21 de junho de 2013

Resenha: A livraria 24 horas do Mr. Penumbra - Robin Sloan

Clay Jannon precisa urgentemente de um emprego. Ele está sem opções e acaba aceitando trabalhar no turno da madrugada em uma livraria 24 horas misteriosa. Mr. Penumbra, o dono, é estranho e tem uma forma interessante de cuidar da livraria. Os clientes do local condizem com a aparência do dono, são sempre os mesmos e são poucos.
A livraria não possui muitos livros atuais, e sim livros misteriosos, antigos e proibidos. Contudo, ao passar madrugadas e madrugadas sozinho, sem clientes, Clay não consegue controlar a curiosidade.
Esse livro tinha todos os pontos para me agradar: uma premissa interessante, uma livraria misteriosa e muitas resenhas positivas. Infelizmente, não funcionou.
A história tem um enredo intrigante que faz o leitor sentar e ler o livro, entretanto, a maneira como o autor conduziu todos os acontecimentos não foi a melhor, em minha opinião. Eu não consegui em nenhum momento me interessar pelos personagens, e eu achei que foram mal desenvolvidos e explorados. O relacionamento entre eles também foi retratado de forma muito superficial, e eu gostaria de ler mais sobre esses aspectos.
A narrativa de Robin Sloan foi boa. Não vi nenhum ponto interessante, contudo nada me incomodou. Algumas cenas eu achei desnecessárias e outras, achei que mereciam um pouco mais de atenção.
A ideia da livraria misteriosa e a sociedade secreta existente por trás disso é maravilhosa e ir descobrindo aos poucos o que acontecia e os segredos, foi a melhor parte do livro. É interessante o fato do autor juntar costumes antigos com costumes novos e criar uma intriga entre personagens com base nesses fatores. Como o uso da tecnologia ou a permanência de métodos antigos de pesquisa.
É um livro que eu acredito que agrade muitas pessoas, principalmente devido a quantidade de comentários positivos que eu li na internet. Infelizmente, não funcionou para mim. Eu tinha expectativas altas, mas o livro acabou me decepcionando.

23 comentários:

  1. Oi Gabi!

    Menina, que pena que não funcionou com você!
    Eu ameii ler este livro, os enigmas só aumentaram minha curiosidade, achei a ideia do autor fantástica. Mas eu queria um outro final.

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  2. Nossa senti o mesmo que você no começo o livro estava em 4 estrelas no final 2,5 :( infelizmente essa ideia de misturar Google e Magia não funcionou, beijos :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  3. A premissa do livro é bem interessante, é uma pena que não tenha te agradado tanto. É uma das minhas próximas leituras e espero que eu venha a gostar rs'

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  4. Sério que você não curtiu muito? Minha amiga gostou...e eu ainda quero ler hahah! A ideia do livro parece ser muito boa, espero que eu goste do desenvolvimento de tudo também...

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei do livro, achei ok. Não me surpreendeu e também senti falta de mais desenvolvimento em relação aos personagens. Por outro lado, é um livro que se mantém acelerado do início ao fim.
    Acho que o que "pega" mais aí é que pela capa e pela sinopse não dá para ter uma ideia real do que se trata o livro, não sabemos exatamente o que esperar dele.

    Bjs!
    Livro Lab

    ResponderExcluir
  6. Já li algumas resenhas e fiquei louca para ler esse livro. Mas não vou me empolgar muito para não decepcionar depois...rsrs
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  7. Vi varios comentarios e resenhas negativas sobre esse livro..confesso que de cara o titulo me chamou atenção..queria mt ler esse livro..talvez eu ainda dê uma chance a ele =P,

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu estou louca para ler esse livro... a capa dele é tão misteriosa!

    ResponderExcluir
  9. Mesmo com algumas críticas, me interessei em ler. Acho que todo livro tem seus prós e contras e esse parece ser bem legal e misterioso.

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabi!
    Que pena que vc não gostou do livro.
    Parabéns pela resenha, gostei da sua sinceridade!
    Não li o livro e fiquei beeeeem interessada pelo enredo e prncipalmente a ideia da sociedade secreta, os segredos e a conexão do passado e futuro :))
    Queroooo *-*

    bjss

    ResponderExcluir
  11. Apesar do livro não funcionar com você, o que me deixou com o pé atrás, fiquei interessada nele...

    Tô seguindo aqui, adorei o blog!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Já li umas 3 resenhas hoje desse livro e cada um tem uma visão diferente, gosto muito disso, quero ler pra saber o que eu vou achar dessa história que no primeiro momento me pareceu muito bom pelo tema ser uma livraria.

    ResponderExcluir
  13. O que me interessou mais nesse livro foi a premissa, achei um tanto quanto diferente, ainda estou empolgada para lê-lo…

    ResponderExcluir
  14. Eu compraria só pelo titulo, amo livros com essa temática.

    ResponderExcluir
  15. Gostei da resenha , vou procurar ler !!

    ResponderExcluir
  16. A ideia do livro tem tudo para me cativar, espero poder lê-lo e tirar conclusões melhores :p kkk

    ResponderExcluir
  17. Cara, realmente foda, alias a novo conceito está sempre cheia de livros incriveis. O blog está ótimo também, parabens, ótima rezenha.

    ResponderExcluir
  18. Eu estou louca pra ler esse livro,desde que eu vi a previa dele na livraria.Deve ser muito bom.
    Entrou na minha Wish List já.
    Estou louca pra comprar/ganhar

    ResponderExcluir
  19. Poxa, que pena!
    Os pontos que te agradavam antes de ler também são os meus...
    Estou cheia de expectativas com esse livro... Será que vou me decepcionar também? =/
    bjbj

    ResponderExcluir
  20. Eu vou arriscar, queria muito ler esse livro !! espero gostar

    ResponderExcluir
  21. Que pena que você não gostou, mas como já vi algumas várias resenhas com pontos muito mais positivos acho que vou arriscar sim *-*
    beijoss

    ResponderExcluir
  22. Oi Gabi...

    Queria ler esse livro, até que vi mais de 5 resenhas negativas, a quinta foi a sua. Devia seguir em frente, pois li muitas boas também, mas a sua me chamou atenção. Não sei o porquê. Mas sei que se alguém me recomendar....

    ResponderExcluir