10 de abril de 2012

Resenha: Estilhaça-me - Tahereh Mafi

Estilhaça-me - Tahereh Mafi - Novo Conceito

Quando recebi o livro estava muito animada para ler, quem não se anima para ler um livro novo com uma sinopse tão intrigante como a de Estilhaça-me? Mesmo com toda a animação, não esperava que o livro fosse tão bom como realmente  é.
Estilhaça-me é uma distopia. Eu não sabia disso quando comecei a ler então foi uma ótima surpresa. O governo desse livro é chamado de O Restabelecimento. Temos novamente todos os elementos de uma distopia. Autoritarismo, alienação por parte da população com o que realmente esta acontecendo e tudo mais.

O livro narra a história de Juliette. Ela esta aprisionada já 264 dias porque seu toque é letal. Ela tem essa maldição que sempre que toca nas pessoas, algo ruim acontece.
Então a autora tem esse gancho para atrair o leitor para dentro da história, e depois que se começa a ler, é impossível parar. Tahereh Mafi tem uma narrativa interessante. Temos várias palavras riscadas mostrando o que Juliette pensa e que ela acha que não pode pensar. Que ela não deveria.
É uma narrativa rápida, intrigante e intensa. A autora escreve frases impactantes, frases maravilhosas. É uma narrativa bem trabalhada e pode-se perceber que tudo foi pensado antes de ser escrito. É totalmente envolvente.
Eu adorei os personagens. Juliette, Adam, Kenji e até mesmo Warner. Todos eles foram muito bem construídos e trabalhados durante o livro.
Temos um pouco de contato com a sociedade distópica criada pela autora. O leitor não fica totalmente perdido nesse mundo, mas ela guarda algumas informações também. Como o livro é narrado por Juliette, o leitor sabe o que ela sabe. Nada mais, nada a menos.
Estilhaça-me é o primeiro livro de uma trilogia que eu estou ansiosa para acompanhar. Temos uma narrativa diferente, personagens marcantes e uma história irresistível. Estou bem ansiosa para o segundo volume e ver como a autora vai aprofundar os acontecimentos e desenrolar a história.

28 comentários:

  1. Eu estava ansioso para a publicação desse livro aqui no Brasil e gostei bastante da história como um geral. Adorei a narrativa da autora, achei bem peculiar e diferente do que se vê por aí, gostei das palavras riscadas e repetidas porque deram uma sensação de "loucura" no leitor, que é o que Juliette pensa estar: louca.
    Só acho que a autora pecou na criatividade, lá pelo final fica MUITO igual X-Men, quase não acreditei no que estava lendo e isso não me convenceu. Só espero que o desenvolvimento seja diferente.

    ResponderExcluir
  2. Eu tô louca pra ler esse livro... Muita gente falando que é muito bom, minha curiosidade nas alturas!

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi!
    Fiquei ainda mais ansiosa para ler esse livro! Pela capa e história ele já se mostra intrigante, fico feliz em saber que a história convence. =)
    Gostei dos pontos abordados, despertou demais a minha curiosidade, com certeza será um dos próximos que irei ler! Tinha percebido pela sinopse que ele parecia mesmo um distópico, gênero que eu adoro, mas também estava na dúvida se era isso mesmo!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Ah, minha nossa, eu estou simplesmente DOIDO para ler Estilhaça-Me... Desde que ele foi lançado lá fora, com esta sinopose meio distópica e meio X Men. Já corri um monte de livraria e nem encontrei. Vou tentar de novo esta semana. Ai, estas resenhas positivas só estão me deixando com mais vontade para ler ele! *o*

    Henri B. Neto
    Na Minha Estante

    ResponderExcluir
  5. SIM!!!!
    Concordo com vc, Gabi! Os personagens foram SUPER bem escritos! \o/
    Adorei o livro..a autora não embroma e tem ação suficiente para manter o leitor ansioso para a continução! :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Puxa Gabi, agora me animei a ler, até agora só tinha ouvi algumas opiniões dizendo que era mediano. Eu também adoro esses elementos e espero curtir a autora, não tinha nem ouvido falar desse livro antes da NC começar a comentar.

    :)

    ResponderExcluir
  7. Eu comecei a ler, Gabi, mas não estou numa vibe para YA, então parei de ler e peguei um drama - que amei. Mas, como é de parceria, tenho que ler logo, rsrs
    Eu gostei do que li (li 90 páginas), mas algumas partes ficaram mal resolvidas pra mim.
    Depois que eu ler comento algo com você!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Assim como você me apaixonei pela sinopse antes mesmo de ter lido o livro, e agora estou louca para ler.
    Parabéns pela resenha ficou muito boa e deu pra ver que se animou com a leitura, o que nos dá mais vontade de ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Gabi!
    Q bom q gostou! Só me deixa ainda mais ansiosa por ler!
    Interessante a narração ser feita pela Juliette pq aí nós não sabemos bem, assim como ela, como está o fundo fora do confinamento.
    Tomara q a série continue boa assim ou fique ainda melhor!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. To muito ansiosa p ler esse livro, quero muito ganhar =))

    ResponderExcluir
  11. Um dos livros mais cobiçados do momento, rs. Todos elogiando. Eu amei o nome do livro e a capa, estou asiosa para ler!!
    xo

    ResponderExcluir
  12. Ah, eu já li esse livroe adorei! A narrativa da autora é muito envolvente, as frases curtas tornam tudo ainda mais 'impactante'. Eu adorei todos os personagens, também fiquei supresa com o fato de ser distopia, mas adorei isso, achei que essa distopia foi mais fácil de ler e copreender, não tinha tanta coisa diferente pra processar rs'

    Adorei a resenha, Gabi!

