21 de janeiro de 2014

Estive pensando: Qual é o seu clássico?

Como vocês já devem saber, eu terminei o terceiro ano em 2013 e fiz o vestibular da UFRGS no início desse ano. Eu tive uma linda surpresa ao abrir a prova de redação e ver que o tema era uma dissertação sobre o seu clássico favorito. Na hora pareceu que o tema foi especificamente escolhido para mim.
No post de hoje eu vou comentar um pouquinho sobre a proposta e o que eu respondi. O tema não pedia um livro antigo considerado hoje, um clássico. Pedia o clássico da pessoa. Aquele livro que impactou a sua vida e é o seu clássico.

Aquele livro que você sempre recomenda para todos, que fez você aprender, pensar e que simplesmente, não terminou quando você o colocou novamente na estante.
O clássico que eu escolhi naquele dia foi “O sol é para todos” da Harper Lee. Vocês já me ouviram falar bastante sobre esse livro por aqui e quanto mais o tempo passa e quanto mais eu penso sobre a história, mas incrível ela se torna. Contudo, confesso que escrevi uma singela lista de possíveis clássicos na margem da prova e a escolha foi complicada.
O livro me ensinou bastante sobre coragem. Aprendi que coragem é lutar por algo que acha ser certo mesmo sabendo que vai perder, é julgar uma pessoa apenas depois de passar um dia no lugar dela e é ter uma arma carregada em mãos e não puxar o gatilho. Talvez eu possa dizer que foi um dos livros que mais me ensinou e que abriu a minha mente para diversas situações.
Acredito que são poucos livros que marcam uma pessoa. Acredito que para cada pessoa é um livro diferente, de um gênero diferente e com uma proposta diferente. Também acredito que não é papel de ninguém julgar as escolhas do outro.
Os clássicos que já conhecemos hoje, talvez sejam clássicos por impactarem a vida de muitas pessoas e acabarem sendo muito reconhecidos. Com certeza, alguns livros de hoje serão vistos como clássicos no futuro.
Então, qual é o seu clássico?

10 comentários:

  1. Oi Gabi!

    Quando eu vi este tema na redação também fiquei surpresa e de início eu tinha escolhido Orgulho e preconceito da jane Austen e depois eu resolvi escrever sobre A menina que roubava livros que eu li em 2011 e agora estou acabando de reler.
    Tive o mesmo pensamento que vc, este tema é para mim, adoreiii. Esperava algo bem mais difícil e complexo.

    beijinhos*

    ResponderExcluir
  2. Adorei o tema da sua redação, Gabi! Você ficou com o rascunho para si? Bem que podia postar teu texto aqui, né! (Aqui a UFPR não deixa você ficar com o rascunho, mas a PUC deixa... Como funciona por aí?). Nem preciso dizer, como sempre, que eu com certeza lerei este livro e aí te mando um E-mail lindão falando a respeito <3
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo tema, porém é dificílimo escolher apenas um clássico, ainda mais no meu caso, pois leio mais livros antigos do que novos. Eu, normalmente, listo três, Grande Sertão: Veredas, A Revolução dos Bichos e Grandes Esperanças. Esses livros iniciaram meu aprendizado e minha vontade de ser escritor, cada qual por diferentes motivos...

    Mas, caso eu seja obrigado a escolher somente um, seria Grandes Esperanças, o perfeito romance do maior romancista de todos os tempos. Dickens é o mestre maior do folhetim, de prender o leitor, de surpreender, de construir personagens pequenos e irreais... O mestre!

    :D

    ResponderExcluir
  4. "Aprendi que coragem é lutar por algo que acha ser certo mesmo sabendo que vai perder, é julgar uma pessoa apenas depois de passar um dia no lugar dela e é ter uma arma carregada em mãos e não puxar o gatilho."
    Você não tem noção do quão lindo isso é e o quanto que ficou reverberando na minha mente até eu parar e vir aqui escrever o comentário. aiushaush
    Adorei a conotação de "clássico" que você trouxe. Algo que torna, em nós, algo que será lembrado para sempre. Isso, na verdade, tira um pouco aquele preconceito ridículo que as pessoas - algumas tem - sobre livros modernos e escritores modernos. Pra falar a verdade, se todo tipo de preconceito é terrível, imagina os literários.
    Mas enfim, Gabi. O meu clássico é, sem dúvida alguma, sem nem pensar meia vez além de uma: Eat Pray Love, da brilhante, espetacular e magnífica Elizabeth Gilbert. Esse livro fez mais do que me ensinar: ele me reescreveu; ele fez mais do que me alterar: ele foi lá no fundo da minha essência e me remodelou por completo. Eu estava passando por um momento muito difícil da minha vida, sabe?, quando li esse livro. E ele ajudou, no mínimo, 50% na minha recuperação emocional. É um livro que eu já reli pra lá de cinco vezes, mas posso te garantir que renasço toda vez que termino minha leitura dele. Ele me dá comichão, sabe? Preciso que as pessoas leiam esse livro. Por mim, ele estaria em todas as estantes do mundo. ^^ auishauihs
    Esse é meu clássico. E foi uma delícia falar sobre ele pra você. *-* Aliás, quero muito ler To Kill a Mockingbird por sua causa, moça. xD aiushaiush Você me deixou doido para lê-lo. E que linda é essa capa dele a versão americana. *-*
    Beijão, Gabi!

