4 de setembro de 2012

Resenha: Caminhos de Sangue - Moira Young


Eu adoro quando eu sento para ler um livro e só consigo ir fazer outra coisa quando terminei. Isso aconteceu com Caminhos de Sangue: é um livro viciante.
Saba nasceu na Lagoa de Prata, um território afastado de todo o resto. Com poucos recursos, falta de água, ela e sua família tiveram uma vida bastante complicada. Um dia, após o seu aniversário de dezoito anos, homens estranhos aparecem e levam seu irmão gêmeo embora. Sem maiores explicações. Saba, que passou a vida toda vivendo nas sombras dele, sabe que precisa encontrá-lo. Precisa ir atrás dele e salvá-lo.
Caminhos de Sangue narra toda a jornada de Saba ao encontro do seu irmão. O inicio do livro é um pouco lento, o leitor precisa se acostumar com a narrativa diferente da autora. Diferente em vários sentidos, um deles é a linguagem dos personagens. Eles nunca tiveram educação, nunca tiveram acesso a nada que os ensinasse a falar "corretamente", então eles falam, por exemplo: olhano no lugar de olhando. Num no lugar de não e várias outras. 

Mas isso foi necessário para caracterizar os personagens. Outro ponto é a falta de travessão. Isso fez com que eu tivesse que prestar bem mais atenção para não misturar quando era uma fala e quando era um pensamento.
Mas depois que acostuma, isso não passa a ser um problema e passa a ser essencial para a história ser o que é. Eu gostei muito dos personagens do livro. Na capa, diz que é perfeito para os fãs de Jogos Vorazes, a semelhança que eu encontrei entre os dois foi as protagonistas. Saba é durona, forte, teimosa e não desiste nunca, como a Katniss.
Temos um mocinho com a personalidade que eu gosto. Que se acha o tal, cheio de comentários sarcásticos e com um bom humor. Depois que Jack aparece a história passou a ser bem mais bem humorada. E o relacionamento dele com a Saba é do jeito que eu gosto também. Eles passam uma boa parte do tempo se implicando. Não sei o motivo, mas eu gosto disso.
Emmi, a irmãzinha menor da Saba me conquistou demais. Minha personagem favorita do livro.
O livro é forte, é diferente, é rápido e eu adorei.

15 comentários:

  1. Se o livro inteiro for escrito com a mesma linguagem, não me incomoda o modo de falar. Eu fico incomodado quando a narrativa é culta e o resto é muito informal, atrapalha a leitura. Quanto ao travessão..., bem eu não gosto de travessão (risos), então é ponto positivo. Gostei da resenha...

    K=.D
    (grobsch.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Achei bem interessante a linguagem do livro. Quando olhei Caminhos de Sangue pela primeira vez achei meio sinistro, e não pensava que a história fosse assim; parece um livro lindo! Ótima resenha!

    Beijos
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  3. Eu também já estou com este livro na estante, mas estou meio reticente para ler ele justamente por essa escrita ''diferenciada''...

    Sei que foi a forma da autora marcar ainda mais a personalidade dos personagens, mas tenho medo de pegar ele para ler, ficar com raiva da narrativa, e abandonar ele, sabe? Rsrsrs

    Mas espero de verdade que o livro me surpreenda.

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  4. Amei seu blog! Ainda não li esse livro, mas pretendo fazer isso, com certeza.

    Temos promoção lá no blog!
    Beijos!

    http://beyondofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já tinha lido uma resenha desse livro, me interessei e muito por ele *_* Os elogios à ele não foram diferentes <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Não tenho certeza ainda se me interessei por ele... a capa é linda e achei legal isso da caracterização de fala deles.

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia o livro. Nunca li "Jogos Vorazes" e dá vontade de ler pelas críticas positivas. Mas não é uma trilogia que me atrai. Então, não me interesso muito por esse. :/

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  8. oii,
    não conhecia e já fiquei bem curiosa. Gosto quando tem personagens fortes e que lutam pelos sonhos. A capa também é linda.
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. EBAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA VOCÊ GOSTOU! :D SABIA! <3

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabi

    Estava com vontade de ler esse quando saiu, mas agora já não sei rsss igual só li elogios, e o enredo é diferente, acho que não me incomodaria com o lance da linguagem exatamente por já saber dela antes de pegar para ler. :)

    ResponderExcluir
  11. Oi Gabi!
    Eu estou com bastante vontade de ler esse livro agora, mas ainda estou com um pé atrás com essa fala nada correta dos personagens. Sei lá, não sei se vai cair bem pra mim.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  12. Tenho 12 anos e quando descobri seu blog n descolei mais daqui, já fiz até um listinha dos livros quero ler. Você acha que por causa da liguagem diferenciada e tals, esse livro seje um pouco dificil, ou até meio ruim para eu ler? (:

    ResponderExcluir
  13. Manuela: Que bom que gostou do blog, fico muito feliz! Acho que você podia achar o livro em uma livraria e dar uma olhadinha nos primeiros capítulos, a história é um pouco forte sim.

    Gabi

    ResponderExcluir
  14. Meu pai ficou de comprar o livro e até agora não comprou, acho que vou ter que fazê-lo eu mesmo!
    Eu estou querendo ler o livro há algum tempo, mas (como disse, meu pai não comprou) não tive a oportunidade ainda. Estou numa vibe distopia, então quero comprar logo para ler todos que tenho de distopia, hahha
    Beijão!

    ResponderExcluir
  15. olá!

    Desconhecia este livro, mas gostei do seu comentário.

    Parabéns pelo blog. é 5 estrelas

    aproveito para convida-la a visitar o meu :)

    ResponderExcluir