a coisa errada no momento errado. Mas ultimamente, eu comecei a temer mais que isso, é deixar o momento passar sem dizer nada.
Acho que a maioria de nós teme chegar ao final da vida, olhar para trás e se arrepender dos momentos em que não falamos. Quando não dissemos ‘Eu te amo’. Quando deveríamos ter dito ‘Me desculpe’. Quando não lutamos por nós mesmos, ou por alguém que precisava de ajuda.
Palavras podem quebrar alguém em milhões de pedaços, mas elas podem juntá-los também. Eu espero que você use as suas para o bem, porque as únicas palavras que você se arrependerá mais do que as que não foram ditas, são as que você usou com a intenção de magoar alguém.
O que você dirá pode ser demais para algumas pessoas. Talvez saia tudo errado e você gagueje e você irá ir embora envergonhado enquanto você vê tudo novamente na sua cabeça. Mas eu acho que as palavras que você se impede de dizer, são as que lhe assombrarão por mais tempo.
Então diga para eles. Ou diga para você mesmo no espelho. Diga em uma carta que nunca será entregue, ou em um livro que milhões lerão um dia. Eu acho que você merece olhar para trás na sua vida sem um coro de vozes dizendo ‘Eu poderia ter feito, mas é tarde demais agora’.
Tem um momento para o silêncio. Tem um momento para esperar a sua vez. Mas se você sabe como se sente e sabe claramente o que precisa dizer, você sabe. Eu não acho que você deva esperar. Eu acho que você deveria falar agora.

Diz tudo e mais um pouco certo? Acho que ela escreveu de um jeito maravilhoso. E eu fico pensando como seria se ela lançasse um livro... Ok, voltando ao assunto. O que ela diz me fez pensar bastante. Ela fala de um jeitinho legal e inspirado. Eu adoro esse texto, eu leio diversas vezes, só para ficar com a mensagem na cabeça. E porque eu tenho as minhas manias né...
Gabi

3 comentários:

  1. Acredita que fiquei com os olhos úmidos? Que texto lindo. Outro que vou imprimir! Nossa, falou tudo e mais um pouco - literalmente, disse. Inspirador, né? Concordo contigo, imagine como seria se a Taylor escrevesse um livro? Não deve ser difícil - afinal, as músicas dela são praticamente contos! Seria só transferir para outra mídia, digamos assim. Adorei o texto e o sentimento e inspiração que ele mostra!

    ResponderExcluir
  2. Nossa que amei o post. Super interessante! Já estou seguindo o blog,e retornarei concerteza mais vezes. Agora venho trazer uma dica para você blogueira : a @TodaProva está abrindo vagas para as blogueiras ficarem antenadas sobre os produtos antes de comprar http://belezaatodaprova.com.br/qh1in

    Vale a pena, se cadastrar :D

    http://pensamentosdasgirls.blogspot.com/
    Beijos @maysa_lobo

    ResponderExcluir
  3. A Taylor é fantástica! Adoro suas músicas e fico encantada com a forma como ela simplesmente diz tudo de forma tão simples e musical. AMO AMO AMO <3

    ResponderExcluir