10 de maio de 2013

Estive pensando #7: Mudanças

Em um post do Top 10 personagens que se eu fosse um personagem de livros, eu teria uma quedinha, comentei sobre como o meu estilo de leitura mudou de um tempo para cá. E é sobre isso que eu vou falar hoje.
Acho que esse período entre 14 – 16 anos, eu mudei muito. E isso teve consequências nos tipos de livros que eu leio e os livros que eu acabo gostando.
Eu tenho certeza de que se eu for reler um dos meus livros favoritos de alguns anos atrás, eu não iria mais gostar tanto. Não pelo livro ser ruim, mas sim pelo fato que eu não iria me relacionar com a história da mesma maneira. Eu iria criticar de um jeito diferente.
A mesma coisa com personagens que eu costumava adorar e que hoje eu não iria mais gostar tanto. Acredito que todo mundo passe por essa fase, e eu acho que por eu ler bastante, eu passei a ficar mais exigente com o conteúdo e a qualidade dos livros.


Não é mais qualquer livro que eu classifique como cinco estrelas e como favorito. Eu costumava adorar chick-lits, hoje eu não consigo mais gostar tanto, eu costumava me apaixonar por mocinhos estilo x (tópico para um próximo post) e hoje eu prefiro mocinhos estilo y. E o mesmo vale para personagens femininas. Enfim, minhas preferências literárias mudaram bastante.
As resenhas mais antigas do blog são antigas em todos os sentimentos. Porque não é a minha opinião de agora sobre os livros. Mas é uma opinião que eu já tive. E isso também é legal. Porque uma menina que hoje tem quatorze anos provavelmente vai gostar dos livros que eu gostava.
E eu sei que não passou muito tempo, mas eu vejo uma diferença absurda da maneira como eu pensava com quatorze e da maneira que eu penso agora, com quase dezessete. E eu concluí que vejo isso como uma mudança
O post vai ser curtinho mesmo, essa semana eu não consegui ler nada e não quero que em um futuro breve eu fique sem resenhas ou sem posts e tenha que deixar o blog completamente parado.
E eu quero saber se isso aconteceu com vocês! E como os gostos literários de vocês foram mudando com o tempo.
Gabi

8 comentários:

  1. Meus gostos mudaram muito. As dificuldades de leitura vão indo embora e as críticas vão aparecendo, fazendo com que a gente exija mais de autores e livros. Exigindo que aquela estória tenha x e tenha y e no final de xy sab!? Dá pra entender o que quero dizer!? :s kkk
    Gostei do post!!!
    beijoss

    ResponderExcluir
  2. Acontece mesmo com todo mundo, nós mudamos como pessoas e mudamos nossos gostos e quando lemos muito, como você, vamos moldando nosso gosto a partir do que lemos. Eu ainda gosto de alguns livros que li quando mais nova, mas sei que alguns deles perto de outros é diferente. Ainda não sei se mudei muito no meu gosto, como você, mas com certeza criei gostos diferentes dos que tinha quando mais nova ><

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Meus gostos mudaram bastante também desde o inicio do blog. Na verdade, não só desde o inicio, mas do ano passado pra cá. Tive outras experiências de leitura, diminui o ritmo e pude absorver mais o que lia. Esse ano estou mais mudando os assuntos. Se hoje leio distopia, amanhã leio um drama e depois tento um romance. É, os romances não estão mais funcionando e nem os livros MUITO teens. Não está dando certo.
    Acho que isso é bom. Mas é estranho olhar resenhas antigas e pensar "como dei essa classificação?", hahahha
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. "As resenhas mais antigas do blog são antigas em todos os sentimentos. Porque não é a minha opinião de agora sobre os livros. Mas é uma opinião que eu já tive." <3 disse tudo, Gabi! Sobre os chick-lit, se eu ler no período certo (ou seja, quando eu estou muito estressada) o sentimento continua o mesmo. Mas, realmente, sinto que mudou. Alguma coisa mudou. E isso é bom :)

    ResponderExcluir
  5. Realmente essas mudanças acontecem. No meu caso eu sempre gostei de ler vários gêneros, mas mesmo assim dá pra perceber que certos livros que leio hoje não me interessariam alguns anos atrás. Adorei o post!

    ResponderExcluir
  6. Essas mudanças acontecem não só com livros, mas com tudo na vida. Tava esses dias pensando em falar sobre essas coisas pois é muito louco: um dia algo te marca como tatuagem e depois a história te marca na lembrança ainda, não é tão intenso. Isso é maturidade, seja positiva ou negativa!
    Beijos

    Helena - https://hassdc.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabi

    Concordo plenamente com você, e sinto que isso continua acontecendo, até de um ano para outro, atualmente não tenho curtido tanto alguns estilos (escrita, gênero, personagem) que amava poucos anos atrás. É até legal reler as anotações sobre leitura antigas e penso em reler alguns livros que devo ter lido na época "errada", já com os livros que adoro fico com receio de reler e não ser tão bom.

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabi!
    Acho que depende do momento vc vai ler determinadas leituras.
    Comigo é assim, já tive momentos de vampiros, anjos, chick-lits, hots e no momento estou mais no romance e distópicos, e assim vai variando.
    Eu mesmo com o tempo passando continuo gostando de contos de fadas...

    Beijinhos*

    ResponderExcluir