24 de julho de 2012

Resenha: Um lugar para ficar - Deb Caletti


Clara acabou de se formar no colégio e fugiu da cidade com seu pai, sem avisar ninguém para onde estava indo. O motivo? Seu ex-namorado, Christian, não aceita que ela terminou o relacionamento. Ele é obsessivo e controlador. Clara foge, porque as coisas já foram longe demais.
Um lugar para ficar foi uma surpresa para mim, não imaginei que a história fosse me conquistar tanto. O principal motivo foi a narrativa da autora, é uma narrativa que intercala passado e presente e é bem trabalhada.
O livro é narrado em primeira pessoa, e a Clara muitas vezes interage com o leitor, principalmente por meio de notas de rodapé. Ela é uma personagem que está tentando fugir do seu passado, está tentando recomeçar e lidar com outros problemas também. E eu passei a gostar dela como personagem conforme a história foi se desenrolando.
O relacionamento dela com Christian é daqueles que desde o inicio, as pessoas de fora já percebem que é errado, que tem algo errado com ele. Mas o amor cegou Clara por muito tempo, e quando ela percebeu onde estava metida, já era tarde demais. Christian é um namorado controlador, ciumento, mas no fundo é uma pessoa realmente insegura.
O livro tem cenas muito bonitas e explora relacionamento de pai e filha, de amigos e eu gosto quando o autor explora vários personagens do livro, dando uma história mais ampla para o leitor. Um lugar para ficar também trata de perdão, perdoar os outros, mas acima de tudo, se perdoar.
Um ponto negativo que eu me sinto obrigada a comentar foi algumas questões de tradução. Algumas palavras são repetidas várias vezes na mesma frase e pela primeira vez eu li uma risada em forma de ‘kkkkk’ em um livro. Isso sendo uma linguagem informal, de conversas de chat, eu não acho que é a melhor opção para aparecer em um livro.
Eu gostei do livro. A história tem um ritmo muito bom, e é agradável de ser lida. 

29 comentários:

  1. Gostei da ideia das notas de rodapé... parece ser uma leitura bem agradável!

    ResponderExcluir
  2. eu gostei da ideia geral do livro, de saber que ela fugiu de algo, que precisou mudar, eu tenho me sentido assim.
    já rolou de me identificar rs'
    gostei mto do seu blog, vi como recomendado de um blog e resolvi visitar, seguindo.

    Tem sorteio lá no blog do livro Anjo Mecânico, participa.
    http://pepperlipstick.blogspot.com.br/2012/07/sorteio-anjo-mecanico.html

    ResponderExcluir
  3. Uau, realmente não esperava muito do livro. Gostei do tema e ainda bem que a narrativa da autora é cool! Gabi, você está lendo compulsivamente, que isso, menina! Todo dia quando eu entro no Skoob você tem um novo livro lido, HAHAHAHA.

    ResponderExcluir
  4. Gosto de narrativas em primeira pessoa: é mais fácil se colocar dentro da história. E essa coisa das notas de rodapé é bem interessante. A primeira vez que vi foi em "Qual seu número?" e gostei!
    Estou bem animada pra ler Um lugar para ficar embora seja um assunto que me assusta um pouco. rs

    Beijos, Gabi!

    ResponderExcluir
  5. AH, eu também fiquei abismada com aquela risada 'kkk' no livro. HAUSHAUSH Também gostei muito dele, a leitura fluiu muito bem, o Christian me assustou em alguns momentos, mas no final, vi que ele só era inseguro mesmo u.u Amei os personagens, principalmente o pai de Clara ♥

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  6. Tô com vontade de ler esse livro, até porque o nome da protagonista é Clara! hahaha
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Estou com esse livro aqui para ler ! Aliás que blogueiro não está ne? rs
    Bom, é ótimo!!!!
    PARTICIPE DE NOSSO SORTEIO DE FÉRIAS!
    www.Imaginayre.com.br

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece ser bem humano, no sentido de retratar muito bem os sentimentos mais comuns na vida de cada um de nós... As incertezas, o amor confundido com paixão, a difícil relação entre pais e filhos... Enfim, pareceu-me o tipo de livro que te deixa refletindo um pouco sobre você mesma!
    Além disso, li outras resenhas e a cada resenha que leio, desperta mais o meu interesse! Mas posso afirmar que gostei da sua, foi sincera e concreta, deixou clara sua opinião sem interferir no possível interesse dos seus leitores! :)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Interessante... Agora é aguardar pra ler e ter uma opinião formada...

    ResponderExcluir
  10. O livro em si despertou meu interesse por ter um enredo muito interessante...Estou louca para ler...

    ResponderExcluir
  11. Achei tão fofo esse livro! É claro que quero ler! Amei essa história, parece ser leve e gostosa de ler *-*

    ResponderExcluir
  12. Ai, eu gosto de livros assim mostrando essa relação "pai e filha" e blá, blá, blá.

    Gostei da sua resenha porque eu não tinha a mínima ideia de como era a história do livro e agora sei um pouquinho, mas sem ter muitos detalhes, sabe? :)

    Anna

    ResponderExcluir
  13. Esse livro parece bem singelo. O chato é ter que lidar com essas traduções que só denigrem o livro. Eu estou bem curiosa para ler esse livro. Gostei muito da resenha e da sua descrição.
    Bjs!
    Zilda
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li esse livro, parece ser maravilhosooo, não só pela história em si e tal, mas também por parecer que em algum momento irei me identificar com a história.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Gabi

    Puxa "kkkk" eu nunca vi, concordo contigo, daí já é demais. O enredo não me despertou muito interesse, mas acho legal quando o narrador interage, se for feito de forma legal.

    :)

    ResponderExcluir
  16. Realmente algumas vezes os autores querem acompanhar as 'novas tendências' e acabam exagerando na informalidade. Mas parece ser uma história interessante, e a trama tem relação com a realidade.

    ResponderExcluir
  17. Ah, mentira... "kkkkkkk"? hein?? Não podia ter escrito que o fulano ria, ou gargalhava? hehe

    Apesar dos pesares, me parece um ótimo livro!! Coitada da garota, ter que fugir da cidade por causa do ex-namorado. Pelo menos o pai a acompanhou, né? Quero ler!

    Ju

    ResponderExcluir
  18. Super afim do livro que parece muito com o tipo de literatura que eu amo!
    Tradução ruim é foda!
    Mas mesmo assim tenho vontade de ler!

    ResponderExcluir
  19. Gostei da sua resenha
    O livro parece ser bom mesmo!!
    Já queria esse livro,quando a editora Novo conceito postou os seus lançamentos do mês.Adorei também a capa ^^

    ResponderExcluir
  20. ´Gostei da resenha, querendo muito ler...

    ResponderExcluir
  21. Resenha instigante , e gostei de saber que esse livro retrata mais o cotidiano de nós humanos , a maioria dos livros é sempre algo parecido com contos de fada - no sentido romance - , foge um pouco da nossa realidade de incertezas , dúvidas e tudo mais, to mt afim de ler esse livro ! e parabens pela resenha.

    ResponderExcluir
  22. Gabi, desculpa pelo atraso nos comentários, viu? Eu estava viajando no fim das férias, aí só consegui visitar os blogs hoje.
    Eu comecei a ler este livro e estou indo bem devagar, saboreando a leitura. Ainda não sei bem o que esperar dela, então vou descobrir aos poucos.
    Você ter gostado do livro já me apoia bastante, dá vontade de continuar.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  23. Sério que colocaram kkkk,como risada? Num livro?
    Meu Deus,que absurdo!
    É claro que usamos isso na internet,mas concordo com vc em um livro,isso é demais ¬¬'

    Quando eu li a sinopse imaginei que seria algo mais adulto,num estilo mais thriller/suspense,mas ao ler sua resenha percebi que está mais para um YA.
    Ainda quero ler,achei o tema bem interessante,afinal isso acontece no dia a dia .

    bjs Nati

    ResponderExcluir
  24. Já li muitos elogios ao livro e fiquei super curiosa para ler. Pela sua resenha então a curiosidade aumentou.




    Um leve bater de asas para todos!!!!!

    ResponderExcluir
  25. Quando olhei pra capa do livro, não fiquei muito empolgada pra ler, quando vejo um livro a capa tem que me chamar atenção. Posso dizer que ele não está na minha lista de prioridades, mas certamente leria se tivesse a oportunidade.

    http://relembrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Estou com bastante vontade de ler esse livro.
    Tem cara de ser uma leitura interessante.
    A capa chamou muito a minha atenção, achei linda.
    Ótima resenha :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. As vazes fico confusa quando passado e presente se misturam no livro. Espero que a narrativa do livro não seja confusa. Dependendo da quantidade de notas de rodapé fico incomodada, adorei o livro Qual seu Número, mas tinha tanta nota de rodapé que as vezes facava cansativo a historia. Quanto a tradução já vi acontecer em outros livros e esse kkkkk é ridículo.

    ResponderExcluir
  28. muito bom esse livro gostei ainda to lendo mais ta legal

    ResponderExcluir