29 de maio de 2012

Resenha: Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson

Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson - Novo Conceito

Eu não li a sinopse do livro antes de começar a ler, tinha apenas em mente o título e a capa. E conforme fui passando as páginas, fui descobrindo que não fazia a mínima ideia do que o livro iria tratar. Achava que seria algo de fantasia, mas a autora aborda um assunto polêmico e presente no nosso dia a dia. Distúrbios alimentares.
É o primeiro livro que eu leio que tem esse assunto como tema principal. Muitos autores já mencionaram várias vezes, mas Laurie Halse Anderson, cria uma personagem que sua vida é baseada nisso. E consegue demonstrar atrás da narrativa rápida e viciante como a mente da personagem funciona.
Lia tem 18 anos e descobre que sua ex melhor amiga Cassia morreu sozinha em um motel. E descobre que antes disso, ela ligou 33 vezes. As duas tinham distúrbios alimentares e uma brincadeira de ver quem ficava mais magra. Mas o corpo de Cassia não suportou a falta de alimentos e seus hábitos em busca da perfeição.
A narrativa do livro é rápida, e lida muito com o psicológico confuso da personagem. É em primeira pessoa, então temos realmente, a visão da pessoa com distúrbios e o que ela pensa sobre isso. Acho que a autora conseguiu retratar muito bem o que muitas pessoas pensam hoje. A contagem obsessiva de calorias, a busca por números na balança cada vez menores e uma confusão de pensamentos inexplicável. 
É um livro pesado. Da primeira página a última. É um livro que lida com um tema muito forte e de uma maneira direta e bruta. Eu me admirei muito com a autora, por escrever tão bem sobre algo tão complicado e difícil.
Garotas de Vidro foi uma surpresa para mim. Não conseguia soltar o livro, é viciante e tem um ritmo que liga um capitulo com o outro e é impossível parar de ler. A autora não ameniza nada, ela lida com a mais pura realidade. E não é uma realidade suave. Recomendo bastante.

42 comentários:

  1. Oi Gabi

    Faz tempo que tenho vontade de ler esse livro - pena que não recebi, não li nada com esse tema como foco também, parece muito bom.

    :)

    ResponderExcluir
  2. Esse é um daqueles livros que eu sempre via em blogs e internacionais e ficava me perguntando quando ele iria ser publicado por aqui...

    Quero ler ''Garotas de Livros'' por quê a Laurie Halse Anderson é a autora de ''O Silêncio de Melinda'', que fala sobre abuso sexual e as marcas que uma ato deste tipo deixa, e eu simplesmente amo a adaptação cinematográfica dele... Não sabia que o livro se tratava de anorexia - também fiquei evitando as sinopses - e isto só me deixou com MAIS vontade de ler, pois quero ver como ela vai desenvolver este tema.

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi
    Eu não tinha lido nada sobre esse livro e não sabia de que se tratava, e gostei bastante desse assunto, vou gostar de ler.
    Agora entendi o kit do livro.

    ResponderExcluir
  4. Primeira resenha que leio sobre o livro e já gostei.
    Quando li a sinopse, não tive aquela vontade de ler o que mudou agora. Pensava que o tema central fosse apenas um probleminha abordado no livro, mas é bom saber que algo que é hoje, infelizmente, realidade de muitos vem abordada neste de forma clara e dinâmica.
    Agora quero sim ler esse livro!

    ^-^
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi!
    Eu também não fazia a menor ideia do que esse livro tratava, até recentemente e admito que me interessei ainda mais - assim como você, achava que era uma fantasia, mas não poderia estar mais enganada.
    O assunto é pesado, mas fico feliz em saber que a autora soube aborda-lo muito bem e que a escrita dela é ágil e de qualidade. Com esse resultado tão positivo, fiquei ainda mais ansiosa pela história.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Realmente esse tema é muto complexo e pesado, ainda bem qua a autora soube como lidar com isso e produzir uma leitura interessante, pois a discussão de um assunto tão sério é muito oportuna. Embora o título não esclareça o tema do livro por si só, podemos notar o quanto ele é oportuno, pois quem sofre de distúrbios alimentares é tão refratário quanto o vidro quando no que se refere a receber tratamento e mesmo a admitir que tem um problema, e é ao mesmo tempo tão frágil quanto ele, achei a analogia perfeita.

    ResponderExcluir
  7. Olá Gabi!
    O livro está na fila de leitura e adorei ler uma resenha que fala um pouco dele mas sem contar spoilers! Imagino que o tema seja intenso mesmo e espero, realmente, gostar de Garotas de Vidro!


    Boas leituras!

    - Nine
    http://www.estantedanine.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu sabia que o livro se tratava de transtornos alimentares, porque eu vi, por acaso, em outro blog; mas não sabia que esse assunto seria profundamente retratado. Estou bem mais interessada agora que antes, pois essa capa não despertava minha atenção.
    Meu exemplar está aqui, só aguardando eu pegá-lo pra ler. :D

    ResponderExcluir
  9. Oi Gabi, eu não sei porque, mas mesmo sem ter lido absolutamente nada sobre esse livro até agora, eu descartava ele da minha lista só pela capa, mas agora sabendo sobre o que se trata o livro fiquei bastante interessada, nunca li nada sobre anorexia, mas acho que se é para ler um livro sobre isso, é bom que seja um que aborde bem o tema. Ainda não sei se devo inclui-lo à lista, mas quem sabe eu não acabo mudando de ideia né?

    ResponderExcluir
  10. Quando eu ví a capa desse livro,pensei também que era algo sobre fantasia.
    Nunca passou na minha cabeça que se trata de distúrbios alimentares. Bem,é mesmo um tema bastante forte,mas eu estou apaixonada por livros assim,e tenho que dizer que estou louca por esse livro!

    ResponderExcluir
  11. Gabi, não é meu estilo de leitura, mas todo mundo está falando tão bem....acho que vou passá-lo na frente para ter minha opinião! :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Gabi!
    Eu comecei a ler o livro e estou indo bem devagar, curtindo a leitura.. sabe. Gosto de livros desse tema e gosto de ler com calma, para refletir. Fala de um assunto tão polêmico e presente nos dias de hoje.
    Tô gostando da escrita da autora, a narrativa ágil contribui bastante, mesmo.
    Tenho Speak da Laurie, mas ainda não li. Vou ler depois de Garotas de Vidro, ainda esse ano, eu espero.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Primeira resenha que leio do livro. E eu jurava que ele era do gênero "fantasia" ou até "sobrenatural". Nunca me passou pela cabeça: distúrbios alimentares... rsrs Apesar dessa surpresa (para mim), ainda quero ler o livro, parece ser interessante. E adoro quando os autores trabalham com o psicológico dos personagens sem tornar a coisa "maçante". Mal posso esperar para ler. :D

    Beijos
    Ann G. anngominho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Gabi,
    realmente esse problema de disturbios alimentares é bastante sério. É chocante as coisas que essas garotas pensam. Gostaria de ler o livro pra entender mais sobre essas meninas. Ótima resenha, parabéns!
    http://meeninadestemida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Esse é um tema que não dá pra abordar com leveza, por ser um problema muito sério e até mesmo fatal. Então acho certo a autora ter sido direta, mesmo que o livro tenha ficado forte, pesado. Estou apostando muito nessa leitura, eu espero gostar assim como você.

    ResponderExcluir
  16. Ahhhh que cute esse livro gente =[
    quero muito ler, parece ser muito bom. Intrigante.

    ResponderExcluir
  17. Oii.
    É a primeira resenha que leio desse livro e concordo que à primeira vista, parece mesmo ser um livro de fantasia. Bom, distúrbios alimentares não têm nada de ficção e é interessante saber de um livro que fala sobre o assunto até para entender melhor o que se passa na cabeça dessas pessoas. Fiquei curiosa para ler, mas, por enquanto, não pode ser prioridade. :S
    Parabéns pela resenha, Gabi. :D

    Beijos. ;*
    Anna
    http://castanhadechocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. OLá , estou curiosa para ler este livro..

    ResponderExcluir
  19. Quero muitoo ler esse livro ,pois ja sofri de disturbio alimentar quando mais jovem , desdo inicio ja amei esse livro pela capa (acho linda ) , e a tematica me interessa muito , amei a resenha muito detalhada ! Bjus Mih

    ResponderExcluir
  20. Também não imaginava que era esse o assunto tratado no livro, pra mim era só mais um romance fantasioso, e saber que ele trata de4 um assunto tao pesado, me deixa ainda mais curiosa, pois ainda não li nada do gênero.
    Parabéns pela resenha, só me deixou mais ansiosa para ler "Garotas de Vidro".
    http://vidadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde,

    Um livro bastante interessante, gostei da sua resenha....parabéns.....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Fiquei muiiito interessada no livro! Nunca li nada tendo esse tema principal. Adorei a resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  23. Cara Gabi, estou um pouco cansado de livros lever, infanto-juvenis, não tenho nada contra, aliás adoro livros assim, mas há momentos em que precisamos de um choque de realidade, de algo mais cru, mais elaborado. Por sua resenha percebo que este pode ser o livro, ainda mais falando de um tema muito caro nos dias de hoje: "distúrbios alimentares". Tenho um filho que possuía um distúrbio e sei o quanto isso pode ser doloroso pra ele e para os que o cercam. Parabéns pela bela resenha!

