31 de março de 2014

Estive Pensando: Gêneros literários

Na tag “Como eu leio” que eu respondi umas semanas atrás, uma das perguntas era ‘como seu gosto literário mudou com o passar do tempo?’, achei que seria interessante expandir um pouco a minha resposta e eu gostaria de ler a opinião de vocês também.
 Eu comecei lendo livros infantis e muitos gibis da Turma da Mônica. Acredito que o que me colocou dentro do gênero jovem adulto foi à série “O Diário da Princesa” da Meg Cabot e a partir daí, praticamente tudo que eu lia era do gênero.
Alguns clássicos apareceram no meu caminho e eu tive boas experiências com “Orgulho e Preconceito” e “O Morro dos Ventos Uivantes”, mas ainda assim, a maioria dos livros lidos era jovem adulto. O que aconteceu foi que eu comecei a perceber que não era mais qualquer jovem adulto que eu gostava, comecei a cansar dos mesmos enredos, personagens, clichês e ‘lições’.
Solução: ler livros de gêneros diferentes.
Consequência: realmente descobrir o que eu gosto e não gosto de ler, conhecer autores/narrativas/personagens diferentes e me surpreender positivamente.
Proporcionou que eu conhecesse histórias incríveis, narrativas maravilhosas e enredos brilhantes. Proporcionou leituras completamente diferentes que acabaram me surpreendendo de uma forma extremamente positiva. Existem tantos gêneros diferentes por aí, que eu realmente acho que vale a pena dar uma chance.
Acho que chega um momento que você precisa de um livro que converse com você em um tom diferente. Lendo vários livros de vários gêneros e formatos diferentes você começa a perceber seus favoritos e o que realmente você aprecia em uma história.
Eu descobri que gosto muito de livros pesados, que lidam bastante com o lado psicológico dos personagens. Gosto muito de clássicos por ainda serem atuais apesar da época em que foram escritos. Gosto de romances policiais e jovens adultos contemporâneos que fogem dos clichês já esperados.

Eu só descobri tudo isso porque dei chance a livros que eu costumava passar reto nos corredores das livrarias. Isso é algo que eu recomendo muito. Você nunca vai saber se gosta ou não do gênero x se não der algumas chances para ele. É a velha história de experimentar e deixar ser surpreendido.
Vocês tiveram alguma experiência parecida ou nunca sentiram vontade de conhecer outros gêneros? Vou ficar muito feliz em ler os comentários de vocês sobre isso!

Gabi

5 comentários:

  1. Eu tive essa experiência quando comecei a ler clássicos como Orgulho e Preconceito e O retrato de Dorian Gray, que estou lendo agora. Adorei o seu post! xxx

    ResponderExcluir
  2. Isso realmente acontece, conforme vamos expandindo nossos horizontes muitas vezes os interesses começam a mudar. Acho que a sequencia de Harry Potter é um bom exemplo dessa mudança, já que desperta nossa mente de uma forma encantadora.

    Beijos

    www.antesdos40.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi.... Vc tem total razão. As vezes as pessoas dizem não gosto de clássicos mas tem vários diferentes, quem sabe de um vc n gosta? Ando tendo vontade de ler algumas coisas diferentes tb como policial..
    Uma autora que li só esse ano e não achava q ia curtir tanto foi agatha christie...

    Forever a Bookaholic

    ResponderExcluir
  4. Oi muito bom esse post Gabi.
    Eu acho que é normal começarmos com livros como Harry Potter, Percy Jackson, etc... e jovens adultos, até porque é uma leitura muito gostosa e de fácil entendimento, uma porta de entrada para a paixão por livros, mas com o tempo vamos amadurecendo e consequentemente nos interessamos por outros gêneros como clássicos e romances policiais por exemplo, ultimamente tenho lido bastante livros clássicos coisa que a não muito tempo atrás não tinha o menor interesse em faze-lo, e comecei por alguns que vi no seu blog que me despertou muita curiosidade como, Revolução dos Bichos, 1984,( George Orwell), O sol é para todos(Harper Lee),O palácio de inverno( John Boyne ),Fahrenheit 451(Ray Radibur) O mundo De Sofia(Jostein Garder ) O caso dos dez negrinho(Agatha Christie)...(estou lendo agora "Crime e Castigo".E muitos se não todos eu li por ver suas resenhas sobre esses livros, e muito obrigado por que valeu muito a pena ler cada um deles livros, são maravilhosos Gabi, e hoje vejo que meu gosto literário mudou bastante. E a cada livro que leio, cada comentário de alguém sobre livros, desperta mais e mais vontade de ler ...a lista já esta grande rs
    Beijo Gabi.
    Boa Noite!

    ResponderExcluir
  5. Uma das melhores coisas que já fiz foi começar a variar os gêneros literários que leio. Sempre tem aquele que acaba sendo lido mais que os outros, mas pegar de vez em quando algo que sai da zona de conforto só tem a acrescentar pra gente, nem que seja pra poder dizer "não gosto" depois!

    ResponderExcluir