8 de novembro de 2011

Evento: Paula Pimenta na Feira do Livro de POA

No domingo, dia 6 de novembro as 15:00 estava marcado o bate-papo e sessão de autógrafos com a Paula Pimenta. Cheguei lá na Biblioteca Moacyr Scliar e encontrei a Adriana do Mundo da Leitura. Tivemos que esperar bem pouquinho até o bate-papo começar.
            E o bate-papo foi demais. Foi uma espécie de perguntas e respostas em formato de conversa mesmo. A Paula Pimenta é muito simpática e te deixa bem confortável para perguntar sobre os livros e sobre a carreira dela.

            Entre todas as perguntas, ela pode falar sobre como ela começou a escrever FMF, que foi escrito todo praticamente na Inglaterra, onde ela estava fazendo um curso de escrita criativa. Ela disse que lá, longe da família, amigos ela pode realmente se concentrar e escrever um romance. E apenas dois anos depois ela conseguiu ver seu livro publicado. Paula falou também sobre as personagens Fani e Priscila, as características dela que as personagens possuem e um pouquinho sobre os livros.

            Ela planeja terminar a série Fazendo Meu Filme no quarto livro mesmo, que tem previsão de lançamento para março do ano que vem. E Minha Vida Fora de Série também terá quatro livros inicialmente. Ela disse que MVFS não será linear como FMF, no primeiro livro a Priscila tem 13 anos e no segundo ela já terá 16.
            Eu perguntei sobre a rotina de escrita dela, e a Paula me respondeu que não tem uma rotina muito certa. Ela precisa de concentração para escrever o livro, e o difícil é começar. Depois, ela diz que fica o dia todo escrevendo e às vezes dorme apenas cinco horas por noite. Minha Vida Fora de Série foi escrito em apenas dois meses.
            Ao ser perguntada sobre o FMF 4, se a Fani tinha chances ainda de ficar com o Léo, ela respondeu que sim, 50% de chances. E perguntaram se ela poderia terminar com o Christian, e ela respondeu que sim, 50% de chances.
            Eu perguntei da onde ela tirou a inspiração para criar o Léo e o Rodrigo, já que essa pergunta bate dentro da minha cabeça faz tempo. A Paula respondeu que com o Rodrigo, ela criou o menino dos sonhos dela. Ela pensou em todas as características que ela gostaria de ver em um menino e colocou nele. E o Léo foi inspirado em um amigo de infância. Ela disse, tanto pelos personagens masculinos quanto pelas personagens femininas, que depois de um tempo, eles vão criando suas próprias características e se distanciando daquelas pessoas em quem foram inspirados. .
            Perguntaram se ela chorava enquanto escrevia as partes mais, emocionantes e a Paula respondeu que sim. Que chorava escrevendo tanto as partes tristes quanto as bonitinhas. Ela usou como exemplo a parte de FMF 3 que o Léo toca uma música para a Fani no sítio. E se ela não chora enquanto escreve uma cena triste, ela volta e revisa porque a cena não está emotiva o suficiente.
            Eu perguntei qual dica ela daria para quem está começando a escrever, e a Paula disse: Escreva sobre o que você gosta. Escreve sobre o que você conhece. E é preciso persistência. Daí ela disse algo que eu tive que anotar, “Se não desistir, uma hora acontece”.
            O bate-papo foi perfeito mesmo, eu me senti como se conhecesse ela há anos. Ela é muito simpática e querida. Então fomos para a fila dos autógrafos.
            A Paula é muito atenciosa com cada um, quando chegou a minha vez me sentei na cadeira ao lado dela e entreguei dois marcadores do blog e uma cartinha. E ela olhou para mim e disse “Você é do Livros e Vagalumes!”. Foi demais ela ter se lembrado das vezes que eu falei com ela no twitter, me senti super bem. Então ela autografou os meus livros, cada um com uma caneta da cor da capa. Deixei meu nome na lista para o sorteio das camisetas e fiquei conversando com a Adriana até os autógrafos acabarem, que seria quando o sorteio seria feito.

            Adivinhem quem ganhou a camiseta?
            A Gabriele aqui!!! Juro que parecia criança recebendo um brinquedo novo. Porque eu nunca ganhei sorteio nenhum, e logo esse eu fui estrear.
            Bom, o evento foi perfeito. A Paula é muito querida e simpática. Eu amei conhecer ela, foi algo muito importante para mim.

            Se ela for para a cidade de vocês, não deixem de ir!

            Gabi

A camiseta e os marcadores e tudo mais, eu mostro amanhã! O post já está muito grande.

14 comentários:

  1. que legal sou doido para ler essa serie, mas o que falta mesmo é tempo.
    se der mostre as outras coisas, estou curioso!

