28 de abril de 2014

Resenha: Assassinato no Expresso do Oriente - Agatha Christie

 “Assassinato no Expresso do Oriente” é o segundo livro da Agatha Christie que eu leio e novamente, fui surpreendida. Em uma viagem no Expresso do Oriente, estranhamente cheio para a época do ano, um passageiro americano é assassinado em sua cabina durante a noite. O trem estava parado devido a uma nevasca, eliminando a possibilidade do assassino ter escapado.
O primeiro livro da autora que eu li, teve a Miss Marple como detetive e agora pude conhecer o Hercule Poirot. A troca de detetive trouxe um clima bem diferente para esse livro, bem mais dinâmico e direto. Poirot começa conversando com cada um dos passageiros e vai juntando as pistas e aquelas frases ditas sem querer para formular a solução final.

Acho que muitas vezes eu achei a troca de capítulos e os diálogos diretos demais. Isso permitiu que eu lesse o livro incrivelmente rápido e que a narrativa fosse bem dinâmica, mas senti que faltou uma espécie de recheio entre os diálogos corridos. 
A narrativa é em terceira pessoa, mas o narrador só introduz falas dos personagens e comenta por cima as ações de cada um. Ele não participa da história, apenas observa. No fim, o leitor conhece apenas aquilo que Poirot decide compartilhar com seus companheiros que estão ajudando-o a desvendar o crime, deixando a grande revelação apenas para o final.
Eu não fazia ideia de quem era o assassino e durante muitas partes não tinha nem sequer um suspeito em mente. Muitas pistas falsas foram colocadas na cena e muitas mentiras foram ditas pelos passageiros. Realmente, o final foi uma surpresa, mas também foi extremamente bem montado e todas as pontas soltas foram explicadas.

É uma leitura extremamente envolvente e como sempre nos livros policiais que eu leio, só consigo soltar o livro quando termino. Recomendo muito!

4 comentários:

  1. Oie!

    Faz tempo que eu não leio livros da autora, mas eu adoro o gênero.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Gabi! Primeiro preciso dizer que amei o nome do teu blog...muito fofo! Eu amoo Agatha Christie. Li um livro da autora esse ano (meu primeiro também) só que foi O Natal de Poirot. Ai...tô louca para ler esse ai também. Realmente não conseguimos descobrir quem é o assassino eu fiquei de boca aberta.
    Se puder passa lá no blog e confere postagem nova.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
  3. Agatha Christie é digna de aplausos. Foi uma escritora brilhante, de uma sagacidade admirável. Eu adoro as obras dela e tenho a coleção inteira em casa. Ainda não consegui ler a coleção completa, mas de todos os livros que li "Assassinato no expresso do oriente" é o meu preferido!!
    Gostei da sua resenha, exprimiu bem a ideia geral do livro!!


    http://entremundoselivros.blogspot.com.br/

    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabi. Agatha Christie escreve super bem, sou fã da autora. Ainda não li nada dela esse ano, preciso mudar isso, logo.
    Beijos
    All My Life in Books - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir