25 de março de 2012

Filme: Jogos Vorazes


E finalmente chegou o momento que todos estávamos esperando. A estreia de Jogos Vorazes no cinema. Vou falar sobre o que eu achei do filme, não sou especialista em comentar sobre filmes, então será simplesmente o que eu senti durante o filme e o que eu achei da adaptação.
Depois de me decepcionar diversas vezes, eu passei a ir ver adaptações que livros que gosto muito sem nenhuma expectativa. Não vi nada além do primeiro trailer, então realmente, não fazia ideia do que iria ver.
Posso dizer que me surpreendi. O filme realmente me surpreendeu positivamente.
A adaptação é escrita pela Suzanne Collins e pelo diretor, Gary Ross então nada decepciona no quesito de cenas, diálogos e tudo mais. Um aspecto que eu gostei muito, foi que enquanto no livro temos apenas a visão da Katniss, no filme temos uma visão mais ampla do que esta acontecendo fora dos Jogos. Temos conhecimentos do que os game-makers fazem e como tudo é planejado. Seneca Crane, o organizador do evento, tem um papel mais visível no filme e eu gostei bastante disso.
Não tenho absolutamente nada a reclamar dos atores. Realmente, foi impecável as representações de personagens que eu gostei tanto. A Jennifer Lawrence como Katniss foi incrível, simplesmente ela conseguia passar o que a personagem estava sentindo com apenas um olhar. Josh Hutcherson como Peeta também proporcionou isso ao público.
Willow Shields como Prim também me impressionou. Sua atuação na hora colheita foi sensacional e eu não me aguentava de tanto chorar. Foi uma cena feita de forma maravilhosa.
Temos algumas diferenças entre livro e filme, como o broche do Mockinjay. No livro a Katniss ganha ele da Madge e no filme ela ganha de uma senhora no mercado onde ela troca suas caçadas. Não temos a presença dos Avoxes, mas eu não senti muita falta. Basicamente foram essas as diferenças que mais me chamaram atenção.
Uma coisa que me incomodou foi Cinna e Katniss. Acho que a proximidade deles foi mais próxima do que eu imaginei lendo. Não é nada diferente do livro, mas eu me senti incomodada nas cenas deles.
Gostei muito de como os Jogos Vorazes, de fato foram filmados e apresentados. O modo como a câmera se move eu achei genial, é diferente e traz aquela tensão que sentimos quando lemos o livro. O filme todo passa essa tensão, de que eles estão entrando lá para lutarem até a morte. 

Gostei que mostra bastante a animação da população da Capital para ver os jogos, vendo aquilo como um programa de TV realmente e não se importando que aquelas pessoas estão lutando por suas próprias vidas. Isso mostra que o propósito dos jogos, é alcançado anos após ano.
Já estou me estendendo muito, mas realmente, falta do que falar sobre o filme é impossível. Eu gostei muito, estou muito satisfeita com a adaptação. Eles conseguiram levar toda a essência, sentimentos e intrigas dos livros para a tela do cinema.
Let the 74th Hunger Games begin and let the odds be ever in your favor.

13 comentários:

  1. Oi Gabi

    Ando bem por fora, nem sabia que a autora estava tão envolvida no projeto. Puxa pelo visto ficou muito boa a versão, estou curiosa para ver as cenas do programa em si, espero poder ir logo ver.
    Adorei a sua resenha :D deu uma boa ideia, eu dificilmente vou conseguir lembrar de muitos detalhes do livro que possam estar faltando.

