10 de setembro de 2013

Resenha: Cadê você, Bernadette? - Maria Semple

Bernadette Fox é vista como uma desgraça para as outras mães da escola de Bee. Para muitos, ela foi uma arquiteta revolucionária que acabou se fechando em Seattle e sumindo do mundo das construções. Bee é uma filha exemplar, e por ter tirado notas altas em seu boletim, seus pais falaram que ela poderia escolher qualquer coisa.
A escolha de Bee foi uma viagem em família para Antártida. Bernadette e Bee tem um ótimo relacionamento, mas uma viagem para Antártida não se encaixa muito bem nos planos de Bernadette, que prefere fugir de qualquer chance de socialização.
Dias antes da viagem, Bernadette desaparece sem deixar registros. Bee acaba coletando e-mails, cartas, mensagens, arquivos e reportagens e juntando todas as matérias em um livro. Assim, ela espera entender o que estava acontecendo na vida de sua mãe antes do desaparecimento e encontrá-la.
A narrativa de “Where’d you go Bernadette” é diferente. Com os e-mails e cartas, o leitor é apresentado a personagens e acontecimentos que de inicio, não parecem ter relevância a história. Entre os documentos, temos memórias de Bee comentando sobre os dias que antecederam o desaparecimento de sua mãe.
O leitor descobre que Bernadette é uma personagem muito mais intrínseca do que parece. Descobre o que aconteceu para ela deixar de ser uma arquiteta famosa e acabar morando em uma casa abandonada cheia de problemas em Seattle. Descobre o que esse acontecimento reflete em sua personalidade e seus pensamentos. O livro vai se tornando intrigante com o decorrer das páginas, fazendo leitor ficar imerso na busca de Bee por Bernadette e em todas as descobertas que ela faz.
Algumas partes poderiam ter sido mais desenvolvidas, especialmente no final. Evitando spoilers, apenas um comentário: talvez tenha sido tudo fácil demais.
É um romance contemporâneo com uma história bem desenvolvida, com um bom ritmo e uma narrativa que difere das demais. Os personagens foram bem desenvolvidos e bem colocados na história. Bee é uma personagem adorável, cheia de emoções fortes e repentinas como qualquer outra menina de 14/15 anos. Eu recomendo bastante. Para mim, acabou sendo muito mais do que eu esperava. 

11 comentários:

  1. Oie!

    Tenho muita vontade de ler este livro, o tema é interessante.
    Eu gosto dessa capa.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi!

    Tenho lido tantos comentários sobre esse livro que já entrou para minha lista de próximas compras, espero poder ler em breve.

    Adorei a resenha!

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  3. Estou lendo esse livro atualmente, e eu estou amando demais!!! A Bernadette é super engraçada, ela me faz dar gargalhadas, e a Bee é tão perfeita... Amo até os personagens ruins, para você ter noção do quanto eu estou adorando esse livro. Não vejo a hora de terminar!

    Beijos
    Fernando Reads

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da resenha, parece ser muito bom o livro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi,
    acabei ontem de ler esse livro em inglês, se por acaso tu quiseres, tenho um exemplar aqui. Tem passagens hilárias, "far-fetched, but fun"
    Abs,
    Larissa (vizinha)

    ResponderExcluir
  6. A história parece bem legal, eu não resisto a um mistério, e esse nome chama atenção, quero saber o que acontece.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. É engraçado, porque a história não parece ser muito legal, e é exatamente por isso que eu quero ler: se você gostou, significa a história precisa ter surpreendido em algum momento! Sem contar que essa capa é maravilhosa, né?

    ResponderExcluir
  8. Gaaaaaaaabi, faz dois segundos que terminei de ler este livro. Esse é um livro que ele se completa por si, é um livro que é confuso, mas é facilmente de compreender. É um romance não romântico, é um sentimento meio louco, eu amo esse livro, delicioso para ser exato!

    Um beijo do gordo,
    www.setecoisas.com

    ResponderExcluir
  9. será que sempre tenho que escrever dois comentários?

    Acho a capa brasileira mais atraente, apesar de que seja a mesma ilustração, tem algumas diferenças! Linda não é? A capa.

    ResponderExcluir
  10. *parei de ser chato,

    além da capa, a história também é linda.

    ResponderExcluir
  11. We are a bunch of volunteers and starting a new scheme
    in our community. Your web site offered us with valuable info to work on. You've done a
    formidable job and our whole community will be grateful to you.


    my webpage; Louis Vuitton Outlet UK

    ResponderExcluir