30 de dezembro de 2012

Melhores de 2012



Fazer a lista de melhores do ano é algo que sempre me quebra o coração. Como escolher alguns livros e deixar outros de fora? Como? Mas enfim, sempre tem aqueles livros que se destacam e que marcam mais o ano.
The Fault in Our stars/A culpa é das estrelas – John Green
Esse foi um livro que mexeu comigo. Como diz o autor, o livro faz você sentir um pouco de todas as emoções. E de fato, faz mesmo. Mesmo sentindo que o livro arrancou uma parte de mim e me deixou emocionalmente abalada por dias e dias, é uma leitura maravilhosa. John Green trabalha um tema sério de uma forma incrível. E os diálogos desse livro são perfeitos.
Looking for Alaska/Quem é você Alasca – John Green
Um dos livros que me fez entrar madrugada a dentro lendo, porque eu simplesmente não conseguia parar. Esse é um livro pesado, cheio de quotes lindas e que deixa o leitor pensando em tudo que aconteceu por muito tempo. Eu adorei a Alaska e adorei como a história é honesta, maravilhosa e trágica.
Thirteen Reasons Why/Os treze porquês – Jay Asher
Everythig affects everything. Esse frase nunca saiu da minha cabeça desde que terminei minha leitura. O livro mostra os efeitos de como algo pequeno, pode virar uma bola de neve. Como não sabemos como afetamos e marcamos a vida das pessoas ao nosso redor. E mostra tudo isso da maneira mais tocante possível.
O Apanhador no campo de centeio – J.D. Salinger
Não são todas as pessoas que gostam desse livro, mas eu amei. Eu senti que o livro me entendia um pouco, e que por mais que parece que não acontece nada no decorrer da história, eu senti que acontecia muitas coisas. O livro não tem um mistério, não tem um problema a ser resolvido, mas me marcou de uma forma que eu duvido esquecer dele tão cedo.
O Morro dos Ventos Uivantes – Emily Brontë
Eu simplesmente amo a mente dos personagens. Amo a maneira que esse livro não é uma história de amor, e está bem longe de ser uma. Amo as personalidades irritantes dos personagens, amo que durante a leitura eu entro totalmente naquele momento e tendo entender o porquê de tudo. É com certeza, um dos meus clássicos favoritos.
Fahrenheit 451 – Ray Bradbury
Desde a minha leitura, acho que esse livro deveria ser leitura obrigatória nas escolas. É simplesmente incrível e faz pensar. Acho que todos deveriam ler pelo menos uma vez esse livro em suas vidas.

O dia do curinga - Jostein Gaardner
Eu gosto muito de O Mundo de Sofia, escrito pelo mesmo autor. E O dia do Curinga me surpreendeu bastante. É muito bem escrito, e faz o leitor ficar pensando até sentir dor de cabeça. Eu adoro esse aspecto nos livros do autor.

Cidade Mágica – Drew Lerman
Esse livro me entende, simples assim. Escrito por um adolescente para um adolescente, eu amei a leitura. O livro trás assuntos que eu normalmente penso, e ver um personagem pensando exatamente as mesmas coisas que eu é muito satisfatório.

As Vantagens de ser invisível – Stephen Chbosky
Cartas! Quem me conhece sabe que eu gosto pouco de cartas. Charlie é um personagem tão genuino, tão ingenuo, tão real que é impossível não se apaixonar pela história. O livro é forte, é bem escrito e é mais do que recomendando!
An Abundance of Katherines – John Green
Esse livro poderia já estar na lista só por conter a quote mais inspiradoras de todos os tempos. "What is the point of being alive if you don't at least try to do something remarkable?" Eu adorei o personagem desse livro, o Colin. Adorei os assuntos trabalhados e adorei a narrativa cômica e genial.

2013 vai ter que trazer muitas leituras boas para superar os que eu li em 2012! É isso! Eu recomendo cada um deles sem nem pensar duas vezes. Agora, eu quero saber quais foram os melhores livros que vocês leram esse ano!

Gabi

11 comentários:

  1. É verdade, corta o coração... mas...
    Bom adorei a sua lista e como li alguns dai me identifiquei, você disse exatamente o que eu diria...
    Parabéns por mais um ótimo post e se não nos falarmos mais feliz ano novo!!

    Um beijo,
    Isabela
    maisumparaaminhaestante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bem, eu preciso ler algo do John Green... Quero ver se ele é tão bom assim quanto dizem. Eu nunca li O Mundo de Sofia inteiro por preguiça mesmo, rs.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Uma lista sua, Gabi, sem John Green, não seria sua.. hahahhaha Ainda preciso ler A Culpa é das Estrelas (eu comecei e entrei em ressaca literária)
    As Vantagens de ser invisível *-----* nem falo mais desse livro pra não me xingarem, mas é mais que amor <3
    Eu ainda tenho que ler Os Treze Porquês. Só falta pegar mesmo que vai.
    Ah, eu quero ler O apanhador no campo de centeio há horas. Tenho o ebook fazendo aniversário já. Só que é super chato de encontrar o livro em qualquer lugar. E, se encontra, é carissimo.
    E ainda tenho que ler o Fahrenheit 451, pra ontem, também!
    Ai, tenho que ler tanta coisa, Gabi!!! Hhaahahha Mas o Morro dos Ventos Uivantes já vai fazer 2 anos na estante, eu acho.. Nossa, como passa rápido! Começamos com aquela coisa "vou ler logo" e cada vez esse "logo" se prolonga mais... Enfim!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. É incrivel como todos os livros de sua lista fazem parte da minha meta de leitura, alguns eu já até tenho e provavelmente vão se tornar os melhores do ano de 2013 para mim. Eu já li Alaska, e o que dizer é totalmente apaixonante o livro.

    bjks e Feliz Ano novo

    ResponderExcluir
  5. Acho que todos ou pelo menos a maioria dos leitores de A culpa é das estrelas colocam esse lindo nessa lista de fim de ano. E como não né!?
    Ainda não o li mas pretendo comprar ainda no final desse ano ;)
    bjss
    http://bibliotecaaconchegante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amei a sua lista Gabi! Os que não li, pode deixar que já estão na meta! Como você bem sabe, alguns livros que você citou eu até já comprei! <3 :) Beijão Gabi, bom fim de ano viu? 2013 vai ser lindo!

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nenhum desses, mas tenho vontade de ler alguns.

    ResponderExcluir
  8. O único livro da lista que eu já li foi O Dia do Curinga, eu AMO esse livro, ele e A Menina que Roubava Livros são os meus favoritos. Os outros livros da lista estão todos na minha meta de leitura, espero ano que vem ler alguns desses.
    Feliz ano novo Gabi! Que 2013 seja maravilhoso para todos nós :)

    ResponderExcluir
  9. Irada sua lista! :D
    To louca pra comprar Quem é você Alasca para minha irmã :D Ela queria muito esse livro.
    Beijos,
    Ciça
    http://alltwords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. De todos os livros da lista li apenas ACEDE, mas tenho muita vontade de ler Fahrenheit 451, As Vantagens de Ser Invisível e O Apanhador no campo de centeio. Também quero muito ler mais do John Green que, pelo visto, foi bem marcante esse ano pra você.

    ResponderExcluir
  11. Oi Gabi

    Adorei a lista, quase todos os que não li estão na minha lista de leituras :)

    ResponderExcluir