25 de abril de 2012

Resenha: Emma - Jane Austen


Esse livro proporciona ao leitor entrar totalmente na história, nos acontecimentos e nas relações entre os personagens. Livros da Jane Austen normalmente contam diversos acontecimentos em uma pequena cidade e Emma não é diferente.
Emma é uma personagem rica, mimada e que adora se meter na vida dos outros e dar uma de casamenteira. Já que ela diz que nunca irá se casar para poder ficar cuidando do pai.
Somos apresentados então a diversos personagens, cada um descrito psicologicamente de forma perfeita pela autora. Isso é um dom que a Jane Austen tinha, descrever brilhantemente os personagens.
Outro, é formar laços entre eles. Todos os personagens estão ligados uns aos outros de diversas maneiras. E o leitor é como um telespectador da vida deles. Dos acontecimentos, dos bailes, das visitas e de tudo mais.
Já falei nas minhas outras resenhas de livros dela, mas não custa repetir. Cada vez que eu leio me dá uma inveja de como os relacionamentos eram formados naquela época. Sim, era tudo mais lento, contudo acho que é isso que me encanta tanto. As pessoas realmente se conheciam, conviviam juntos por um tempo para depois ter algo mais sério.
Os mocinhos da vez são o Sr. Knightley, e o Frank Churchill. Jane Austen também conseguia criar personagens apaixonantes.
A narrativa não é rápida, mas vale a pena demorar um pouco mais para ler e realmente entrar na história e conviver com os personagens por bastante tempo.
Falta apenas um livro para eu ler todos da Jane Austen e eu já sinto que vou ter que começar a reler os outros porque irei sentir falta.

15 comentários:

  1. Amo Jane Austen!
    Ela escrevia maravilhosamente bem. Acho Emma um livro ótimo. E apesar de criticarem muito a personagem, eu gosto dela. Ah! Adoro o Mr. Knightley.

    Beijos.

    Carissa
    Arte Around The Worls

    ResponderExcluir
  2. Eu também amo a Jane Austen! Carissima, voc6e já assistiu a adaptação de Emma produzida pela BBC. Estou viciada... não consigo parar de assistir! Bjus, Júlia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júlia!

      Ainda não assisti a adaptação, mas quero muito! Assisti a adaptação que a BBC fez de Razão e Sensibilidade e adorei.

      Gabi

      Excluir
  3. Ai menina toda resenha sua da Austen eu digo a mesma coisa: que medo de ler meu super livro dela em Inglês! Mas cada vez me da mais vontade. As vezes sinto falta do tempo em que lia o que dava na telha e não tinha ordem de leitura, ia na livraria e comprava 1 livro, lia aquele mesmo e só comprava outro quando acabasse. Mas só as vezes da saudade, só as vezes. Concordo contigo, inveja total de como os relacionamentos ocorriam naquela época. Oh, gosh.

    ResponderExcluir
  4. Sou super mega fã da Jane e tenho extremo ciúme de quem a ler também. Emma ainda não li por não ter disponível na biblioteca daqui /chora, e nem quero ler online. Vou esperar a verba vim e comprar pela net. A sua resenha apenas realçou a vontade de ler esse livro, e também sinto que depois de ler todos os livros da Jane, vou reler todos. Ela é ótima, minha inspiração de cada dia.

    Beijos
    http://www.eppifania.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi!
    A Jane realmente consegue ser apaixonante, né? Não li muitos dela até o momento (vi mais os filmes e séries), mas assim como você pretendo ler todos. O próximo será Persuasão, mas Emma certamente estará nas leituras futuras. ^^
    A forma como os relacionamentos se desenrolavam naquela época também me encanta, mas infelizmente as mulheres eram muito subjugadas e não passavam de meros objetos, então apesar dos infortúnios, ainda prefiro como as coisas são hoje.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabi

    Ah eu queria ter vivido nessa época, afinal vantagens e desvantagens tem na nossa também. Eu tenho que comprar algum da Jane para começar, aquela edição linda e enorme em capa dura seria uma boa :)

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabi, esse livro está na minha lista para esse ano ainda. Nos próximos dias eu estarei lendo A Abadia de Northanger, que foi o livro escolhido para debater no Clube do Livro. Sobre Emma, ela me parece o tipo de personagem bem atual, não sei porque, mas acho que ela vai me lembrar uma patricinha maluca, enfim, quando eu ler eu tiro minha dúvida. Ótima resenha Gabi, e concordo com você, eu sinto uma inveja de quem viveu naquela época, porém, eu logo esqueço, afinal se eu tivesse vivido naquela época, é bem provável que eu não lesse os livros da Austen, daí não seria apresentada aos seus personagens maravilhosos.

    ResponderExcluir
  8. Ótima resenha Gabi, claro que é mais um livro que quero ler da Jane, sua descrição dele e da estória que o envolve me interessa e muito. Estou com Orgulho e Preconceito que ganhei em uma promoção, já irei começar a ler e experimentar a literatura tão comentada e elogiada da Jane *_____*

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Não creio, essa é a capa??? Muito show!!!!!!!!!!!!!!!!

    Jane é show! Talentosa!!!!

    Valeu pela dica, vai entrar na lista! Mas antes tenho que ler Razão e Sensibilidade...Cada um por vez!

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Quando o assunto é Jane Austen, não tem como não amar e recomendar todos livros. Ela é demais!
    Eu quero ler Emma, mas, como já disse várias vezes, nada de comprar outros dela sem ter lido os que tenho. Por mais que queira muito (e quero! Principalmente as edições bem lindonas da BestSeller)...
    Eu ainda não estou nessa fase de começar a reler, mas quero me dedicar mais as leituras da Jane esse ano.
    Beijão, Gabi!

    ResponderExcluir
  11. Também gosto muito de Jane Austen, mas só li dois livros dela "Orgulho e Preconceito" e "Persuasão". Já ouvi falar muito em "Emma" e tenho curiosidade de ler. De qualquer forma, independente da história, a narrativa de Austen é sempre maravilhosa, né?

    Tem meme para você lá no blog www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Esse foi o primeiro livro que eu li da Jane Austen,e eu adorei. Também concordo que os relacionamentos daquela época são tão fofos e lindos!

    beijos ;)

    ResponderExcluir
  13. Tenho alguns livros da Jane e infelizmente este não é um deles. Só vi o filme mesmo e por isso quero um dia poder ler o livro e comparar. Gostei muito da sua resenha.

    ----Leituras & Fofuras----
    www.leiturasefofuras.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Gabi!
    Não curti muito o livro, apesar de ter uma boa história (é bem legal), é muuuito arrastado e o Mr. Knightley não me conquistou nem de perto quando Mr. Darcy :P
    Como já disse na minha resenha, talvez por eu ter lido na edição de bolso a leitura foi bem mais difícil e foi complicado terminar de ler...

    Beijos
    Adriana - Mundo da Leitura

    ResponderExcluir