    Achou o Quê?:
    http://achouoque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gabi! Também fiz o vestibular da UFRGS esse ano. Pra qual curso você prestou?
    Eu amei o tema de redação e adorei os argumentos que você utilizou. Você já fez resenha sobre esse livro? Se sim, gostaria muito de ler.
    Acabei escolhendo "Harry Potter" pra dissertar, porque seria a escolha mais sincera que eu poderia fazer. Utilizei como argumentos a capacidade de J. K. de criar personagens complexos e surpreendentes e também o fato de ter sido a série que despertou a minha paixão pela leitura. Fiquei muito feliz ao terminar o texto!
    Beijos, até a próxima!
    Priih,
    (http://infinitasvidas.wordpress.com)

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabi,
    Que tema legal para uma redação. Acho que tbm ficaria meio perdido inicialmente, sem saber que livro escolher.
    Considerando minhas ultimas leituras, provavelmente escolheria Cidades de Papel, pois me fez pensar mto sobre ser que vc realmente é, e não o que as outras pessoas esperam que vc seja.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Que lindo tema de redação! Quem dera houvesse um tema assim num dos vestibulares que prestei.rs Aliás, para qual curso você prestou? ><
    A pergunta me pegou, por que eu sempre vi pessoas que gostam muito de ler falando sobre um livro que a marcou e muito ao qual ela não cansa de reler sempre que pode. O Breno, que comentou mais acima sempre *mas sempre mesmo* cita Comer, Rezar e Amar. Confesso que sinto uma certa inveja quanto à isso, por que não consigo pensar em um clássico meu! Houveram alguns livros que me impactaram, me fizeram chorar, pensar sobre o que foi lido, etc. Mas nenhum que me marcou tanto que eu não o esqueça ou que me ensinou tanta coisa que eu possa sempre recomendá-lo. Mas sempre lembro de Memórias Póstumas de Brás Cubas, ele foi *acho* o primeiro livro que li na adolescência, por querer mesmo e sinto que mesmo com uma estória triste, por ser tão do Realismo, ele trouxe uns ensinamentos. A crítica com a sociedade que Machado traz nele me abriu um pouco os olhos e o fim do personagem no livro, também me trouxe reflexões. Não sei se ele é o meu clássico, mas pensei nele enquanto comentava aqui.rs

    Beijos ><
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabi,
    Muito legal esse tema!!! <3333
    Olha, não tenho que pensar muito pra falar que meu clássico é A menina que roubava livros. Fiz uma releitura recente da obra e realmente, é o melhor livro que já li. Quando paro pra pensar em tudo o que a trama traz, os ensinamentos, as dificuldades e a realidade da época do holocausto fico imaginando tudo o que as pessoas que viveram naquela Alemanha e aquela Guerra passaram. É incrível, triste e real. Não consigo pensar em outro livro que me traga tantos sentimentos diferentes, ao mesmo tempo. Sem dúvidas, essa seria minha escolha.
    Já ouvi falar sobre O sol é para todos, mas ainda não o li. Espero pode-lo fazer em breve e quem saber ter essa sensação boa de que talvez ele também seja um clássico pra mim.
    Adorei o post!! :)
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei a sua escolha. Esse livro é uma meta para esse ano e estou louca para lê-lo, a premissa parece ser incrível!
    Eu provavelmente escolheria O apanhador no campo de centeio ou Gatsby. São livros muito profundos e envolventes. Realmente mudaram meu modo de ver a vida...
    Beijos, adorei conhecer o seu blog! Caí sem querer no seu canal e vim parar aqui através dele :)
    Já estou seguindo, adorei seu gosto literário!
    Mell Ferraz - Blog Literature-se

    ResponderExcluir
  10. Gabi. Você é uma menina jovem que sem esforço me impulsiona a comentar com prazer., no seu bloguito. Dito isso, sobre o clássico. Antes mais uma observação. Muitos blogueiros fazem um esforço enorme. Sinto uma felicidade imensa de conhecer 3 pessoas vc e mais duas um pouco mais velhas antenadas. Que abordam nas leituras coisas relevantes e de real importância. E como alguns professores e algumas empresas procuram nos jovens. Se são antenados ou não. Na gíria. Isso significa muito para mim. Com relação ao futuro. Desculpas pelo discurso. Vamos ao clássico. Olha os clássicos estrangeiros são os meus preferidos. Mas tenho um da minha vida. E o Vento Levou. Margaret Mitchel. Sou apaixonada pelo sul dos EUA. Antes da guerra de secessão e daí mais pra traz. Esse livro foi incrível para mim o filme tbm. Muito bom. Eu realmente sai desse século e do Brasil e fui para aquela época e lugares e fazenda de algodão incríveis. Depois desse livro li muito leitura americana antiga. Mesmo mais atual como autores de As vinhas da Ira. E O Apanhador no Campo de Centeio. Mas, teve mais um clássico que me faria entrar novamente nesse maquina do tempo. Eu quase enlouqueci com Quixote lendo suas novelas de cavalaria. O livro que me causou isso foi o já mencionado e mais os livros auto biográfico da Laura Ingalls. São 10 que não sei se encontra algum no sebo ainda. Para ler em PDF acredito que sim. Vc nunca vai ter lido nada igual na sua vida! !!! Bjs sua querida

    ResponderExcluir