17 de novembro de 2012

Resenha: Speak - Laurie Halse Anderson


Speak conta a história de Melina. Ela entra no Ensino Médio sem amigos, tudo por que ela chamou a polícia no meio de uma festa e agora todos estão bravos com ela. Então ela fica sozinha. Apesar de que tem mais na história do que todos sabem, existe um motivo por trás do seu telefonema que ela sente engasgado na garganta, querendo falar e não conseguindo. Ela tem medo de falar a verdade.
Laurie Halse Anderson escreve muito bem sobre assuntos complicados e sérios. Já tinha percebido com Garotas de Vidro e com Speak, acontece a mesma coisa.
Não são temas fáceis de comentar, discutir, e a autora consegue fazer isso de uma maneira incrível. Melina é uma menina que guarda as coisas para ela mesma, coisas que ela deveria falar em voz alta, que ela gostaria de conseguir falar em voz alta, mas não consegue.
A autora deixa o leitor no suspense, na dúvida durante uma boa parte da história. Pensando no que aconteceu naquela festa e o que fez Melina ligar para a polícia. E quando a verdade aparece, é marcante. Muitas resenhas chegam a comentar o que acontece, mas vou deixar assim. O livro é muito bom e eu não vou estragar com spoilers.
Temos a visão de como amizades são temporárias, são finitas e são frágeis. Como amigos mudam para entrar em outros grupos e como as pessoas são influenciáveis por outras. Para subir de “nível” nos grupos sociais, as pessoas estão dispostas a tudo.
Eu recomendo bastante. A narrativa da autora é única e é especial. É um daqueles livros que merecem ser lido. O livro foi publicado em 1999, não é um livro novo, mas é um livro que eu duvido que perca sua magia com o tempo.
Depois de terminar a leitura, tudo que eu quero é ler mais livros da autora. Quero completar minha coleção e conhecer mais histórias de Laurie Halse Anderson.
A única coisa que eu comento, é que eu gostaria de ter um pouco mais de desenvolvimento no final. Mas nada prejudica o livro em si. Leitura muito recomendada!

12 comentários:

  1. Eu cheguei a pegar o começo do filme, que inclusive, é protagonizado pela Kristen Stewart, rs. A Editora Valentina adquiriu os direitos de publicação de Speak no Brasil e vou aguardar para conferir! =D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu amei o livro Garotas de Vidro, a autora soube retratar muito bem o assusto e gostei muito da narrativa dela. Fiquei curiosa para ler esse livro e descobrir o porque do suspense todo, espero que o livro seja lançado aqui no Brasil (:

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  3. Eu também adorei esse livro, mas, como vc disse, tb queria um pouquinho mais de desenvolvimento no final!
    Tenho Wintergirls e Chains da autora, tb preciso ler esses!
    E muuito legal que Speak vai ser publicado no Brasil, merece! :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Gabi, necessito ler algo dessa autora! Gosto de livros assim, e espero ter a oportunidade de lê-lo. Nunca li Garotas de Vidro, o que é uma pena. Você sabe se esse livro foi lançado em português? Obrigada pela isenção de spoilers. Eu agradeço.
    Beijos,
    Clara
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Quero ler esse livro, estou super ansiosa e sua resenha me despertou um interesse imenso. A Lygia falou acima que tem um filme desse livro com a Kristen, entao me fez ficar mais ansiosa ainda. Quero muito ler esse livro e Garotas de Vidro, parabéns pela resenha, ótima!
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii!!
    Quando olhei a capa, nem curti muito, aí vi o nome da autora e pensei: Eu já ouvi falar nela. Mas não me recordei de onde, até que vi a menção que você fez ao livro Garotas de Vidro e apesar de ainda não tê-lo lido, estou louca de vontade para fazer isso, até já o tenho na estante só falta a coragem mesmo, rs.
    Ela deve ser mesmo fantástica, já que agora você quer ler todos os livros dela, haha.
    Beijo!!

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    gosto de temas triste apesar de...me deixarem triste. Na verdade, eu gosto de refletir, entender as pessoas. Ainda bem que você não comentou o que acontece, porque senão eu iria ficar muito chateada u.u Quero ler "Garotas de vidro" antes desse, parece ser muito bom.
    Criei meu blog hoje, se puder dar uma passada lá, agradeço (; Estou seguindo.

    http://pranaoguardar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabi

    Eu gostei muito desse livro, também tive a mesma vontade de ler mais da autora, ela tem algo de especial.

    ResponderExcluir
  9. Muito legal, eu estava mesmo precisando de uma ajudinha .

    ResponderExcluir
  10. Eu já assisti ao filme (com uma Kristen Sterwart Eras antes de saber que faria a Bella Swan) e a história realmente me marcou... Quero muito o livro desde então, e agora que eu soube que o livro vai ser publicado por aqui no ano que vem, com certeza não vou deixar passar a oportunidade!

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  11. Não assisti o filme inteiro, apenas uns pedaços na internet porque nunca o achei em DVD.
    Acredito que li em algum lugar que ele será publicado em breve *pela editora Valentina, acho*, assim que 'tiver' edição em português vou querer lê-lo.

    Beigos!

    ResponderExcluir
  12. Legal! Gostei do tema, apesar de que acho que eu ficaria super nervosa até descobrir o que aconteceu na festa! Odeio quando o autor fica falando sobre o assunto mas sem dizer o PONTO, sabe? Isso me da agonia! HAHAHAHA

    ResponderExcluir