3 de junho de 2012

Resenha: Por isso a gente acabou - Daniel Handler


Por isso a gente acabou - Daniel Handler - Companhia das Letras

Adorei. Adorei. Adorei e adorei.
Quando eu comecei a ler resenhas desse livro, senti que precisava lê-lo. Era um sentimento de necessidade absurdo. Li em dois dias e tenho vontade de ficar abraçando o livro de tanto que gostei.
Parte dessa animação toda, é que Daniel Handler, também é o autor de Desventuras em série (sob o pseudônimo de Lemony Snicket) e essa é uma das minhas séries favoritas de todos os tempos. Então, queria ver como ele escreveria sobre um tema completamente diferente.
Por isso a gente acabou, é uma carta que a Min escreve ao seu ex-namorado Ed. Contando a história do relacionamento deles e os motivos por quais eles acabaram. Ela manda a carta dentro de uma caixa com vários objetos que ela quer devolver a ele. E esses objetos são retratados no livro sob a forma de desenhos. São desenhos maravilhosos.
Eu adorei a Min. Adorei a maneira como ela narra o livro. É uma narrativa gostosa, rápida, divertida e é impossível parar de ler o livro. Não conseguia soltar, logo nas primeiras páginas já mergulhei na história e me apaixonei pelos personagens.
Min e Ed tem um romance bem improvável e fofo. Ele é capitão (ou melhor cocapitão) do time de basquete, muito popular e tem uma longa lista de relacionamentos anteriores. Min é... diferente. Ou ‘das artes’. É algo que é comentado bastante no livro. Quando Ed diz para mim o que ela é, sempre acaba falando diferente. E comparando com as ex dele, ela é bem diferente.
Como personagens secundários, temos o melhor amigo de Min, Al. Ele é um ótimo personagem e eu o adorei. Temos também Annette, amiga de Ed que, eu prefiro nem comentar.
Resumindo, é um livro que vale muito a pena ser lido. Não é mais um romance normal. É maravilhoso e a narrativa é incrível. Min, ao contar as histórias, desabafa tudo e coloca toda a raiva de Ed no papel. Estou apaixonada pelo livro.

11 comentários:

  1. Antes de dar uma folheada nele na minha última visita na livraria, eu achava que a construção deste livro era a mesma que ''A Invenção de Hugo Cabret'' - narrado por palavras e desenhos... Mas era só impressão e ele é 'só'' ilustrado.

    Apesar de toda esta empolgação que se espalha na blogosfera por causa deste livro, confesso que ela ainda não me atingiu (e nem sei se vai!=X). As resenhas sempre me deixam empolagado, como a sua, só que aí eu leio a sinopse e a vontade meio que passa... É estranho, sabe?!

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  2. Eu DISSE!!! O sentimento é realmente de que "Quero abraçar esse livro pra SEMPRE!" Hahahaha! <3

    Entrou como favoritos desse ano, sem dúvidas!

    Beijos pra vc, Gabi!

    ResponderExcluir
  3. Já tinha lido uma resenha desse livro e já estava interessada nele, quero muito ler esse livro, segunda resenha de um blog que confio que elogia o livro, a estória, enfim...

    Beijos ><
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oii. Ótima resenha! Só aumentou minha vontade de ler esse livro embora não pareça ser daqueles que "mudarão minha vida". Bom, só lendo para saber... Gostei da forma como ele é escrito, em forma de carta, é diferente. :)

    Bjs.
    Anna
    http://castanhadechocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu AMEEEEEI esse livro, sem mais!
    Já estou morrendo de vontade de reler! *-*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Gabi, esse livro vem sendo tão amplamente elogiado que eu simplesmente preciso lê-lo! ^^
    As ilustrações são lindas (andei folheando na livraria), e fico super feliz em saber que a narração não fica para trás, é gostosa e envolve. Parece ser uma história diferente das outras, e não aquelas que é mais do mesmo. Com certeza vou ler!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabi

    Estou curiosa para ler esse e a série do autor, mas vou começar com esse, parece demais, o lance dos desenhos e objetos lembra O céu esta em todo lugar.

    :)

    ResponderExcluir
  8. Gabi, acho que esse é um daqueles livros impossíveis de fazer uma resenha que expresse tudo o que a gente sente ao ler. Se não fosse pelas suas estrelinhas e pelo último parágrafo (e os inúmeros outros comentários positivos, claro) o livro pareceria bem... Comum. Mas você já me fez ficar apaixonada pelo livro e eu quero lê-lo agora! Vamos ver, quem sabe eu não o ganhe de aniversário? Hahahaha!
    Beijão, gabi!

    ResponderExcluir
  9. Eu quero lerrrrrrrrrr, Gabi! Tô louco para comprar o livro! Os personagens e a história parecem ótimos, quero muito conhecê-los. Quando eu tiver dinheiro, vai ser, sem dúvida, um dos que vou correr para ler, rsrs
    Você viu que eu não conhecia o Handler pelo nome normal, na livraria, rsrs Agora, sabendo que ele é o Lemony, super elogiado, tenho ainda mais vontade de ler, né
    Enfim!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Ainda não vi ninguém que não tenha amado este livro e eu não sou exceção!!!! Daniel Handler é O CARA e este livro me marcou muito. Verdadeiramente tocante, como você bem explicou na resenha :)

    Beijos
    Adriana - Mundo da Leitura

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus, finalmente encontrei alguém que amou a Min! Meu Deus, meu Deus! Eu sou total e extremamente apaixonada por ela, gente. Por eles, na verdade. Tenho 90% de certeza que eles formam meu casal favorito. Amei totalmente esse livro e vivo sonhando com o dia em que o terei em mãos (sim, infelizmente li pela internet. *sninf*).

    ResponderExcluir