18 de março de 2013

Estive pensando... #7


Vários livros que eu gosto, alguns são meus favoritos, vão ganhar adaptações cinematográficas no futuro. E eu não estou no grupo de pessoas que ficam animadas quando seus livros favoritos vão virar filmes. Eu fico com um aperto no coração.
Pegando The Fault in Our Stars como exemplo. Por mais que o John Green diga que o roteiro está bom e que ele gosta do diretor, as chances de eu odiar o filme são muito grandes. Por quê? Porque o livro significa muito para mim, eu tenho a minha visão dos personagens e nem sempre o diretor vai imaginar o Augustus como eu imagino e a Hazel como eu imagino.


Eu já reli esse livro tantas vezes, que tenho todas as cenas já como filme na minha cabeça. Como o filme de verdade vai se igualar a minha imaginação? Não vai. Eu já estou temendo o dia que eles anunciarem os atores, vou ficar com medo de ler a noticia e espero, de dedos cruzados, que eu não chore de decepção.
Enfim.
Eu gostei da escolha de atores para o filme de Instrumentos Mortais (Jamie Campbell Bower é o Jace que eu imaginei nos livros) e gostei até dos atores que irão fazer a série de Delírio da Lauren Oliver. Agora, essa semana saiu os atores para Divergent da Veronica Roth e minha animação para o filme já caiu muito, porque simplesmente, não é o Four. Não é a Tris.
Não são todas as adaptações que são ruins, têm várias que eu adoro e que eu fico feliz em assistir (um post futuro), mas achei que com a quantidade de novas adaptações que vão vir por aí, esse post seria bem vindo.
O que vocês pensam sobre adaptações? Tem algum filme que vocês estão com medo de assistir?
Gabi

9 comentários:

  1. Antigamente quando eu descobria que um livro que eu gostava muito ia virar filme, eu adorava, mas depois de tantas decepções, eu fico mais do que desconfiada quando alguém vem com a notícia que tal livro vai virar filme ou seriado. Eu jurei de pés juntos que não ia ver o filme A Hospedeira, tenho ódio só de lembrar o que fizeram com o cast, a Melaine/Peregrina é novinha mesmo, mas o que fizeram com o Jared, e principalmente com o lindo do meu Ian, é uma coisa que eu não posso suportar.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de adaptações. Acho que o importante é ter a essência da obra, não ser igual. Não ligo se cortam cenas, nem nada. Só não gosto quando descaracterizam personagens, tipo a personagem é morena e colocam ela loira.

    Beijos,

    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  3. Então, depende muito isso das adaptações porque são duas linguagens muito diferentes, mas compreendo o que vc quis dizer sobre determinado ator simplesmente não ser o personagem que vc imaginou Um dos meus livros preferidos "Um dia", de David Nichools virou uma coisa insossa quando ganhou as telonas e acho que boa parte disso se deve à má escolha dos atores (o par principal não tem a menor química e praticamente não há outros personagens no romance). Enfim, o jeito é torcer para que as musas inspirem esse povo! rsrs

    Bjs
    Aline

    ResponderExcluir
  4. Eu fico num misto de "YAY" e "PUTZ". Sempre acabo reclamando de alguma coisa, o clássico "na minha cabeça não era assim", mas geralmente considero filme e livro como coisas bem diferentes, e no final, acabo conseguindo aproveitar.

    ResponderExcluir
  5. Algumas adaptações ficam boas outras não. Um filme que eu vi recentemente e gostei muito foi O lado bom da vida, acho que o filme ficou até melhor que o filme. Até agora não sei classificar qual foi melhor.
    Agora estou com medo do filme de A culpa é das estrelas ficar ruim e meio que estragar o livro. Principalmente agora que vi quem vai ser a Hazel e de Hazel, pra mim ela não tem nada. rs A Hazel que eu imaginava era bem diferente dela ... acho que a Emma se encaixaria um pouco melhor no papel, mas também não queria que fosse ela. O que resta é esperar pra ver o que vão fazer e torcer para que o filme fique bom!

    Beijinho :*

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabi

    Eu também não fico animada quando um livro favorito vai ser filmado, se for um que só gostei tudo bem, mas os que amo sei que dificilmente vão corresponder as expectativas. Esses ultimos que estão sendo comentados - Divergente, A culpa..., - já estou preparada para não esperar muito deles por motivos diferentes. Divergente acho difícil visualmente corresponder ao livro e A culpa é das estrelas depende muito das atuações - algo bem complicado.

    ResponderExcluir
  7. Sabe que eu gosto quando um livro favorito se torna filme? O que acontece é o medo de me decepcionar.. Não é um problema que ele vire filme, mas o medo de não escolherem o elenco perfeito, esquecerem detalhes que me marcaram e perder a intensidade que se tem quando lê o livro.
    Mas, geralmente, eu gosto. Alguns que foram divulgados há pouco, "A menina que roubava livros" ou "A culpa é das estrelas" mesmo.. me deixam receoso, por serem obras muito elogiadas. Aliás, achei meio estranho a menina que vai fazer a Tris ser a Hazel também.. não vi a Hazel assim, MAS pode dar certo. Depende da atuação dela (e ela atua bem). Tipo a Katniss. Não imaginava a Jennifer como Katniss. Via ela loira e nunca imaginava ela como Katniss, de 16 anos. Até ver o filme (mesmo que tenha lido os livros depois)
    Enfim, no momento, meu medo é cagarem o "Em Chamas" e fazerem as cenas da Arena passarem rápido demais..
    É. Adaptações.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Não sei o que dizer sobre adaptações cinematograficas, acho que é apostar para ver.

    Por exemplo, adoro Tolkien. Sou mega fã e viciada em Senhor dos Aneis, mas só fui ler O Hobbit depois de ver o filme e acho que o filme é um trabalho sensacional em cima do livro...

    Tenho um aperto no coração com algumas adaptações, mas não temos muito o que fazer além de torcer.

    Beijo!
    www.milalices.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ufa, achei que fosse a única com medo dos filmes atrapalharem a imagem da minha mente. Mas tenho 5 livros preferidos e todos os filmes são incrivelmente fiéis.

    ResponderExcluir