16 de janeiro de 2013

Resenha: The Future of Us - Jay Asher e Carolyn Mackler


O ano é 1996, menos da metade dos estudantes americanos já tiveram a oportunidade de usar a novidade do momento: internet. Emma ganha um computador do seu pai e a família do seu vizinho e melhor amigo Josh, ganham de graça um CD de AOL. Seus pais pedem que ele dê o CD para Emma poder instalar no seu computador.
Quando eles criam suas contas de e-mail, algo estranho acontece e eles são direcionados a uma página estranha e desconhecida, chamada Facebook. Onde eles podem ver seus perfis em quinze anos no futuro.
Acho que o futuro é algo que todos pensamos bastante, o que vai acontecer, o que vamos fazer e tudo mais. The Future of us é um livro muito bom. É um “page-turner” com certeza, porque eu não conseguia soltar.  Como sempre faço quando compro livros novos, eu dou uma olhadinha nas primeiras páginas, fiz isso com The Future of Us e depois não consegui mais parar de ler até terminar.
Emma e Josh eram grandes amigos, eles acabaram se afastando um pouco, mas o Facebook os une novamente, eles acabam ficam viciados em descobrir o que irá acontecer nas suas vidas. Acho que a mensagem principal desse livro, é que não podemos nos preocupar muito com o futuro. Não devemos viver o presente pensando no que vai acontecer, e precisamos deixar a vida andar no seu ritmo.
A narrativa do livro altera entre Josh e Emma e os dois são engraçados e personagens legais. Emma sofre devido a separação dos seus pais, ela não acredita em amor de verdade e muitas das suas ações, que possam parecer ruins, são justificadas por isso.
Eu gostei de como eles veem o Facebook, não entendendo porque as pessoas precisam dizer o que estão fazendo e porque precisam colocar tudo na internet para os outros verem. A premissa do livro é muito legal e a história foi muito bem desenvolvida pelos autores.
O único livro que eu tinha lido do Jay Asher foi Os treze porquês, que é um livro bem pesado e bem forte. Ele provou ser um autor versátil com The Future of Us.
The Future of Us, tem muito material para refletir e para discussões. Por cima, pode parecer um livrinho normal, mas se prestarmos bastante atenção em tudo que acontece, é muito mais que isso.

9 comentários:

  1. Legal. Gostaria de ter a oportunidade de ler :)
    Clara
    @mmundodetinta l @clarabsantos
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Está na estante e agora que eu terminei "Insurgent" (muito bom! Melhor do que Divergent!) acho que vou começar "The future of us". Não quero uma leitura muito forte no momento, e "The future of us" parece ser sutil :D

    ResponderExcluir
  3. Eu já havia lido alguns comentários sobre o livro no Goodreads e em outro blog e me interessado bastante. Essa coisa de futuro.. não sei quem não pensa nele. É quase uma tortura, pelo menos, para mim. Gostei também dessa coisa do Facebook, de como ele é retratado.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. ah, adorei a resenha! Legal saber que vai ter lançamento aqui no Brasil *-*

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu já tinha ouvido falar deste livro mas não fazia ideia do que se tratava, a história parece ser bem interessante. Ai ai, mas um livro que você me faz adicionar a lista de "vou ler" :)

    ResponderExcluir
  6. Eu lembro que deixei de comprar esse livro em inglês porque seria lançado pela Galera, demorou mas eles finalmente vou publicar!!
    Sua edição é liinda!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Fiquei muito feliz em saber que a Galera vai publicar ainda esse ano. Já li Thirteen reasons why, e por ser do mesmo autor, quero muito ler! Além da história parecer MUITO legal.

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabi

    Que estranha a ideia do livro, fiquei interessada, lembro um trailer que vi no YouTube que fazia piada do Facebook.

    ResponderExcluir
  9. Eu quero muito ler esse livros, acho que ele apresenta uma discussão muito bacana, que bom que a Galera vai lançar.

    bjks

    ResponderExcluir