12 de julho de 2013

Resenha: As Parceiras - Lya Luft

Anelise viveu sua vida cercada de incertezas e infelicidades. Agora, ela volta para o casarão onde sua família morou para buscar no seu passado, explicações. As Parceiras é um livro que acontece em dois planos. No presente e nas memórias da personagem.
A personagem que desencadeia a gerações de mulheres infelizes na sua família é a avó de Anelise, Catarina. Ela fora forçada a se casar com quatorze anos, e sendo muito nova e inexperiente, ela não conseguiu lidar com as obrigações de ser uma mulher, de cuidar de suas filhas e acabava passando a maior parte do seu tempo trancada em um sótão. Anelise acha que todos os outros acontecimentos ruins na família vêm disso, de uma base instável.
Eu gosto quando leio um livro diferente do que estou acostumada a ler, gosto de ter contato com outras formas de literatura e gosto mais ainda, quando acabo adorando. O livro me deixou com um aperto no coração diversas vezes, é uma narrativa densa, pesada e extremamente viciante.
É um livro curto, mas acho difícil ler de uma vez só pelo conteúdo forte e algumas vezes, cansativo de ler. Não é um livro alegre. Nem um pouco.
O livro foca bastante em laços familiares, nas dificuldades encontradas em casamentos e o quanto o destino pode influenciar a vida de uma pessoa.
Anelise tem uma voz única, uma voz que me deixou com pena, com dor e com dúvidas em diversos momentos. Muitas vezes me perguntei se talvez, ela não estivesse puxando todos os elementos negativos para sua vida por esperar que eles tivessem que acontecer.
Eu recomendo a leitura do livro. É diferente e eu fiquei com vontade de ler mais obras da autora gaúcha, a maneira como os personagens foram construídos e desenvolvidos foi incrível.

4 comentários:

  1. Ah, deve ser super interessante. Vou colocar na minha lista, e espero ter a chance de lê-lo algum dia.

    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi.
    Que bom que você gostou. O livro é triste mesmo, mas é cheio de mensagens e porquês. Muito bom.

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Só ouço elogios aos livros dela!

    ResponderExcluir
  4. Oi...
    Parece ser uma historia interessante.
    Nossa ser forçada a se casar com 14 anos..meu Deus.

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir