13 de agosto de 2013

Resenha: 1808 - Laurentino Gomes

Eu sempre gostei muito de história e fazia muito tempo que queria ler 1808. Aproveitei que estava estudando esse período da história no Brasil no colégio para ler o livro.
1808 trata do período em que a família real de Portugal vem para o Brasil fugindo das tropas de Napoleão. O livro mostra todas as mudanças que ocorreram naquela época, com informações interessantes e relatos de diversos historiadores.
Gostei bastante da forma como Laurentino Gomes escreveu o livro. Acredito que muitas vezes ler sobre diversos fatos, nomes e datas pode acabar tornando-se algo chato e cansativo, mas o autor soube trabalhar bem com isso, deixando o livro com uma narrativa agradável de ser lida, divergindo ao máximo da maneira com que livros de história didáticos são escritos.
O autor trás informações interessantes e curiosidades que eu gostei de saber, complementou bastante o meu estudo do Período Joanino e que com certeza fizeram com que eu compreendesse melhor os acontecimentos e além dos acontecimentos, o estilo de vida que a população tinha naquela época. 
Acredito que o livro irá agradar tanto quem gosta de história quanto quem não gosta muito. Laurentino Gomes soube tratar desse assunto de uma maneira que fugiu do chato e chegou ao interessante.
Eu tive algumas ressalvas com o livro, principalmente no final. Eu li até a página 260 rapidamente e depois começou a ficar cansativo e enrolado. Acho que se o autor tivesse resumido um pouco as informações do final do livro, eu teria gostado bem mais. Contudo, analisando o livro como um todo, foi uma leitura extremamente válida e eu recomendo.

4 comentários:

  1. Amo história e quando vi esse livro na prateleira de uma loja fiquei super interessada! Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele, mas que bom que li a sua >< Me deu mais curiosidade ainda pra tê-lo em mãos, gosto muito de ler sobre História e com uma narrativa não cansativa, pelo menos até o final, acho que irá me agradar muito. Estou com o 1822 em mãos, talvez leia em breve :}

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  2. Nunca gostei muito de história, mas fui aprender a gostar durante a faculdade por causa de um professor que tive e a matéria dele era, especificamente, história. Desde então me apaixonei.

    Muitos amigos dizem que é um livro um pouco maçante por isso não sei se o compraria. Mas se alguém me emprestasse, com certeza o leria. :)

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi
    Eu deveria ler esse tipo de livro, pois sou uma negação em História e sinto que não absorvo nada com aqueles livros que parecem uma lista sem fim de datas e eventos.

    ResponderExcluir
  4. Menina, isso me lembra que eu não terminei a leitura do meu exemplar. É exatamente isso o que você disse: a leitura é flui até certa parte do livro, depois começa a ficar enrolado e me deu uma vontade imensa de parar e foi o que fiz! Mas pretendo retomar a leitura em breve, especialmente agora que estou cansada de romances!

    ResponderExcluir