2 de julho de 2012

Resenha: Thirteen Reasons Why - Jay Asher


Thirteen Reasons Why - Jay Asher
Edição brasileiras: Os treze porquês - Editora Ática
Sabem quando se quer ler tanto um livro e quando finalmente você tem o livro em mãos, lê à primeira página, o primeiro capítulo e então pensa que valeu a pena esperar? Foi exatamente isso que eu senti quando comecei a ler.
Clay Jensen estava voltando da escola em um dia comum, como todos os outros, quando encontra um pacote na sua porta. Está endereçado para ele, mas sem remetente. Ele abre o pacote e encontra sete fitas cassetes gravadas por Hannah Baker. Sua colega que havia cometido suicídio algumas semanas antes.
Ele começa a ouvir a primeira fita e Hannah diz que nelas, ela falará sobre os treze motivos que a levaram ela a se matar. Se Clay recebeu o pacote, ele é um deles.
Thirteen reasons why é um livro impossível de soltar. Simples assim. A história é intrigante, é forte e é incrível.
O livro tem uma mensagem forte. Por trás de tudo, ele tem uma mensagem muito forte. Todos nós impactamos a vida das pessoas com quem convivemos, às vezes não temos ideia do que estamos fazendo. E as treze pessoas que aparecem nas fitas de Hannah, não faziam ideia que o que fizeram, levou Hannah a tomar essa decisão.
E o livro mostra como as coisas têm aquele efeito bola de neve. Todas as histórias estão interligadas e tudo começou com algo simples, algo bobo.
Certas brincadeiras magoam, brincadeiras podem ser sérias. Mesmo que sejam as mais bobinhas. E as pessoas da fita, não fazem a mínima ideia de como seus pequenos atos, influenciaram uma decisão tão grande.
Temos duas narrativas simultâneas. A de Hannah, através das fitas e a da Clay, enquanto ouve as fitas e se pergunta, onde ele entrará? A única coisa que ele fez foi gostar de Hannah. Como isso pode ter algo a ver com o suicídio.
É uma história muito forte, com muitas emoções difíceis de lidar. Com temas difíceis de escrever e de ler. Mas eu recomendo. Recomendo muito. É um livro que não servirá apenas como uma leitura para passar o tempo, é um livro que a mensagem vai ficar com o leitor. Ficou comigo.
Jay Asher me surpreendeu. Uma narrativa impecável.
E para quem já leu, tem um canal no youtube com vídeos com o áudio das fitas. É estranho ouvir, a história fica mais real ainda, mas achei interessante. É em inglês, e quem se interessar, clique aqui.

14 comentários:

  1. Esse é um dos meus livros preferidos, sua resenha resumiu bem tudo o que senti lendo...

    ResponderExcluir
  2. É o livro que eu MAIS QUERO LER! Vou ver se consigo ler agora nas férias. Sério, você não tem noção de quanto tempo estou esperando para ler esse livro, mas eu NUNCA acho a versão em português, quem dirá a em Inglês! Ai gabi, você só me deixou com MAIS VONTADE AINDA de ler! Vou terminar o livro que estou lendo agora, os quatro da Instrínseca que vão chegar, e aí vou ver se consigo esse livro. QUERO MUITO MESMO!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gabi! ^-^
    Olha, tô com "Os treze porquês" aqui faz um tempinho, mas tenho um medo danado de ler. Geralmente eu me impressiono muito fácil e como trata de suicídio, eu fico com receio de começar a leitura... Mas um dia quero ler pois você não é a primeira pessoa que fala tão bem dele.

    PS: o que é essa capa?! *______* Bem que podiam ter mantido aqui no Brasil, né?

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  4. Amo esse livro *-*
    Já faz um tempo que li esse livro (ouvindo as fitas que,anteriormente ficava no site do livro). Acho que a sua resenha diz tudo, e quando você ouve as fitas e tal,fica mais real ainda,mais palpável digamos assim.
    É um livro lindo que mostra como as pessoas,ás vezes indiretamente,afetam o próximo.Ouvindo/lendo a história você fica na torcida para que o final seja diferente e que Hanna sai de algum "lugar" rs.O que mais me chamou a atenção desse livro é da realidade que nele tem,qualquer um de nós pode ser afetado pelo que aconteceu com a Hanna ou pelo que fizeram com ela.Acho que Os 13 porquês é um livro que todos deveriam ler,pois é uma ótima lição de vida :)
    Amei a resenha, realmente, fiquei até com vontade de ler de novo rsrs
    Beijos*

    ResponderExcluir
  5. Gabi, eu tenho o livro (até que enfim!) mas ainda não consegui tempo para ler. Já havia comentado que queria ler, agora ainda mais sabendo que a leitura é viciante, dificil de largar.
    Outra coisa interessante é essa das fitas da Hannah. Adorei isso, vou ouvir enquanto estiver lendo o livro, rsrs
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Eu leio TANTAS coisas sobre esse livro...particularmente não é sobre meu gênero favorita, mas a cada comentário lido, fico mais curiosa ainda. É um pouco difícil, na minha cabeça, aceitar que uma pessoa possa ser "fraca" ao ponto de atitudes alheias, por mais ruins que sejam, influenciar em uma decisão tão grande, como tirar a própria vida...complicado!

    Esse eu espero ler em breve!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Li este livro em 2010, e até hoje ele está gravado na minha memória... A história com certeza me impactou! Mesmo sendo um livro relativamente pequeno (a edição nacional, que eu tenho, só tem 244 páginas de história) eu levei quase duas ou três semanas para ler. Justamente por quê eu me machucava muito enquanto lia o que faziam com a Hannah.

    Acho que lia um lado de uma fita por dia, quase como se fosse doses homeopáticas. Quando tudo começa a desmoronar para ela, eu simplesmente não conseguia parar de chorar.

    É um livro brilhante.

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  8. cada comentário é uma vontade a mais de ler esse livro. sério , não é muito o genero que costumo ler , mais to muito curiosa por esse livro , todo mundo comenta super bem o livro , e ta entrando tambem pra minha lista de PRECISO LER URGENTE. to a procura dele em portugues , o que é uma missão complicada tambem né , mais eu vou conseguir e vou matar esse desejo de ler !

    ResponderExcluir
  9. to babando pra ler esse livro desde o ano passado , só não encontro um lugar que venda ;x
    a cada comentário é uma vontade a mais que me dá de agarrar esse livro, e sua resenha me faz babar ainda mais , com certeza é um livro pra minha lista de PRECISO LER URGENTE

    ResponderExcluir
  10. Eu me interessei e muito por esse livro D: Achei bem interessante da Hannah falar sobre o motivo dela cometer suicídio e gravar isso, só de ler, dá pra perceber que o livro traz uma leitura não muito leve e que com certeza fica na gente.

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  11. Já tinha visto a capa desse livro em outros blogs (a versão brasileira), mas não lembro de ter lido alguma resenha, acho que a sua é a primeira. Gostei muito do tema tratado no livro, quero muito ler! Dá para imaginar que tem uma mensagem forte mesmo.
    Está na lista dos desejados!

    ResponderExcluir
  12. Oi Gabi

    Eu tenho esse livro, ainda não li, ele parece demais, gosto muito desse tipo de história que dá para relacionar com a nossa vida, mesmo sem pontos em comum.

    :)

    ResponderExcluir
  13. Agora estou loucas pra ler ):, sério preciso desse livro.

    ResponderExcluir