22 de novembro de 2012

Lendo em inglês #1



Estava sem ideias para posts, perguntei no twitter e a Clara do Mundo de Tinta me sugeriu falar sobre leituras em inglês. O que faz sentido, já que eu recebo vários e-mails e comentários relacionados com isso e que vocês só estarão lendo resenhas de livros em inglês por um bom tempo. Vou dividir esse assunto em alguns posts, para poder desenvolver bem as minhas ideias.
Por que eu gosto de ler em inglês? Vários motivos. Um, alguns livros acabam sendo mais baratos do que em português. Dois, eu leio o livro original. Muitas vezes as traduções pecam um pouco e ler exatamente as palavras que o autor escolheu é algo que eu prefiro. Três, eu pratico o idioma. Quatro, não preciso esperar os livros serem traduzidos para o português e a variedade de livros é bem maior.
Honestamente, eu não me lembro de qual foi o primeiro livro que eu li em inglês. Mas eu comecei lendo livros que eu já tinha lido em português, para facilitar um pouco. Li toda a série Crepúsculo e vários da Meg Cabot.
No inicio, não é fácil. Se você já é um nível alto de inglês pode ser mais fácil, mas eu comecei quando tinha uns 13/14 anos, meu inglês não era perfeito, mas com certeza ler em inglês me ajudou bastante. Livros Young Adoult, são normalmente com uma linguagem fácil então sugiro começar por esses.
Minha dica é não partir para o difícil. Você vai ter dificuldades de ler e vai acabar desanimando. Então escolha um livro que já leu em português, procure a cópia em inglês e tente. Não desanime no inicio, não tenha medo de procurar um dicionário, mas também não se preocupe em saber o que cada palavra significa. Entenda algumas pelo contexto da frase. Não tenha medo de ler, apenas leia.
Outro ponto, é que o mínimo de um curso de inglês é bom ter. Não precisa ser nível avançado, mas um pouco do conhecimento da língua é preciso.
No próximo post eu comento sobre onde comprar livros em inglês e mais algumas coisinhas. Espero que tenham gostado, qualquer dúvida podem me mandar um e-mail.
Gabi

13 comentários:

  1. Adorei o post.
    Acho que ano que vou começo com um curto de inglês, que é algo que planejo faz tempo. Quando eu passar dessa etapa, com certeza irei para o desafio d eler um livro em inglês (:

    Tem post novo lá no blog, passa lá? (:

    Beijos,
    Renata ^^

    http://perhaps-eternity.blogspot.com.br/2012/11/look-do-dia-above-all-comfortable.html

    http://perhaps-eternity.blogspot.com.br/2012/11/tutorial-short-com-bandeira-dos-eua.html

    ResponderExcluir
  2. Oii Gabi!!
    Curti o post e a iniciativa, há tempos venho tentando fazer isso, mas confesso que sempre desisto quando chega a hora de pagar e trago outro desejado da lista para casa, rsrs. É inevitável, pois sempre penso que abandonarei o inglês na estante, e o desejado,bem, esse eu preciso ler e devorar, rs.
    Vou ver se crio coragem e vergonha na cara, rs.
    Obrigada pelas dicas.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi,
    até agora eu não li muitos livros em inglês, mas pretendo ler mais. Há um tempinho eu li o original de um livro e alguns dias depois eu vi uma citação em português do mesmo e achei muito precária. Com certeza ler em inglês é melhor para conhecer a escrita do autor.
    Falando da questão do preço, muita gente diz a versão paperback mesmo sendo mais barata não é de qualidade muito boa, mas eu ainda prefiro ler em paperback do que com capa dura.
    Beijinhos!
    http://thebooksthief.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Primeiro livro que li em inglês foi Feios! Também prefiro quando posso ler o original, mas a preguiça de importar às vezes impera.

    ResponderExcluir
  5. Boa ideia de post! o/

    Só leio em inglês mesmo qnd estou LOUCA pelo livro e a tradução vai demorar pra sair, pq sou meio preguiçosa. Como leio mt rápido em PT-BR, me desanima mt saber que o meu ritmo diminui por não ser fluente na língua! =/

    Gostei das dicas! Li Eclipse e Breaking Dawn em inglês tbm, rsrs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Adoro inglês, faço curso e tal, mas nunca peguei um livro pra ler, dá pra tentar.

    Até mais.
    http://pyrorevolutionbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabi! Eu não li muuuitos livros em inglês, mas minha lista anda aumentando nos últimos meses. Mesmo demorando um pouquinho mais pra ler o livro, também gosto de ler as palavras que o próprio autor escreveu. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Ah, queria muito ler em inglês realmente é melhor ler as palavras do autor, tem mais variedade e é muito mais em conta ... tenho um livro que comprei há algum tempo ... eu não li o mesmo em português pq não tem ainda ... mas como é relacionado com Orgulho e Preconceito (Mr Darcy's Diary , o nome do livro) ;) ... eu já sei do que se trata ... realmente entendi as primeiras páginas pelo contexto, embora meu inglÊs seja MUITO básico ...!
    Só que eu fico me preocupando em pegar as palavras que nao compreendi, procurar no dicionário ... e isso desanima um pouco pq a leitura demora D:

    ResponderExcluir
  9. P.S: Vou pegar o livro de novo e tentar ler só pelo contexto pra ver se me animo =D
    E gostei desse post, espero os próximos ... eu comprei esse meu livro pelo eBay e recomendo \o

    ResponderExcluir
  10. o que mais me anima a ler em inglês é justo algo que você citou: variedade. Muitos títulos li em traduções feitas por fãs e nem espero mais que eles sejam trazidos pra cá (Coffeehouse angel é um bom exemplo). Ano que vem pretendo arriscar!

    ResponderExcluir
  11. Ler em inglês tem realmente muitas vantagens. Praticar o idioma e poder ter acesso a alguns livros que não tem previsão para serem publicados aqui já são o suficiente para mim. Comecei a me aventurar há uns dois anos lendo Harry Potter em inglês e, realmente, ler livros já conhecidos ajuda bastante. Uma das minhas metas para 2013 é continuar treinando isso, apesar da demora do Book Depository para entregar hahaha

    ResponderExcluir
  12. Oi Gabi

    Adorei o post/coluna novo(a) - concordo sobre todas as vantagens. O 1º livro "grande" que li em inglês foi HP e as Relíquias da Morte, por não querer esperar meses para saber o final :D - até que não foi tão dificil - depois de terminar o primeiro parece que fica bem mais fácil. O que tenho grande dificuldade é com autor escocês, mesmo contemporâneo, eles tem gírias que eu não faço a mínima idéia, nem colocar em contexto não consegui.

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post! Sou louca para ler em inglês mas o meu conhecimento na língua é bem básica então quero fazer um curso antes de tentar a leitura. Livros em inglês têm tantas vantagens, preciso aprender logo (;

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir