28 de novembro de 2013

Resenha: O Chamado do Cuco - Robert Galbraith

Esse livro ganhou um lugar na minha estante depois que todos descobrimos que quem tinha escrito era a J.K. Rowling. Na hora eu fiquei com muita vontade de ler porque adoro romances policias e achei que um escrito por ela, seria incrível.
Lula Landry era uma supermodelo que tinha sua vida frequentemente exposta nas páginas de revistas e jornais. Uma noite, após retornar de uma festa, ela comete suicídio se atirando da sacada de seu apartamento. A polícia faz uma investigação, mas as evidências eram claras e o caso foi fechado como suicídio.
Alguns meses depois, John Bristow – meio-irmão de Lula Landry – vai até uma agência de detetives particulares para contratar Cormoran Strike. Bristow tem certeza de que a morte de sua irmã não foi suicídio e sim um assassinato. Strike reluta um pouco antes de aceitar o caso, mas as necessidades de pagar suas dividas faz com que ele entre nessa jornada.
Junto com Strike, temos Robin, uma assistente temporária que acaba na agência de Strike e o ajuda a resolver esse mistério. A interação desses dois personagens é ótima, rende cenas muito boas e os passados de ambos são muito bem apresentados ao leitor.
O enredo do mistério é muito bem pensado e planejado. Acredito que a chave para um livro policial funcionar é o planejamento, para não deixar nenhuma ponta solta no final. Os diversos personagens que aparecem como suspeitos, testemunhas ou simplesmente os amigos de Lula Landry são muito bem caracterizados, construídos e relevantes para a história. Eles ajudam o leitor e o Strike a compor uma versão de quem era a Lula Landry de verdade. As diferenças das classes sociais de que os personagens pertencem também são muito bem exploradas, usadas no conflito e caracterizadas através dos diálogos.
Eu gostei muito do livro, foi uma ótima leitura com uma narrativa completamente viciante. Cenas pesadas são balanceadas com momentos de humor -o típico humor britânico é visível nos diálogos- e o mistério deixa o leitor imerso no livro até tudo terminar. Evitando qualquer spoiler, só vou dizer que o final foi uma surpresa para mim. 
Para quem gosta de livros do gênero, recomendo muito. Eu simplesmente não conseguia deixar o livro de lado e sei que vou sentir falta de Strike e Robin. 

8 comentários:

  1. Oi, Gabi!
    Confesso que nunca li nada da (diva, maravilhosa e perfeita) da J. K. (apesar de ser Potterhead infinitamente).
    Não curto muitos livros policiais ou com suspense demais mas, por ser um livro da J. K. vou dar uma chance.
    Adorei a resenha!!!
    Beijinhos
    http://thais-monte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nunca li algum livro que fosse de romance policial (o mais perto que eu cheguei foi Flavia de Luce) e admito que não tenho nenhuma vontadezinha de ler. Juro que em mim não tem nenhuma curiosidade, nenhuma vontade, nada, nada mesmo, mas pretendo dar uma chance ao gênero (algum dia, quem sabe).

    Admito também que a sinopse desse livro é um tanto quanto atrativa. Dá certa curiosidade sim, mas só em lembrar que é romance policial... Hm.

    sendoempapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ganhei esse livro recentemente de aniversário e estou louca para lê-lo! No ano passado li meu primeiro romance policial e gostei bastante. Espero curtir esse livro da J.K. também
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  4. Fiquei morrendo de vontade de ler esse livro. Eu adoro romances policiais, principalmente quando eu me surpreendo no final. Confesso que nunca li nada da J. K. Rowling ( não, nem HP kk), mas acho que esse seria um bom livro para conhecer a escrita da autora já que eu gosto muito de livros com desse gênero.

    Bjs,
    Samira
    http://spoiledonbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nenhum livro policial. Tenho vontade de ler, mas. Não sei. Nunca me interessei por algum. Mas, quando descobri que era da Queen Joanne, o livro tornou mil vezes mais interessante haha
    Um dia (quando tiver dinheiro), em compro <3

    ResponderExcluir
  6. Mesmo sabendo que é da JK e tendo certa curiosidade por ele por causa disso, não tenho realmente vontade de ler. Não sou fã de livros policiais. Mas é ótimo saber que a JK consegue variar bem o tipo de escrita e os temas.

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabi.
    Este livro é totalmente o tipo de leitura que eu gosto bastante. Vou ler com certeza e espero gostar tanto quanto você.
    All My Life in Books

    ResponderExcluir
  8. Vou ser bem sincero na minha opinião. Esperava muito mais deste livro. Eu achei a história cansativa, ms vou concordar que o fim me surpreendeu. Pelo que vi na internet as aventuras de Strike e Robin não acabam neste livro. Espero que o próximo episódio dessa dupla seja mais envolvente.

    ResponderExcluir