    Bj;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  13. Achei a sinopse bem interessante, mas achei que ia ser mais um livro estilo Fallen e tal. Adorei saber que é uma distopia! Adoro ler livros sobre distopias e fiquei intrigada com essa. Espero que supere minhas expectativas.. Tambem não sabia que era trilogia, não sei se gosto ou nao disso.. geralmente o autor nao faz um segundo livro bom (Lua Azul, da Alyson Noel que o diga!).
    Vou ter que esperar pra descobrir né.

    ResponderExcluir
  14. da primeira vez que vi esse livro, me encantei pela capa....muuuito linda...depois que li a resenha então!!!
    Só não comprei porque tinha esperanças de ganhar em um sorteio, pois queria uma bolsa do kit....rsrsrsrsrsrs....adorei a historia, mas fiquei com dó da garota, coitada, não poder tocar em ninguém...deve ser horrivel...
    admiro a criatividade da autora...
    bjos

    ResponderExcluir
  15. Fiquei bem curiosa pelo fato da Juliette me lembrar muito os poderes da vampira dos X-Men.Gostei bastante da resenha,adorolivros que consegue me envolver rsrsrs espero que acontece também comigo...A capa é bem legal!!!

    ResponderExcluir
  16. Li alguns trechinhos do livro quando vi na livraria, e a autora parece escrever mesmo muito bem. O trabalho da editora ficou muito bem feito, e a história é super interessante. Não preciso nem dizer que estou louca pra ler esse livro, né? rs
    Estou participando da promoção aqui do blog e espero ter sorte! *-*
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Oi Gabi!
    Então é uma trilogia? Que mico, nem sabia! rsrs
    A capa é horrível, mas o que vale é o que está dentro!
    Tem tanat resenha sobre este livro que já nem sei mais... Claro, o fator X-men é impossível de não lembrar!! rsrs

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Desde que descobri esse livro vi uma pequena semelhança com a Vampira do X man, mas acho que por ser um pouco parecida com ela é que chama a tanção:) estou completamente doida para ler esse livro X)

    ResponderExcluir
  19. Oii. Quero muito ler esse livro. Parece que é muito bom. :)

    Bjs.
    Anna
    http://castanhadechocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, estou louca para ler esse livro! Parece ser ótimo... Já estou participando do sorteio.
    Beijos,
    www.meeninadestemida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito da capa e da sinopse desse livro.
    Gostei da sua resenha e achei legal a autora escrever o livro com os pensamentos da personagem e riscando as palavras que ela não achava corretas serem escritas.
    A personagem lembra muito a vampira de x-men.
    Bjins.

    ResponderExcluir
  22. Acredita que quando eu comecei a ler alguma coisa sobre Estilhaça-me, pensei: "ah! Esse não é pra mim". Mas agora, depois de ler algumas resenhas e inclusive a sua, que foi super empolgada!, já deu vontade de sair correndo para ir atrás do livro. Já li que o livro tem uma levada meio X-Man, mas mesmo assim estou curiosa. E lá vem mais uma série, não é?

    ResponderExcluir
  23. Ai adorei a resenha, e estou louca pra ganhar esse livro. Espero ganhar :). Eu gostei da capa, da sinopse. Parece ser muito legal o livro, tô doida pra ler :)

    ResponderExcluir
  24. Eu ainda não li o livro, mas pela resenha o livro deve ser otimo. Estou contando com a sorte para que eu possa estar ganhando a promo e lê-lo!

    ResponderExcluir
  25. A resenha parece muito legal, genial a jogada da autora em riscar partes para mostrar o que Juliette realmente pensa!! Ansiosa para lê-lo.

    ResponderExcluir
  26. Imagine só, não poder tocar as pessoas... ainda mais quem você ama... parece um pouco x-men, mas tenho certeza que a autora foi muito além disso. ansiosa para ler.
    ótima resenha, por sinal!
    =*

    ResponderExcluir
  27. Eu ainda não li esse livro, mas achei muito interessante o recurso usado pela autora para enfatizar as mudanças de opinião e as contradições e a confusão dos pensanentos da personagem Juliette, ao riscar palavras e substituí-las por outras, ela aponta para essa evolução/mudança no pensamento da personagem sem se tornar repetitiva.

    ResponderExcluir
  28. Verdade Gabi, eu também não imaginava que o livro seria TÃO BOM! Nossa, me apaixonei TOTALMENTE pela história, pela narrativa, pela protagonista... Ai gabi, estou apaixonada! <3

    ResponderExcluir