21 de outubro de 2011

Resenha: A Esperança - Suzanne Collins

Essa resenha contém spoilers caso não tenha lido os dois primeiros volumes.
Leitura intensa e surpreendente.
Não é por nada que a série faz o maior sucesso, a cada volume a história fica melhor. E não é diferente quando se trata do terceiro e último livro da série.
Uma revolução começa. Diversos distritos começam a se unir contra a Capital. E essa não fica para trás, o principal alvo do Presidente Snow é sem dúvidas: Katniss Everdeen. A menina que começou toda essa revolta. Ela é o rosto da revolução. Ninguém está realmente a salvo. O distrito 13 realmente existe, e eles estão no comando da revolução. Então, quem ganhará?

Diferente dos dois primeiros livros, não somos levados a uma arena onde os participantes lutam a sua sobrevivência. Mas para Katniss, é como se a arena fosse trazida para a sua vida. Vemos a revolução tanto esperada tomando forma e ganhando forças. Vemos o papel que a propaganda exerce sobre as pessoas e vemos que a Capital, não tem pena de ninguém.


"And if we burn, you burn with us."-Katniss
É um livro muito bem escrito. É uma leitura muito intensa. Muito mesmo.
Durante toda a minha leitura fiquei com o coração batendo rápido e com a mente pensando em mil e uma coisas que poderia acontecer em seguida, mas o livro é surpreendente. É difícil de largar depois que começa, porque a trama fica cada vez mais tensa e perigosa que tudo pode mudar em questões de segundos.
Quando eu digo que a leitura é intensa, eu falo isso porque eu realmente senti tudo que Katniss sentia. Dor, angústia, medo, paixão, tristeza. Absolutamente tudo. Então é difícil não entrar por completo no livro, eu me sentia como se fosse a Katniss. Como se eu estivesse lutando no lugar dela.
Não é a toa que terminei o livro chorando até não poder mais. Como eu disse, ninguém tem pena de ninguém. Acho que meu choro já começou quando se inicia a terceira parte, mas isso é apenas um detalhe.
Temos a ilustre presença de Gale e Peeta. Talvez, quem goste de muito romance fique querendo mais cenas românticas. Porém, analisando o livro como um todo e levando em consideração o que está acontecendo na história, as que existem são lindas, e suficientes. 
Katniss é uma personagem forte, não é a toa que ela é o símbolo da revolução. E acho que eu fiquei tão mal junto com ela por isso, quando ela deixa a tristeza transparecer sob aquele escudo que ela tem para as câmeras, ela se mostra humana, frágil e vulnerável. E eu como água com açúcar que sou, chorei bastante junto com ela. (Chorei oceanos junto com ela, mas isso é porque eu sou emotiva mesmo).
Não quero me estender muito, mas o livro é muito bom. É um must-read sem dúvidas nenhuma. É intenso, é cruel, é triste, é tudo e mais um pouco. É impossível não se envolver com a história e com os personagens, é impossível. E eu fiquei a leitura toda me perguntando e pensando: E se fosse eu no lugar da Katniss? Porque eu realmente me senti como se eu fosse ela, então... O que eu faria?

6 comentários:

  1. É melhor do que os dois primeiros livros? Preciso de motivação para continuar, apesar de ter lido inúmeras resenhas positivas. Tenho medo de me decepcionar um pouco, sabe? E, pergunta básica, muita tragédia no terceiro? Final feliz ou não? Puxa, estou com uma vontade sádica de ler um final tenso! HAHAHAH Que horror.

    ResponderExcluir
  2. Ni: É melhor que os dois primeiros!! Leia os dois últimos, sério, leia. Leia sem expectativas, mas leia!!! Porque vale MUITO a pena. Como vou te explicar sem master spoilers? Bom, tem tragédias sim, e o final depende do ponto de vista da pessoa sabe? Depende do que tu queria que acontecesse, para mim foi um final bom. É tenso sim, não se preocupa haha

    Gabi

    ResponderExcluir
  3. Ai, estou com o primeiro livro, mas ainda não consegui ler. Tenho até medo de não gostar tanto da série quanto todo mundo fala.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Sem comentários para esse livro, foi perfeito e tuuudo de bom! Tive que me esforçar para escrever uma resenha porque nada do que dizia parecia ser bom o suficiente para descrever o quanto amei :D

    Beijos
    Adriana - Mundo da Leitura

    ResponderExcluir
  5. Julia: O melhor é ler sem nenhuma expectativa, foi o que aconteceu comigo. E eu acabei me surpreendendo.

    Adriana: Eu também!!! É muito dificil escrever e falar sobre esse livro, porque é bom demais.

    Gabi

    ResponderExcluir
  6. Intenso é como todo mundo tem descrito esse livro ultimamente. Agora quero ler o quanto antes. HAHA' Os dois primeiros livros são simplesmente perfeitos, adoro os dois.

    Sinto que irei chorar também com o livro, já até me adiantaram alguns motivos pra chorar, né? (spoiler maldito)

    Enfim, chorar em livros é o que mais faço apesar de não ser muito emotiva quando me sinto no lugar do personagem ou sinto tudo o que ela passa, acabo chorando..

    Adorei a resenha! (Sem spoiler \o/ rs)

    Bjbj;*
    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir