12 de setembro de 2012

Top 10: livros que fazem pensar

Meme do blog The Broke and the Bookish
Top 10: Livros que me fazem pensar (sobre o mundo, pessoas, vida, etc)

Cidade Mágica – Drew Lerman
Eu adoro a maneira como esse livro me entende. Eu e Henry, apesar de sermos completamente diferente, pensamos muitas vezes da mesma forma. Ele me fez pensar bastante na vida e em vários aspectos dela.

As Vantagens de ser Invisível – Stephen Chbosky
Esse livro me marcou de uma forma bem diferente dos outros. A sensação que eu tive quando terminei, foi única. O autor fez com que eu pensasse no meu modo de viver. Me fez pensar o que significa ser uma pessoa invisível, um wallflower.

The Fault in our stars – John Green
Eu pensei em tudo enquanto lia esse livro. Vocês já cansaram de me ouvir falando sobre ele, mas ele não podia ficar de fora dessa lista. Acho que se pensa principalmente na vida e como as coisas acontecem. Não é um livro onde milagres acontecem, mas eu sempre fiquei esperando por um. E acho que a vida é assim também.
Looking for Alaska – John Green
Quem me fez pensar nesse livro foi a personagem Alaska e toda a sua maneira de pensar, de agir e de ver a vida. É uma das melhores personagens que eu já li e ela tem esse efeito, de fazer o leitor pensar.
Garotas de Vidro – Laurie Halse Anderson
Esse é um livro muito forte e muito intenso. Fala sobre distúrbios alimentares pelo ponto de vista de uma menina que sofre com isso. A autora realmente entra na mente de uma pessoa assim e narra exatamente como é.
Fahrenheit 451 – Ray Bradbury
Esse livro me fez pensar muito sobre livros. Sobre como os livros abrem a mente das pessoas, e muitas vezes, fazem com que os leitores tenham pensamento crítico. Me deixou pensando também sobre o que é e qual a importância do pensamento crítico.
Jogos Vorazes – Suzanne Collins
É difícil um livro distópico não fazer o leitor pensar. Jogos Vorazes é um dos meus favoritos então ele está nessa lista. Todos os pontos que a autora comenta sobre a Capital e sobre o que acontece nos distritos é algo que se pode pensar.
Feios – Scott Westerfeld
Feios trata sobre um mundo onde ao completar dezesseis anos, todos passam por uma cirurgia onde se tornam perfeitos. A cirurgia tem algumas consequências que não são positivas, e isso os personagens descobrem depois. O livro me fez pensar sobre o que é ser perfeito, me fez pensar sobre toda essa ideia de perfeição que existe hoje em dia e se isso é realmente algo importante.
Os treze porquês – Jay Asher
Everything affects everything. Essa frase ainda não me deixou em paz desde que eu terminei o livro. É um livro forte com uma mensagem mais forte ainda. Não temos ideia de como impactamos a vida das pessoas ao nosso redor.
Divergent – Veronica Roth
O que me fez pensar nesse livro, foi a divisão de facções e o que cada uma representa. Os honestos, os generosos, os corajosos, os tranquilos e os inteligentes. Cada um achando que a sua virtude é mais importante e que foi a falta dela que fez o mundo ter tantos problemas. Eu achei interessante esse ponto de vista, e eu acredito que não é uma virtude a mais importante, e sim o conjunto delas.

7 comentários:

  1. É verdade cada livro marca uma pessoa de uma maneira única :DD
    Só li alguns da sua lista até agora, mas foi quase igual a minha reação :DD
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Já li alguns da sua lista, e todos os outros estão na minha lista de próximas leituras. Eu gosto muito de livros que fazem a gente pensar, e eles são os que mais me marcam também. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. "Cidade Mágica" <3 Fala sério, eu PRECISO LER OS 13 PORQUÊS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Da sua lista, até agora só li ACEDE e também fiquei esperando um milagre, lá o fundo, sabe? Tenho muuita vontade de ler As Vantagens de Ser Invisível, Jogos Vorazes, Feios e Looking For Alaska

    ResponderExcluir
  5. Várias distopias na lista *-*
    Desses, eu li poucos, mas tenho MUITA vontade de ler o Fahrenheit, As Vantagens de ser Invisível, Divergent e Looking for Alaska. Ah, e Cidade Mágica, óbvio.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. nunca li nenhum desses livros mas espero gostar de todos

    ResponderExcluir
  7. The Perks of Being a Wallflower (As Vantagens de Ser Invisível) samba na cara de todos os outros livros dessa lista.

    ResponderExcluir