2 de novembro de 2013

NaNoWriMo [1]

Esse post esta saindo um pouco atrasado, mas eu comentar sobre o NaNoWriMo aqui no blog. Vários blogs já fizeram posts falando sobre o que é, mas uma descrição rápida é:
NaNoWriMo = escrever uma história de 50.000 palavras durantes os 30 dias de novembro.
Escrevendo 1,666 palavras por dia, você chega lá. Minha dica principal é: muita disciplina. Reserve um momento do seu dia para escrever e escreva;
Eu participei ano passado do Camp NaNoWriMo em junho, mas esse ano decidi que queria fazer o projeto original, em novembro. Esse ano está sendo bem mais divertido porque várias blogueiras também estão participando, então tem vários writing sprints no twitter e apoio emocional durante essa loucura.
Minha experiência com o projeto foi muito boa, é uma forma de se forçar a sentar e escrever e não ficar protelando e protelando. É uma forma de ter um rascunho da sua história pronto para ser melhorado (porque minha teoria é assim: você pode escrever uma história em um mês, mas não pode escrever algo muito bom em um mês)
Sobre o meu NaNoWriMo desse ano:
É uma história que eu já venho pensando faz muito tempo, mas todas as vezes que eu tentei escrever, acabei não gostando. Vou utilizar o NaNoWriMo para começar o zero e ver se assim, eu gosto um pouco mais do resultado.
O tema é algo bem pessoal, sobre o ano do vestibular da minha personagem que (surpresa) tem várias situações em comum com o meu ano do vestibular. Não é autobiográfico (nem perto disso), mas é impossível escrever sobre isso sem colocar algumas experiências minhas na história.
É uma história que eu sinto que preciso escrever e estou muito animada.
Estou escrevendo esse post no final do sábado (02/11) e já tenho 4,103 palavras escritas. Foi um ótimo inicio e eu realmente espero que consiga continuar assim durante a semana!
Espero que eu consiga fazer posts durante o mês atualizando vocês como meu NaNoWriMo está indo. Algum de vocês já participou antes ou esta participando esse ano? Como está o progresso de vocês?
Gabi

5 comentários:

  1. Oi Gabi, é bem legal essa ideia. Concordo com você, não tem como escrever uma história tão boa em um mês, mas é um ótimo passo para colocar as ideias no papel, depois é só melhorar.
    Quem sabe no futuro, sua história seja publicada por alguma editora :)
    Beijos e sucesso.
    All My Life in Books

    ResponderExcluir
  2. Já chegou a essa quantidade todaaa de palavras :O você vai terminar e nem vai perceber ;)
    boa sorte com a sua história torso por você *-*
    beijoss

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse projeto! Achei bem interessante, mesmo que eu não tenha a aptidão necessária para participar dele, haha.
    Boa sorte! Ano de vestibular realmente rende muitas histórias...
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  4. Boa sorte, Gabi! Pois bem, você já sabe que tentei participar de um NaNoWriMo. Até comecei bem, mas o fato é que eu não sou fã de escrever ficção, e para escrever sobre coisas reais não sinto que tenha algo para contar que precise de 50 mil palavras, sabe? Quando é para falar sobre sentimentos (e normalmente personagens falam/divagam sobre sentimentos!) eu gosto de escrever para mim e na forma bruta mesmo, sem lapidar para uma forma legível, uma forma "livro" de ser, sabe? Enfim, é isso aí, queremos mais posts sobre o seu NaNoWriMo! <3

    ResponderExcluir
  5. Acho que estou atrasado para começar a escrever, mas hoje, dia 28/11 começarei a escrever algo que estava enterrado nos meus diários, então vamos lá.

    Um beijão e boa sorte <3 Gablinda.

    ResponderExcluir