13 de março de 2014

Resenha: O céu dos suicidas - Ricardo Lísias

“O céu dos suicidas” tem como enredo a reação de Ricardo ao receber a notícia de que seu melhor amigo da faculdade cometeu suicídio. O personagem fica desamparado, sem saber o que pensar e lidando com um forte sentimento de culpa.

Um romance contemporâneo nacional maravilhoso que transfere os sentimentos do personagem para o leitor e levanta vários tópicos para pensar e discutir.
Em uma entrevista dada ao Jornal Rascunho, Ricardo Lísias fala que o suicídio realmente aconteceu com um de seus melhores amigos do tempo da faculdade. O autor também fala que por mais que compartilham o mesmo nome, o personagem do livro não é ele.
Recomendo a leitura da entrevista, o autor cobre muitos pontos interessantes para quem ler o livro e se interessar em conhecer mais um ponto sobre o autor e sobre seu processo criativo. Acredito que o fato de ser baseado em algo que aconteceu proporciona ao leitor uma realidade que dói e que é sentida através das palavras e das partes inventadas pelo autor.
Ricardo é um personagem muito nervoso e ansioso. O autor reflete essas características de uma forma brilhante na sua narrativa, fazendo que o leitor sinta as emoções junto com o personagem. “O Céu dos Suicidas” é um livro curto, com capítulos pequenos que sempre fazem o leitor querer ler o próximo, e tem uma narrativa rápida, ansiosa e envolvente.
A temática do suicídio é abordada de uma forma que não tornou o livro extremamente pesado. O autor tem certa forma de humor nas entrelinhas que proporciona momentos mais leves em um livro onde o tema central é tão forte. Contudo, a rapidez da leitura e a intensidade dos acontecimentos, fazem o leitor chegar ao final quase sem fôlego, querendo que Ricardo consiga se ajudar ou pelo menos, aceitar ajuda.
O protagonista é um especialista em coleções e diz que uma coleção é como um amigo; é preciso saber tudo. Ele sente que não sabia tudo sobre André e volta para onde eles estudaram, onde André se internou para tentar resgatar características perdidas do amigo. Ricardo parte em uma viagem em busca de respostas tanto interna como externa no decorrer das leitura.
Eu gostei muito do livro, em todas suas características. A narrativa é incrível e eu recomendo fortemente a leitura e recomendo conhecer o trabalho do autor. Com certeza vou procurar ler outros livros do Ricardo Lísias no futuro.

8 comentários:

  1. Excelente livro! Uma das minhas melhores leitores do ano passado, e a melhor sem dúvida entre os nacionais.
    :D

    P.S.: Respondi uma entrevista para um site e o entrevistador me fez, entre tantas, essa pergunta: Na sua opinião, quem é o melhor escritor brasileira da nova geração?... Minha resposta: Eu apontaria o Ricardo Lísias. Preciso ler mais livros dele...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gabi!

    Estou fascinada pelo livro desde quando tu citou ele em algum vídeo. Achei-o tão interessante que já coloquei na wishlist, mas claro que "O Mundo de Sofia" está em prioridade máxima. hahaha
    Amei a capa desse livro e aprecio muito o trabalho desta editora desde que comprei alguns livros deles e me surpreendi com a qualidade.

    Beijocas,
    Samy.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser realmente sensacional, Gabi! Bem introspectiva, assim. E o fato de, apesar de tudo, não ser uma leitura pesada, soou bem empolgante para o momento :)

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro nem o autor. É bom saber de obras como essas de autores nacionais. Porém o tema do livro não me interessa tanto como leitura, mesmo não sendo uma leitura tão pesada, como você disse. Mas fica a dica, quem sabe um dia minha curiosidade se desperte para ele ><

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi,
    Fiquei bastante interessada no livro...
    Acho esse assunto importante e as diversas perspectivas que o livro aparenta trazer, mostrando ainda essa busca por respostas... Bem, fiquei realmente curiosa e buscarei ler a obra em breve.

    Bjs
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabi, tudo bem?
    Juro para você que não conhecia nem o livro, nem o autor. Mas fiquei curiosa, curti muito a temática dele e sua premissa. Parece ser justamente o tipo de livro um pouco diferente do habitual e isso chama muito a minha atenção.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Parece ser um livro muito bom! vou ler o livro assim q puder, estou lendo agora o livro "O mundo de Sofia" estou gostando muito.
    beijoos!

    ResponderExcluir
  8. OI Gabi*
    Eu não conhecia o livro e achei um tema bem interessante. Vou procurar mais sobre.
    Adorei a resenha.

    Beijos*

    ResponderExcluir