26 de fevereiro de 2012

Filme: Orgulho e Preconceito (1940)


 Orgulho e Preconceito (1940)
Existem várias adaptações de Orgulho e Preconceito, eu já tinha assistido a de 2005, e resolvi assistir a de 1940.
A versão feita em 1940 é americana, dirigida por Robert Z. Leonard. O roteiro do filme foi escrito por Aldous Huxley, autor de Um Admirável Mundo Novo e Jane Murfin.
O filme não é tão fiel ao livro como eu esperava, várias cenas tiveram suas mudanças. Algumas realmente, foram mudadas demais, como a conversa entre Elizabeth e Lady Catherine De Bourgh no final do livro. O intuito e o tema da conversa entre elas foi alterado.
Greer Garson fez o papel de Elizabeth Bennet, e eu gostei da forma como ela atuou. Não mudou a personalidade da Lizzie. Foi bem fiel a personagem criada pela Jane Austen. Já Laurence Olivier como Mr. Darcy me decepcionou bastante. Não foi o Mr. Darcy dos livros. O comportamento dele que era para ser algo mais ríspido, antipático e orgulhoso não foi bem retratado.
Outras mudanças que me deixaram incomodadas foi a falta da explicação do Mr. Darcy para Elizabeth sobre o Mr. Wickham. A ausência da cena onde a Elizabeth visita a casa do Darcy. Essas duas cenas que eu gosto tanto na história não aparecem no filme.
As roupas do filme foram estranhas aos meus olhos desde o inicio. E depois, pesquisando mais descobri que foram as mesmas roupas utilizadas na gravação do filme ... E o Vento Levou. Não concordo muito com esse compartilhamento de guarda-roupa já que um filme se passa nos Estados Unidos em 1861 e Orgulho e Preconceito se ambienta na Inglaterra em 1797.
Na adaptação do roteiro foi inserido muito mais humor e cenas cômicas. Em alguns momentos foi aceitável, em outros achei muito forçado.
O filme levou o Oscar de 1941 para melhor direção de arte em Preto e Branco.
Algo que eu gostei no filme, foram as filmagens, posição de câmera e trilha sonora. Foi bom ter assistido, já que minha curiosidade era grande. Prefiro a versão de 2005 ainda, que é bem mais fiel a obra de Jane Austen.
Estou planejando ver outras versões do filme, e ver adaptações de outros livros da Jane Austen! Em breve mais posts sobre isso.
Gabi

14 comentários:

  1. Ah, que chato! Qual é a graça de um filme com um Mr. Darcy meio falso? Hahahahaha! De qualquer maneira, quero ver. Gente tenho que ler os outros livros da Austen para ver os filmes! Achei na Fnac um DVD com os filmes (ou eram seriados?) antigos, adaptações dos livros da Austen. Queria tanto, mas tanto, mas custava tipo, 100 e poucos. Ouch!

    ResponderExcluir
  2. Quero ler primeiro os livros da Jane, que não li nenhum até agora :// e depois ver os filmes, são vários não?! Achei estranho o compartilhamento do figurino de E o vento levou para Orgulho e Preconceito D: Mas até que gosto do figurino de E o vento levou. rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu quero ver esse filme, mas primeiro preciso ler o livro e eu to enrolando muito pra comprar ele haha

    Bjs,
    Samira
    thebookofmydreams.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu sou apaixonada pela versão de 2005, acho ela bem fiel em comparação com outras adaptações de outros filmes. Com certeza vou encontrar defeitos em tudo nesse filme, então... acho que vou ficar com minha versão de 2005 mesmo.

    Enfim, parabéns pelo blog! Estou seguindo!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Ah, eu já assisti a versão de 2005 e gostei muito do filme, mas eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro então não tenho muito o que dizer, né? rs'

    Beijão;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  6. Gabi, eu quase baixei essa versão de Orgulho e Preconceito, mas por conta de comentários não tão positivos, meio que desisti.
    Eu gosto muito da versão de 2005, também! Bem fiel, atores bons e tudo mais...
    Ah, eu não sabia que o roteiro havia sido escrito por Aldous Huxley, sério. Que máximo! Hahaha
    Te aconselho assistir a versão dos anos 90, a minissérie da BBC, com o Colin Firth...
    Enfim, bjão, Gabi!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, se eu confessar que nem a versão de 2005 eu já vi completo, você me culparia?! Rsrsrs

    É sério, eu NUNCA consegui ver ''Orgulho e Preconceito'' completo. E olha que já tentei várias vezes. Mas não dá: sempre eu assisto só o começo, ou só o final! =X

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabi

    Eu não vi nenhuma das versões de Orgulho e Preconceito ainda, estranho isso do compartilhamento de guarda roupa, não sabia, pena que o filme não é tão fiel - achei muito legal a ideia de assistir várias versões e comparar, acho que um dos poucos que vi mais de uma versão é Romeu e Julieta.

    :)

    ResponderExcluir
  9. Acredita que ainda não li e nem vi nenhuma dos filmes? Pois é! Mas isso vai mudar este ano ainda! Adoro a sinopse e este modelo "antigo" de romance!

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabi!!
    É a 1ª vez que leio comentários sobre essa versão de 1940!
    Super curti!!

    Espero ter a oportunidade de assistir em breve! :)

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  11. Assim como a Ni, saber que o Mr. Darcy é meio falso já desanima... E essa parte do guarda-roupa compartilhado então, de todo jeito eu pretendo ver o maior número de adaptações de Austen possível até o fim do ano que vem (já que esse ano não vai dar mesmo) sou doida pela adaptação de 95 com o Colin Firth, mas os DVDs são caros demais em português e são difíceis de encontrar, então só quando eu for rica e encomendar lá na gringa hahahahaha.

    Rafa

    ResponderExcluir
  12. Nossa, q legal vc ter assistido outra versão de O&P!
    Meio estranho msm terem usado as roupas de E o Vento... Não sei q época é retrata nesse filme, mas me parece que O&P é uma época um pouco mais remota.
    Acho q acostumei com a imagem da Keira Knightley como Elizabeth e para mim é estranho ver uma Elizabeth loira... rs
    Gostei mto do post!
    Q vc tenha sucesso na sua procura de outras versões!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Gabi!
    Eu só assisti a versão de 2005 e AMEI DEMAIS *-*
    Não sou muito de ver filmes antigos, mas achei sua descrição bastante detalhada e precisa, gostei deste tipo de post falando sobre filmes :D

    Beijos
    Adriana - Mundo da Leitura

    ResponderExcluir
  14. Comprei ontem no Reserva Cultural esse O&P de 1940, o de 95 já assisti e sou apaixonada pela minissérie da BBC em que Colin Firth é Mr.Darcy, mara os que gostam do gênero indico North & South, persuação e Jane Eyre...
    Bom filme a todos!!
    Tânia

    ResponderExcluir