12 de junho de 2013

Resenha: Boca de Ouro - Nelson Rodrigues

Eu demorei a finalmente ler algo do Nelson Rodrigues, precisou o vestibular entrar em cena e uma das leituras obrigatórias ser um livro do autor para eu me convencer a ler. E como na maioria das vezes, eu fiquei me perguntando “por que eu não li antes?”.
Boca de Ouro é conhecido como um malandro carioca, seu nome vem de uma passagem no inicio do livro, no momento onde ele vira uma pessoa com dinheiro, que ele melhora de vida, ele troca todos os seus dentes por dentes de ouro. Quando Boca de Ouro é assassinado, um repórter tem a missão de investigar seu passado. Quem Boca de Ouro realmente era?
O repórter decide entrevistar dona Guigui, uma antiga amante de Boca de Ouro, e ela acaba contando diversas versões de uma mesma história. Mudando sua opinião sobre o Boca de Ouro diversas vezes.
O livro é narrado com forma teatral. É uma narrativa diferente, contudo, eu gosto bastante. São poucos personagens, muitos não recebem nomes. Antes de cada cena, o leitor é localizado em onde a cena está acontecendo. Eu me senti assistindo a uma peça teatral durante a leitura, Nelson Rodrigues deu voz aos seus personagens e eu os ouvi.
A maneira como ele narra à história é incrível. As histórias que dona Guigui conta, são baseadas no seu lado emocional. Sendo que a primeira vez que ela conta, ela ainda não sabe do assassinato de Boca de Ouro.
E essa personagem, me chamou muita atenção por apresentar essa característica tão humana. Não se sabe qual das versões é a correta, ou se alguma delas é correta de fato. O leitor não sabe ao certo, quem era o Boca de Ouro.
Nelson Rodrigues critica bastante a imprensa . Com um repórter que faz de tudo para conseguir material para sua reportagem. É um livro que pode ser lido rapidamente e é um livro maravilhoso. Eu recomendo muito conhecer o trabalho do autor. E pretendo ler mais obras dele no futuro.

2 comentários:

  1. Oi Gabi!
    Estou louca para ler este livro, acho que ainda não li livros do gênero.
    Pela sua resenha o livro parece ser muito bom.

    No momento estou terminando Esaú e Jacó.

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  2. Nem preciso dizer que fiquei super feliz por você ter gostado do Nelson Rodrigues, né <3 espero que você leia outras obras dele e fique tão encantada com a escrita do autor (e ele próprio!) quanto eu!

    ResponderExcluir