    ResponderExcluir
  2. Ai Gabi! Que lindo ficou o post!!! Eu quero escrever logo o meu, mas me faltam as palavras para escrever a belezura que foi conhecer a Paula!! Realmente ela se afirmou como minha autora favorita, tão simpática e queridona *-* Adorei o evento e espero que ainda tenhamos muito mais destes =)
    E que chegue logo FMF4, a Paula nos mata o coração com essa espera ;P

    PS: sua sortuda, ficou reclamando que não ganhava nada e levou aquela camiseta super DIVA *-* Valeu mesmo a espera!

    Beijos
    Adriana - Mundo da Leitura

    ResponderExcluir
  3. Que legal Gabi!!! Eu queria tanto que a Paula viesse pra cá!! Eu vou começar até a fazer campanha!! Se ela vier vai ser tudo de bom!!!

    E por pura coincidência amanhã vou postar a minha resenha de FMF no blog...

    PS: Já postei a resenha de Crescendo, lá tá explicado por que saiu hoje e não ontem!!

    Rafaela

    girlcliche.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que legal Gabi!!! Eu queria tanto que a Paula viesse pra cá!! Eu vou começar até a fazer campanha!! Se ela vier vai ser tudo de bom!!!

    E por pura coincidência amanhã vou postar a minha resenha de FMF no blog...

    PS: Já postei a resenha de Crescendo, lá tá explicado por que saiu hoje e não ontem!!

    Rafaela

    girlcliche.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Gabi!
    Ahhh eu queria ter ido, mesmo não tendo lido algum dos livros dela. Ela é super simpática, né?
    Adorei as fotos! Legal ela ter vindo até aqui.. :)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Lucas Lima: Amanhã eu mostro o resto!

    Adriana: Pois é!! O primeiro sorteio que eu ganho na vida :) Foi demais mesmo! Siim, eu não aguento até março rsrs

    Rafaela: Ela é muito querida! Eba!! Vou ver amanhã sem falta!!

    Lucas Martins: Ela é muuito simpática!!

    Gabi

    ResponderExcluir
  7. Gabi, adorei acompanhar o evento pelas suas palavras!! Também tive a oportunidade de conhecer a Paula e ela é mesmo uma fofa, querida e muito simpática. Adorei as dicas que ela te deu e conhecer um pouco mais sobre como ela criou os personagens e a história!
    Ahh e achei lindo isso das canetinhas de cores diferentes, ela também fez isso quando veio aqui para a minha cidade e só mostra o quanto ela é atenciosa!

    Beijos e que sorte ganhar o sorteio da camisa, fiquei feliz por você! =)

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post!!!Adoro a Paula,mas não pude ir no evendo :(...No autografo do livro Minha Vida Fora de Serie ,está autografado para Giovana,quem é ela??

    ResponderExcluir
  9. Anônimo: Que pena que não pode ir, fica para uma próxima vez não? Giovana é a minha irmã, como ela também leu todos, eu dei o MVFS para a Paula autografar para ela. Porque em anônimo?

    Gabi

    ResponderExcluir
  10. Ai que linda! Achei um amorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr você, a Paula, ai! E pensar que dia 19 conheço essa mulher, heim?? E me diga, o Blog tem marcador agora? :O Poxa, me manda uns pelos correios para eu distribuir por aqui! :D Pretendo fazer os meus em janeiro do ano que vem! ^^

    ResponderExcluir
  11. Ni: Ela é um amorrrrr, sério ela é muito simpática. Vamos combinar siiim, dai tu me manda também!!

    Gabi

    ResponderExcluir
  12. eu ainda nao li o livro so os dois primeiros capitulos de mvfs que eu achei emocionante... enfim adorei o post e espero ter a sorte que voce teve...

    p.s.:queri a saber se ela vem para salvador

    ResponderExcluir
  13. oi sou ........... e queria uma respostaaaaaaaaaaaaa
    please
    preciso tambem saber mais sobre o MVFS pq
    eu quero da-lo de niver para a minha BFF
    responde rapidoo...
    please
    preciso de uma resposta para
    QUINTA
    gostaria de saber o mais rapido
    possivel e
    espero que o
    meu pedido seja concedido
    Lembrando: para quinta
    please
    quero usar todo o aspaço
    mas nunca acaba e
    acho bom esse negoço
    acabar logo porque eu estou
    ficando cançada de escrever e nao
    estou nem um pouco
    afim de corrigir
    os erro que estou comentando
    e se voce me achar
    estranha...pense 2x
    porque eu sou pior q isso

    ResponderExcluir
  14. Anônimo: Minha Vida fora de Série conta a história da Priscila. Se já leu Fazendo meu filme ela é a amiga da Fani. Ela acabou de se mudar de SP para BH e está se adaptando a nova vida e tudo mais. Eu recomendo você dar de aniversário para a sua amiga! O livro é muito bom.

    ResponderExcluir