25 de novembro de 2013

Tag: Nacionais na minha estante


A Ni do Ninhada Literária respondeu essa tag e me indicou para responder também. O plano original era fazer em vídeo, mas eu fiquei praticamente um mês enrolando e enrolando até finalmente decidir fazer o post com fotos. 

1- Indique três livros de autores nacionais que você tenha lido, gostado e que estejam na sua estante:
A Ilha dos Dissidentes - Bárbara Morais
Esse livro foi uma ótima surpresa para mim. Como eu disse na resenha, eu esperava que fosse bom, mas acabei me surpreendendo com um livro muito bom. Foi a primeira distopia nacional que eu li e por isso resolvi colocar nessa tag, como recomendação a todos aqueles que gostam de distopias!

O Centauro no Jardim - Moacyr Scliar
Eu adorei esse livro. É leitura obrigatória para todos que vão fazer o vestibular da UFRGS, mas eu recomendo também a todos aqueles que não vão. É um ótimo livro de fantasia, com uma história maravilhosa e uma narrativa incrível.

As Parceiras - Lya Luft
Outra leitura obrigatória que eu adorei. As Parceiras é um livro bem denso e cheio de tragédias (muito cheio de tragédias), mas que trata das personagens de uma maneira tão intrínseca e humana que eu achei incrível.

2- Três livros nacionais que estejam na sua estante, mas que você ainda não leu.
O Beijo no Asfalto - Nelson Rodrigues
Esse livro foi recomendação da Ni do Ninhada Literária; é um dos favoritos dela do Nelson Rodrigues e eu estou para ler já faz bastante tempo. Gostei muito do livro que eu li do autor e quero conhecer mais da obra dele.

Morangos Mofados - Caio Fernando Abreu
Eu comecei a ler esse livro uma vez, a cópia era da biblioteca e eu não lembro o motivo, mas tive que acabar devolvendo antes de terminar. É um livro curtinho, espero que consiga ler logo.

A Hora da Estrela - Clarice Lispector
Eu sempre quis ler Clarice Lispector. Eu li algumas crônicas, mas nunca nenhum livro completo. Escolhi "A Hora da Estrela" por dois motivos bem diferentes. O primeiro, é que o livro foi abordado em uma questão do vestibular de inverno que eu fiz e eu acabei errando porque não sabia o nome da personagem... Desde então tenho vontade de ler e conhecer a dita personagem. O segundo motivo foi a questão do ENEM que trouxe um pedaço do texto, eu gostei bastante e fiquei com vontade de ler o livro todo. Enfim, é uma novela bem curtinha que eu vou ler logo!

3- Três livros nacionais que você não tenha na sua estante e que gostaria de ter
O Pássaro - Samana Holtz
Esse livro está na minha lista de desejados desde o lançamento... Espero que no ano que vem ele consiga vir parar na minha estante.

Lucíola - José de Alencar
Eu tive uma péssima experiência com "O Guarani", mas muita gente já disse que os romances urbanos do José de Alencar são bem diferentes e melhores. Quero dar uma segunda chance para o autor e quero começar por Lucíola (A Ni, novamente a Ni, me convenceu a dar essa segunda chance)

Toda Poesia - Paulo Leminski
Não tem uma vez que eu entre na livraria e não fique com vontade de levar esse livro para casa. Eu adoro poesia e das que eu já li - nessas minhas visitas as livrarias - as desse autor são muito boas. A capa é linda, poesia é lindo, só o preço que não é :)

-
Espero que tenham gostado da tag! Sintam-se a vontade para responder e para deixar nos comentários sugestões de livros nacionais!

6 comentários:

  1. Um livro de José de Alencar que eu gostei de ter lido foi, As Minas de Prata, cujo enredo se passa no Brasil de 1600, com personagens como o jovem e dinâmico Estácio e um jesuíta maluco, que lembram bastante as aventuras de Dartanham de Alexandre Dumas, todos se enfrentando e armando artimanhas para conseguir um mapa para uma grande mina de prata em algum lugar da selva. Dizem que Alexandre Dumas se inspirou na fuga de Estácio da prisão para conceber a famosa fuga de Edmond Dantés, em o Conde de Monte Cristo. E um livro interessante de Moacyr Sclyar que eu li foi a Estranha Nação de Rafael Mendes, onde ele conta uma estória ficticia da história judaica, com personagens divertidos. E também A Mulher que Escreveu a Bilbia, este é hilário.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um pé atrás com o Moacyr Scliar, porque uma vez precisei ler um livro dele para o colégio e simplesmente odiei! Da sua lista de "livros que estão na sua estante e você ainda não leu", quero ler todos *-* Inclusive "O Beijo no Asfalto" que eu amo. Sério, é MUITO comédia! (Na verdade é melodrama, mas aqueles melodramas tão cômicos e, oh céus esse livro é demais, adoro! HAHAHA!). E SIM POR FAVOR LEIA "LUCÍOLA" GABI <3 É AWESOME! Também quero esse "Toda Poesia" <3

    Nossa, meu comentário ficou todo "em partes", mas é porque a medida em que eu lia o post, ia escrevendo. Enfim, amei suas respostas, acho essa uma das melhores tags! <3 :)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gabi.

    Dos livros citados li "Morangos Mofados" do Caio que é amor. <3 Um dos escritores que mais gosto. "A Hora da Estrela" eu comecei a ler uma vez, tinha pegado na biblioteca, mas devolvi sem terminar de ler. Também quero ler algo completo da Clarice um dia.

    Beijos,
    {Lendo & Comentando}

    ResponderExcluir
  4. Sou a louca dos livros nacionais o_O

    Só não li "O Pássaro" (não conheço) e "A Ilha dos Dissidentes" (não faz meu estilo). De resto, digo o seguinte: leia todos! rs "A Hora da Estrela" é uma experiência incrível. Clarice é aquela coisa: ou ama, ou odeia. rs E, ah! Sobre o Caiozinho lindo em "Morangos Mofados", me contento em dizer que não é meu livro predileto rsrs Caso não goste, não julgue-o e tente outra coisa... heheh

    Beijinhos! ♥

    ResponderExcluir
  5. A ilha dos dissidentes parece ser muito bom, tenho muita vontade de ler! Que nem O pássaro, sempre me enrolo para comprar e no fim nunca compro, mas tenho a sensação de que deve ser incrível.
    Tem razão em querer ler algo da Clarice, ela é maravilhosa. Li apenas Felicidade Clandestina dela, mas me arrebatou.
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho o Pássaro aqui em casa, mas eu ainda não li. Eu quero muito ler As Parceiras da Lya Luft e Toda Poesia do Paulo Leminsk, eu também fico lendo as poesias dele toda vez que eu vou na livraria kk

    Bjs,
    Samira
    http://spoiledonbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir