11 de março de 2012

Filme: Razão e Sensibilidade, 1995


A versão de 1995 de Razão e Sensibilidade é dirigida por Ang Lee e tem o roteiro escrito por Emma Thompson.
Eu gostei bastante da adaptação. Conseguiram colocar todos os acontecimentos principais em duas horas e quinze, e mesmo que algumas cenas tiveram que ser modificadas um pouco,  isso foi feito sem mudar a essência do livro e dos personagens.

O roteiro foi muito bem escrito, venceu o Oscar de 1996 para melhor roteiro adaptado. E no Globo de Ouro do mesmo ano venceu melhor filme (drama) e melhor roteiro. Foi fiel as características psicológicas dos personagens  e aos acontecimentos do livro.
As atuações também foram extremamente fieis as características dos personagens no livro. Adorei Kate Winslet no papel de Marianne Dashwood e Alan Rickman no papel de Coronel Brandon foi espetacular.
Greg Wise da a personificação toda ao John Willoughby, divertido e carismático tornando impossível não se apaixonar por ele. Adorei Hugh Grant no papel de Edward Ferrars.
Não gostei de Emma Thompson  no papel de Elinor Dashwood. Acho que deixou a Elinor parecendo muito velha, quando na verdade ela não é, contudo apesar disso ela mostrou bem a Elinor psicologicamente. E Imogen Stubbs no papel de Lucy Steele deixou a desejar. 
Algo que eu adoro nos livros são os relacionamentos entre os personagens, e o filme mostra todos eles. Relacionamento entre as irmãs, amigos etc. Tudo é visivel o que torna fácil a pessoa que está vendo ser transportada para dentro do filme e se sentir parte daquela sociedade.
O filme tem um ótimo ritmo e uma trilha sonora maravilhosa. As paisagens são encantadoras e tudo isso se junta fazendo o tempo passar rápido enquanto se está assistindo. Recomendo bastante.
Gabi

10 comentários:

  1. Tenho vontade de assistir - claro - mas como o livro não é um de meus favoritos... Acredito que o filme seja tão "pacato" quanto. Bom saber que o filme é um bom filme (uhul! Mais velho do que nós!), e os atores fizeram um bom trabalho (apesar da Elinor). Ah, Jane Austen, tudu fofu!

    ResponderExcluir
  2. Já vi o filme, mas como não li a obra, não posso comparar e concordar contigo,rs. Mas amei as atuações, preciso ler a obra pra entender se as atuações foram fiéis, se eu gostei, enfim, vi você dizendo que foram,então vou confiar. rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi

    Não sabia que roteiro era da Emma Thompson e sobre o Oscar, esse filme eu vi, bom saber que é fiel, afinal não li o livro.

    :)

    ResponderExcluir
  4. Só atores de peso, certo? Não sabia que o Alan atuava nesse filme, agora terei que assistir, haha! (Snape (L)) rsrs.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi!
    Eu, particularmente, adoro filmes de época e acho que gostaria bastante deste! Maaas primeiro tenho que ler o livro, afinal sempre prefiro fazer este caminho, hehehe =P
    Mas depois dessa indicação, vou procurar ler a obra e depois assistir a adaptação, assim como fiz com A Resposta, recentemente ;)

    beijos
    Adriana - Mundo da Leitura

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu não sabia que o Angie Lee tinha dirigido o ''Razão e Sensibilidade''... O.O Tudo bem, eu sabia que o roteiro era da Emma Thompson, mas juro que não sabia disto! Rsrsrs

    São duas horas e quinze de filme?! Não tinha nem como o filme não ficar fiel ao livro, com este tempo todo... Tá, confesso, essa piadinha #Poser foi muito #Fail, mas eu não resisiti, não me julgue!

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabi!

    Adoro os livros da Jane Austen e assistir todas as adaptações para cinema ou televisiva... Realmente adorei a adaptação!!!

    Beijos
    Ann G. anngominho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ei Gabi, ouvi dizer que as adaptações dos livros da Jane Austen são bem fiéis aos originais, acho que isso é um ponto forte. Como ainda não li nada da autora, que tentar ler antes de assistir os filmes, só vi Orgulho e Preconceito.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Gabi, eu tenho o filme aqui no computador, mas ainda não assisti, porque quero ler o livro antes. Aliás, tenho que comprá-lo, também! Porque só tenho o Persuasão e Orgulho e Preconceito da Jane aqui :(
    Ang Lee é um ótimo diretor; deve ter feito um trabalho fabuloso!
    Bjs, Gabi!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Gabi!
    Li o livro ano passado e gostei.
    Cheguei a ver o dvd em promoção na loja física das Americanas, mas não dei mta bola.
    Que bom que vc gostou! Com certeza serve de incentivo para que eu compre.
    Beijos

    ResponderExcluir