    ResponderExcluir
  24. Olá, este livro parece abordar um assunto bastante 'interessante'. A capa é muuuito linda eu adorei. Algumas pessoas falaram que ficaram abaladas com a história, mas eu quero muito lê-lo e avalia-lo rs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Eu não consigo começar a ler um livro sem ler a sinopse dele..e com esse não foi diferente.
    Amei desde a primeira sinopse e o tema é sim, impactante.
    Não tenho lembrança de outro livro que tenha retratado esse tema, mas todas as resenhas que li até agora, são positivas.
    Sua resenha ficou perfeita!
    Não gosto muito das resenhas enroladas..rs prefiro as diretas e sinceras, como a sua.
    Parabens!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  26. Esse livro parece ser forte. Gostei muito do tema abordado e acho que esse livro é um daqueles que ficam na nossa memória por um bom tempo. Ótimo lançamento da NC, com esse livro eles acertaram muito!

    ResponderExcluir
  27. Realmente essa tema é forte, mas eu acho que é bom que ele tenha esse tea por que é um tema que acontece bstanete hoje em dia. E eu acho que qaundo as pessoas lerem elas vão se sentir como se elas tivessesm aqueles problemas. Eu quero ler o livro, ele parece ser bem interessante.
    Rafa,
    http://sopa-de-historias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Amei a capa do livro e a história então!! Quero demais! *-*
    Parabens pela resenha!! ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. É a primeira resenha que leio deste belo livro,se eu chegar a ter esse livro terei o prazer de ler.

    ResponderExcluir
  30. Na primeira vez que eu li uma resenha sobre o livro eu já fiquei meio chocada, pela capa e título eu não imaginava que a história trataria sobre esse assunto tão presente no nosso dia-a-dia mas que não é tão discutido.
    A história parece ser intensa e por isso eu quero muito ler, parece ser ótimo.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  31. É um livro bastante interessante pra ler, parece ser um livro intenso.

    ResponderExcluir
  32. Olá, Realmente esse tema é bem pesado, polêmico e forte. Fiquei feliz em saber que a autora consigo contar uma ótima estória com esse tema, que está presente na sociedade hoje, mas que não recebe a devida atenção. Estou bem curiosa para ler esse livro, parece ser realmente bom. Espero lê-lo em breve, quem sabe talvez nessas férias. Espero não me decepcionar com ele e que ele seja tão bom quanto eu imagino.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  33. Pela capa eu tbm achei que era mesmo um livro de fantasia, uma história bem tranquila.
    É só quando li as resenhas é que vi que se tratava de distúrbios alimentares. Parece ser um livro bem forte e emocionante, estou super curiosa pra ler...


    beijos!
    @nann_da

    ResponderExcluir
  34. Li a resenha e achei a estória fantástica. É grudenta e dar vontade de ler! Quero muito ter este livro!

    ResponderExcluir
  35. Ninguém entende a vontade que eu estou sentindo de ler este livro. Se por um lado gosto das coisas a la Nicholas Sparks, leituras diretas e realistas me prendem absurdamente. Além de ser um tema que, como você disse, é difícil de lidar e ela parece ter lidado perfeitamente. Quero muitíssimo ler.

    ResponderExcluir
  36. Estou impressionada. Não imaginei mesmo que o tema fosse tão profundo. Sou gordinha e não entendo nem um pouco esse universo de bulimia. Este livro me interessou muuuuito!

    ResponderExcluir
  37. Achei bem interessante esse livro! Tomara que eu ganhe :D Participando o/

    ResponderExcluir
  38. Quero muito ler esse livro! Embora eu só tenha de base o que eu li na resenha, ele me chamou muito atenção pela capa e parece ser um livro bem interessante.

    ResponderExcluir
  39. Também não sabia que o livro se tratava desse assunto - até agora.
    Parece mesmo ser um livro muito bom, apesar de ser forte com esse tema como você diz. Queo muito lê-lo e saber como as pessoas com esse problema pensam.

    bjs.

    ResponderExcluir
  40. Legal a resenha, pelo visto é outro livro a abordar o tema: BUSCA PELO CORPO PERFEITO! Pelo que pude observar ele tem um foco mais dramático que outros que já li. Acho super importante abordar este tema pois hoje já esta ficando natural conhecer pessoas com este problema e que precisam de ajuda.Abrc!

    ResponderExcluir
  41. Pelas mil semelhanças entre o livro e vivências minhas, parece ser ótimo e quero muito lê-lo.

    ResponderExcluir