1 de maio de 2014

Resenha: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo - Benjamin Alire Sáenz

Eu tinha expectativas altas quando iniciei a leitura de “Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo”. É um livro que eu vi muita gente elogiando e estava esperando algo incrível. E realmente, eu li uma história incrível.
Aristóteles, mais conhecido como Ari, é um adolescente que se sente completamente deslocado na vida, tentando achar o seu lugar no mundo e tentando compreender seus pensamentos. Ele é muito sozinho e não consegue se comunicar direito com seus pais devido a problemas do passado. Contudo, tudo isso começa a mudar quando ele conhece Dante.
Dante é confiante, fala bastante e consegue ir derrubando as barreiras de Ari com o inicio de uma amizade maravilhosa. Os dois constroem aos poucos uma ligação única e especial.
“Eu era praticamente invisível. Acho que gostava de ser assim.
Até que surgiu Dante”
“Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo” é um livro jovem adulto que se encaixa na subcategoria de ‘coming of age’, que consiste na transição da infância para a vida adulta. É o amadurecimento dos personagens em uma fase tão confusa e complicada da vida. O autor consegue lidar com diversos temas envolvendo a adolescência de uma forma muito real.
A narrativa é maravilhosa, poética e muito bem construída. Não existe uma grande intriga no livro, o foco fica nos pequenos e importantes acontecimentos nas vidas de ambos personagens. É um livro honesto sobre ser adolescente, sobre se sentir completamente perdido esperando o grande momento, onde você vai conseguir se sentir bem com quem você realmente é.
“Fique pensando que poemas são como pessoas. Algumas pessoas você entende de primeira. Outras você simplesmente não entende... e nunca entenderá”
Gostei muito que Benjamin Alire Sáenz reserva um grande espaço do livro para os relacionamentos dos personagens com seus pais. Posso dizer que gostei de todas as relações entre os diversos personagens. Ari e Dante. Ari e seus pais. Dante e seus pais. Ari e os pais de Dante e mais. É um livro completo. O leitor acaba criando uma empatia enorme por todos eles.

É maravilhoso. Lágrimas de tristeza e lágrimas de felicidade foram derramadas e eu só posso dizer que recomendo muito. 
A prova do livro foi cortesia da Editora Seguinte.

6 comentários:

  1. Coming of age <3 tô com boas expectativas sobre esse livro!

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi,
    Não conhecia o livro, mas fiquei encantada com a sua resenha!
    O fato de tratar de relacionamentos de forma geral parece incrível e a ideia de acompanhar essa transição adolescente focando nesse tipo de coisa me deixou curiosa.
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estou simplesmente louca para ler esse livro <3

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabi*
    Eu esperava uma outra história com este título, sua resenha do livro foi a primeira que li do livro e adoreii. estou bem curiosa para ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Lindo, incrível, sensível, melhor que John Green, isso vindo de uma fã.
    De uma livreira e leitora.

    ResponderExcluir