10 de julho de 2012

Resenha: 2083 - Vicente Muñoz Puelles


No ano de 2083 os livros de papel não existem mais. Somente em forma de relíquias e são muito raros. Os livros podem ser lidos em e-books, mas o problema é que as pessoas pararam de querer ler. Os livros entraram em desuso, ninguém se sente mais com vontade de ler um livro.
A primeira coisa que eu pensei quando terminei foi: preciso viajar pela Bibliotravel. A Bibliotravel é uma agência de viagens que faz viagens para dentro dos livros. Você escolhe um dos livros disponíveis e entra na história na pele de algum personagem. E eu achei isso muito legal. Imagina... Poder viajar para dentro dos meus livros favoritos e realmente viver lá por um tempo. Seria algo maravilhoso. 
O livro é narrado por David, um menino de dezesseis anos que está assistindo TV quando aparece uma reportagem sobre a descoberta de um local que abrigava centenas de livros antigos, e isso desperta nele o interesse pela leitura. E é muito legal perceber que conforme ele começa a ler, não consegue mais parar. 
Eu adorei essa história. Fala tão bem sobre os livros e eu adorei por ter dado tamanha importância a isso, os livros. Faz o leitor perceber como tudo pode ser perdido rapidamente. As histórias, os personagens, livros que são tão importantes para nós. 

A narrativa do autor é muito boa. É agradável de ler e faz o leitor se sentir imerso naquele mundo. Eu acho muito legal livros sobre livros. Recomendo bastante, acho que qualquer amante de livros vai se ver um pouco nas páginas de 2083.

9 comentários:

  1. Bibliotravel - é a personificação de um desejo em comum entre os leitores. Sério, preciso desse livro, vou pesquisar no Buscapé agora mesmo. É uma história rápida? Estou sentindo que vou gostar e não querer soltar mais. Cinco estrelas? PRECISO!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curioso em saber como o autor retratou o futuro. Se ele se aprofunda em algo mais na sociedade, na área científica, nas relações sociais (...) porque eu adoro escrever textos, e também ler livros, que se passam no futuro.

    ResponderExcluir
  3. Nhaaa, fiquei curiosa, vou adicionar na minha lista! Livros são livros são tudo de bom! :)

    Beijo grande :*

    ResponderExcluir
  4. Bibliotravel *o*
    Quem não quer?

    Hogwarts seria meu segundo lar, com certeza, hahaha! <3
    Vhs,

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi

    Ah eu também acho muito legal livros sobre livros, que sonho essa agência *.*

    ;)

    ResponderExcluir
  6. Adorei a ideia dessa bibliotravel... e fiquei curiosa pela razão do desinteresse por leitura, chega a explicar?

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da estória desse livro, e a Bibliotravel?! Que sonho ter isso na vida real *O* Com certeza quero lê-lo <3

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Esse é com certeza o próximo livro que vou pedir para a Biruta e um dos próximos que vou ler.
    Eu li uma resenha superpositiva da Adri antes e agora a sua também elogiando.. Não preciso nem dizer que quero ler, né?
    Toda esse valor que deram aos livros nessa obra..
    Quero ler!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Na pele de algum personagem?? Ah! Preciso ler esse livro. Tenho muitos aqui em casa para ler, hahaha, mas eu dou um jeitinhozinhozinho...

    ResponderExcluir