    ResponderExcluir
  2. Pois então Gabi, me decepcionei porque, ao contrário de você, fui com MUITAS expectativas ao cinema, e as menores mudanças ou coisinhas ruins já tiveram um impacto negativo muito grande sobre mim, sabe? Sai um pouco frustrada. Queria ter visto mais sangue, sair impressionada de lá, temendo a capital, como nos livros. Ao contrário de você não gostei muito das cenas de lutas entre os tributos, queria mais sangue, mais agonia... Queria sofrer o impacto daquelas mortes. Cheguei em casa minha mãe só olhou para meu rosto e disse: "Não gostou, né?". E apesar de ter achado o filme bom, não consegui ficar satisfeita, porque não foi tudo o que eu queria. Mas, como eu disse, é melhor eu me acostumar com isso... Já estou pensando até em primeiro ver os filmes e depois ler os livros ou nem assistir mais à adaptações, uma vez que me sinto a chata que nunca gosta HAHAHAHA! Beijos Gabi! (Verdade, gostei das cenas com o Seneca e tals!)

    ResponderExcluir
  3. Gabi, tirando a parte que vc comenta do relacionamento entre a Kat e o Cinaa, concordo com tudo o que vc disse. As atuações foram ótimas, a visão que temos fora do POV da Kat é excelente! Adorei o Seneca e os game makers controlando tudo e poder acompanhar isso!

    ADOREI a cena final do Seneca! Diálogos entre ele e o Snow. A revolta do distrito 11. Enfim, dou nota 9 pro filme. Os efeitos especiais deixaram a desejar, mas, como eu já citei no blog da Ni, isso foi devido ao baixo orçamento. Em CF isso deve mudar! **Torcendo**

    ADOREI o seu comentário do filme! =]
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. gente todo mundo ta falando desse filme! quero mt ver!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Todo mundo ja deve ter visto o filme, menos eu :(
    mais eu vou ver (:

    @hyuugamarcos

    #No mundo dos livros - http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu preciso ler o livro mais do que nunca, principalmente depois de ler seu post falando bem do filme e que ele não te decepcionou *O*

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu realmente ainda não sei o que pensar sobre o filme... Ele foi muito fiel, teve ótimas atuações e me arrepiei diversas vezes. Mas eu quero ver de novo para tirar a prova dos nove, sabe?! Ou isto é apenas uma desculpa para que eu possa ver à película novamente! Rsrsrs

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  8. Oi,

    Vc falou muito bem, estava doida para ler uma resenha do filme para saber se mudaram muito, que bom que deu certo, quero assistir logo!!!

    Abraços
    Gabi (xará)
    sonhosaventuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ah hey, não se te avisei por twitter, mas te indiquei a um meme: http://mon-autre.blogspot.com.br/2012/03/meme-conheca-o-blogueiro.html :}

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ainda não vi o filme! Vou ver na quarta e to super ansiosa. *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  11. Eu errei e vi o filme antes :P
    Masssss, eu adorei TUDO! As atuações, trilha sonora, figurinos, ação... TUDO!
    Eu quero ler o livro logo e já ler a sequência pra me adiantar pro segundo filme (o primeiro foi a terceira maior abertura do cinema, então vai ter $$ para um segundo e terceiro)
    Enfim, eu amei o filme! (Chorei quando a Rue morreu e fiquei aflito com a Prim, também, rsrs)
    Bjs, Gabi!

    ResponderExcluir
  12. Oi Gabi, então eu adorei o filme, tirando uma coisa ou outra que comentei na minha resenha (http://entretendoelendo.blogspot.com.br/2012/03/adaptacao-jogos-vorazes.html) o filme me agradou, principalmente porque eu não sabia o que esperar, estou acostumada a me decepcionar com adaptações, então fiquei ansiosa, mas não criei expectativa, se é que você me entende... E agora só esperando por Em Chamas.

    ResponderExcluir
  13. Concordo com você, Gabi! Também amei a adaptação em todos os sentidos! É normal que não dê para colocar tudo num filme (também notei a falta dessas coisas que você citou), mas eles conseguiram manter a essência e não deixaram nada de importante de lado.
    Adorei as atuações e adorei ver o outro lado dos jogos! Também fiquei numa tensão constante, de certa forma conseguimos perceber ainda mais claramente que o propósito ali é lutar até morrer o que me deixou ainda mais apreensiva, mesmo sabendo tudo que ia acontecer rs
    Adorei o seu review, ficou ótimo! ^^
    Beijos

    ResponderExcluir