18 de fevereiro de 2014

#SemanaEsther: John Green e “A Culpa é das Estrelas”


“A Culpa é das Estrelas”, livro do John Green (já muito comentando aqui no blog) é dedicado à Esther Earl. Isso fez com que vários comentários sobre a Hazel ser baseada na Esther surgissem.
O autor já se pronunciou bastante sobre o assunto dizendo que não, a Hazel não é a Esther. A única semelhança é as duas terem câncer na tireoide e serem adolescentes.

Após a leitura de “A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar” isso fica bem claro. Hazel é uma personagem. Esther era uma menina real. John Green já falou também que após conhecer Esther ele viu que o câncer não era ela. Esther era uma adolescente como todas as outras, com dúvidas, inseguranças e sonhos. Ela não era o seu câncer.

Acredito que esse pensamento torna “A Culpa é das Estrelas” um livro tão especial. Não é um livro sobre câncer. Sim, é triste e sim é pesado em alguns momentos, mas Gus e Hazel são adolescentes. Eles têm um ótimo senso de humor, e vão de conversas densas e filosóficas para conversas simples em questão de minutos.

Na introdução do livro, escrita pelo John Green, ele diz que Esther inspirou “A Culpa é das Estrelas” na forma que após sua morte, ele havia ficado com tanta raiva e isso o levou a escrever constantemente. 

A história de Hazel faz parte de um romance. Com um enredo, com outros personagens construídos e com um final planejado. A história de Esther é cem por cento real e eu gostei muito de poder conhecer a história de Esther por meio das palavras dela. Vale a pena.

Para quem gosta dos vídeos, eu falei um pouquinho sobre o livro aqui:

           

O sorteio do dia é o livro "A Culpa é das Estrelas", para participar é só seguir as instruções do Rafflecopter abaixo. O resultado será divulgado no post de domingo. 

a Rafflecopter giveaway

20 comentários:

  1. Mesmo Hazel sendo um personagem, vemos todos os dias muitas meninas que tem sonhos ... de crescer , evoluir assim como Esther a nossa personagem da vida real... ainda não li o livro... mas com certeza está na meta desse ano...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi,
    Juntando seu vídeo, com a sua resenha.... PRECISO LER ESSE LIVRO, definitivamente!
    Deve ser maravilhoso <3
    Quanto a A culpa é das estrelas foi um livro que me envolveu muito, me fez chorar e refletir. Sem duvidas é um dos meus livros preferidos porque me levou a pensar em coisas importantes e me emocionei muito com os personagens que eram tão simples mas tão intensos. Amo Gus, apenas, rs.
    Enfim, adorei o vídeo e o post!
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu preciso ler esse livro, parece incrivel sabe? Nossa eu chorei tanto com a culpa e das estrelas!
    Quero demais!

    BJKS

    naylanaomi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Não li nenhum dos dois livros, mas não foi por falta de vontade....acredito que as histórias devem ser tocantes e inspiradoras e por isso pretendo conhecê-las muito em breve.
    Esse assunto é bem delicado pra mim, pois perdi minha avó com câncer e é muito doloroso presenciar uma pessoa amada ficando cada vez mais impotente e fragilizada por conta dessa terrível doença.......enfim, com tempo a dor diminui, mas a saudade é eterna.
    Vou participar da promoção e espero ser sorteada.
    Bjs


    ResponderExcluir
  6. Amo "A Culpa é das Estrelas", e fiquei muito curiosa quando soube q a Hazel foi inspirada na Esther... Quero muito ler "A estrela que nunca vai se apagar", parece ser mt emocionante a história dela!

    ResponderExcluir
  7. Estou lendo A culpa é das estrelas... estou adorando... fico rindo em várias partes... mas tenho certeza que mais pra frente as lagrimas irao rolar...
    estou muito afim de conhecer essa historia da Esther... é uma pena que ela não tenha conseguido vencer essa batalha, mas pelo que ouvi falar ela era uma pessoa super alto astral.... *--*
    vou participar da promoção pq o livro que to lendo é emprestado... :(
    e eu quero um pra mim...rsrs

    ResponderExcluir
  8. Li e adorei "A Culpa é das Estrelas". Agora estou doida pra ler a história da Esther!! Por tudo que li sobre o llivro tenho certeza que vou me emocionar e aprender muito com sua história!!

    ResponderExcluir
  9. Eu me emocionou muito lendo "A culpa é das estrelas", imagina quando ter em mão "A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar"? A vida dessa menina mexeu comigo, fico emocionada toda vez que me pego pensando nela.

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não li a culpa é das estrelas, mas a história da Esther me chamou bastante atenção, acompanho os vlog do green e seu irmão e vejo o carinho que ele sentia por ela. E quero conhecer mais dela. A história dela pelo pouco que li é bem tocante.

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei muito da historia de A culpa é das estrelas, e mesmo Hazel não sendo a Esther, acho que tem características nela que lembram a garota, com certeza! Estou muito ansiosa pra ler esse livro e conhecer um pouco mais de Esther, que foi embora tão cedo dessa vida por conta dessa doença terrível! Com certeza o livro é muito emocionante!

    ResponderExcluir
  12. Quero muito ler os dois livros, parecem ser mt bons e emocionantes!!

    ResponderExcluir
  13. A história de Esther é linda e emocionante. Contada por suas próprias palavras deve emocionar muito mais.
    Sei que vou chorar, mas gostaria de ler esse livro e conhecer um pouco mais de Esther.

    ResponderExcluir
  14. Li a culpa é das estrelas, gostei muito, mas eu não sabia até onde era real, assim quero ler "A estrela que nunca vai se apagar" para eu saber sobre uma historia real sobre uma menina com câncer, só pela resenha já me deu vontade de chorar, imagina quando eu estiver lendo?

    ResponderExcluir
  15. Esse livro se torna realmente interessante após saber mais sobre a Esther. Não sei se tenho estrutural emocional para ler agora, mas meu desejo pela leitura ainda continua ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. A culpa é das estrelas foi um livro bem emociante pra mim. Acredito que A estreça que nunca vai se apagar deve ser bem mais intenso, porque foi real. Estou bem curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  17. Estou doida pra ler o livro, ainda mais agora que vai sair o filme, espero que eu consiga le-lo antes da estreia do filme... enfim ouço falar só coisas boas do livro, que é muito bacana...

    ResponderExcluir
  18. Amei A Culpa é das Estrelas e fiquei bastante curiosa pra ler A estrela que nunca vai se apagar, parece ser ótimo!

    ResponderExcluir
  19. Estou sempre acompanhando o blog e vlog.
    Parabéns pelo trabalho Gabi.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Queria tanto ler este livro :) que bom poder participar!
    maryredhair.blogspot.com

    ResponderExcluir